expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Quem sou eu

Minha foto
Entre outros assuntos, falo da escalada ao Pico Cão Grande e das minhas aventuras em canoas – Visam defender a teoria de que antigos povos africanos, podiam ter sido os primeiros povoadores das Ilhas do Golfo da Guiné, antes dos colonizadores – Parti à meia-noite, disfarçado de pescador, ligando a ilha do Príncipe. Para me orientar, uma rudimentar bússola – A canoa era minúscula, à segunda noite adormeci: rolei na escuridão das vagas. No regresso fui distinguido com sopapos da policia salazarista, enviado para os calabouços – Cinco anos depois, numa piroga maior, fiz a ligação São Tomé-Nigéria. Partindo igualmente à noite, 13 dias depois atingia uma praia de Calabar, tendo sido detido 17 dias por suspeita de espionagem. - No mesmo ano, já com São Tomé e Príncipe independente, tentei a travessia São Tomé ao Brasil, usando os mesmos recursos. Além de pretender reforçar a minha teoria, desejava evocar a rota da escravatura e repetir a experiência de Alain Bombard. Porém, quis a ironia do destino que vivesse a difícil provação de um naufrágio de 38 longos dias, tendo aportado numa praia de Bioko (Bococo)onde fui recambiado para a famosa prisão de Black Beach

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Final da Taça de Portugal Benfica Rio Ave - Nuno Espírito Santo, brevemente em São Tomé para descansar – Do jogo, diz: “batemo-nos de igual para igual” - Orgulhoso pelo trabalho em duas finais e pela sua terra natal


Por Jorge Trabulo Marques -jornalista

"
"Campeão voltou, Campeão voltou, Campeão voltou»  -O coro Benfiquista mais repetido na festa do Jamor - Resultado tangencial  de 1-o mas o coração dos encarnados só verdadeiramente ficou tranquilo e se exteriorizou no último apito do árbitro - Até ali, o golo de Gaitán parecia não dar a tranquilidade desejada. Oblak uma vez mais a brilhar  na baliza, garantindo que a sua equipa pudesse vencer e somar três Taças portuguesas: Taça da Liga, Taça de Portugal e a Taça de Campeão Nacional! -















Benfica venceu a final da Taça de Portugal pelo magro resultado de 1- 0 – Mas o Rio Ave Futebol Clube, conjunto dirigido pelo seu treinador, bateu-se de “igual para igual” disse-nos, Nuno Espírito Santo, considerando que a sua equipa “fez uma grande exibição futebolística” – Sentindo “muito orgulho pelo trabalho que temos feito” – Antes de o entrevistarmos já sabíamos, através do jogador Ukra, que “de certeza, vai abraçar um desafio à altura dele.” Íamos colocar-lhe a questão mas o minuto que nos fora concedido pela segurança para um curto depoimento, dedicado a S. Tomé, já estava esgotado – Perguntámos-lhe se queria mandar uma saudação a S. Tomé, sua terra natal, sorrindo-nos, prometeu “um até breve” – Que ia lá estar brevemente


Oblak mais uma vez salvou o Benfica

Ukra foi dar um beijinho à mãe,  que a esperava, junto ao portão reservado à saída e entrada das equipas, no Estádio Nacional  - Ainda nervosa mas orgulhosa do seu filho.  Questionado, por nós sobre o jogo, atribuiu a vitória do Benfica ao seu guarda-redes -- "Mais uma vez, Oblak negou-nos o golo, que merecíamos. Quanto ao desempenho do seu treinador, confirmou-nos que Nuno Espírito Santo, está de saída e que, "de certeza, vai abraçar um desafio à altura dele. Desejo-lhe as maiores felicidades do mundo." -- Apontamento na sequência da nossa reportagem do final do jogo Benfica Rio Ave, que o clube da Luz venceu por 1-0, feita especialmente a pensar na admiração que a carreira de Nuno Espirito Santo, tem suscitado em São Tomé, donde é natural.





Taça de Portugal  Benfica Rio Ave FC – Tiago Pinto- Declarou-nos que o seu clube fez  uma boa época e que "saímos de cabeça erguida-
E lamenta a falta de sorte. Elogia também o treinador Nuno Espírito Santo – 

FIZEMOS APENAS A REPORTAGEM DA FESTA



Costumámos fazer a cobertura dos jogos dos campeonato e das duas Taças, mas, para a final do Jamor, não logramos credencial., com a alegação de que a lotação das acreditações, se encontrava  esgotada.

 Mesmo assim, não nos demos por vencido: esgotados, igualmente os bilhetes (se bem que, ainda se notassem por lá algumas boas clareiras), deslocámo-nos lá no final, na expectativa de pelo menos registarmos as imagens da festa. 


Mas o nosso principal intuito era fazer a reportagem, se possível entrevistar o treinador do Rio Ave, Nuno Espírito Santo e registar algumas impressões de adeptos e jogadores. Com um pouco de sorte - e graças também a algumas boas vontades - logramos em parte o nosso objetivo - A  pensar, justamente, nos nossos leitores em S. Tomé, e também na  sua imprensa, designadamente, no Jornal Transparência, a quem prometemos mandar algumas imagens, caso conseguíssemos lá entrar - Não temos imagens do jogo mas fizemos o que nos foi possível.



"O Nuno é um  bom treinador! Tivemos azar nas finais!” “Foi uma grande época” diz outro– Fomos às finais! Somos Campeões!” “O Nuno devia ficar mais um ano!  



– Um deles é que não se conformava com a derrota, e, achou que o Nuno esteve um bocadinho mal - É o que geralmente acontece: se ganha é-se bestial, quando se perde, é-se uma besta – Não disse isso mas via-se que a derrota lhe custava aceitar. "O Nuno é um  bom treinador! Tivemos azar! Foi uma grande épica – Fomos às finais! Somos Campeões! O Nuno devia ficar mais um ano! " – Um deles é que não se conformava com a derrota, e, como geralmente acontece, quando se ganha é-se bestial, quando se perde -se uma besta – Não disse isso mas via-se que a derrota lhe custava aceitar. 

“Nuno Espírito Santo: “Fomos superiores na segunda de uma forma evidente” – Declarações ditas na conferência de imprensa, a que alude o Jornal Público:

"Nuno Espírito Santo, treinador do Rio Ave, considera que a sua equipa não merecia a derrota na final da Taça de Portugal. No final do encontro no Estádio Nacional, onde os vila-condenses foram derrotados pelo Benfica por 0-1, o treinador disse ter a certeza que vai “voltar ao Jamor”.

“Os jogadores fizeram um trabalho fantástico e mereciam outra coisa. Fizeram tudo aquilo que pensámos, apenas falhou o golo sofrido na primeira parte. Fomos superiores na segunda de uma forma evidente. Tivemos oportunidades claríssimas, uma bola no poste, mas o jogo é assim. Parabéns ao Benfica, parabéns ao Rio Ave, pelo trabalho que fizeram”, referiu.” - Excerto de Nuno Espírito Santo: “Fomos superiores na segunda de ..

Nuno Espírito Santo: Vai ser estrela Internacional

Sporting e Braga poderão estar na calha mas até o Porto - Lá fora também há quem o deseje Naturalmente, que, isto de treinar futebol, a competência e o melhor jogo não significam certezas - Em todo o caso, estamos certos de Nuno não vai ficar atrás de José Mourinho. Cremos que é  mais um treinador destinado ao sucesso, a guindar-se à fama. Ele tem a vantagem de ter sido guarda-redes- E é sabido que os guarda-redes, além de instintivos e talentosos na arte de evitar que o seu reduto seja violado, são exímios analistas e observadores

Ora, esta experiência, nunca a teve o José Mourinho, que começou a sua carreira no futebol como preparador físico e muitos outros afamados treinadores, o que significa que, Nuno Espírito Santo, ainda poderá vir a ser mais qualificado de qualquer um dos já notáveis. Dê-se-lhe a oportunidade de treinar equipas de clubes endinheirados - pois sem ovos não se fazem omeletes - e vão ver onde é que ele vai parar - . Além disso, é discreto, não faz teatro durante o jogo, age com a sobriedade e  a convicção de um verdadeiro profissional.

Há dois anos esta era dada esta  noticia: -quinta-feira, 17 de Maio de 2012

 "...poucos dias depois de Carlos Brito ter anunciado que iria terminar a sua relação de quatro anos à frente do comando técnico do Rio Ave, foi agora anunciado quem será o seu sucessor. Trata-se de Nuno Espírito Santo, antigo guarda-redes que passou, entre outros clubes, por Vitória de Guimarães, Deportivo da Corunha, Dínamo de Moscovo e FC Porto (onde terminou a carreira em 2010), e que nas últimas épocas tinha assumido o papel de treinador adjunto de Jesualdo Ferreira no Málaga e no Panathinaikos. Aos 38 anos, esta será então a sua primeira experiência como treinador principal, sendo que, segundo o site oficial dos vila condenses, está prevista para hoje a sua apresentação aos sócios.





Nenhum comentário :