expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Quem sou eu

Minha foto
Entre outros assuntos, falo da escalada ao Pico Cão Grande e das minhas aventuras em canoas – Visam defender a teoria de que antigos povos africanos, podiam ter sido os primeiros povoadores das Ilhas do Golfo da Guiné, antes dos colonizadores – Parti à meia-noite, disfarçado de pescador, ligando a ilha do Príncipe. Para me orientar, uma rudimentar bússola – A canoa era minúscula, à segunda noite adormeci: rolei na escuridão das vagas. No regresso fui distinguido com sopapos da policia salazarista, enviado para os calabouços – Cinco anos depois, numa piroga maior, fiz a ligação São Tomé-Nigéria. Partindo igualmente à noite, 13 dias depois atingia uma praia de Calabar, tendo sido detido 17 dias por suspeita de espionagem. - No mesmo ano, já com São Tomé e Príncipe independente, tentei a travessia São Tomé ao Brasil, usando os mesmos recursos. Além de pretender reforçar a minha teoria, desejava evocar a rota da escravatura e repetir a experiência de Alain Bombard. Porém, quis a ironia do destino que vivesse a difícil provação de um naufrágio de 38 longos dias, tendo aportado numa praia de Bioko (Bococo)onde fui recambiado para a famosa prisão de Black Beach

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Miss das Ilhas Verdes – As vicissitudes de Djeissica Barbosa para representar São Tomé e Príncipe na 64ª edição do concurso Miss Mundo 2014, em Londres, a 14 de Dezembro - Sonho lindo de uma beldade equatorial corajosa e determinada

Djeissica Barbosa: - Deseja  levar o Mundo a conhecer a  cultura, a  dança. o ritmo, as paisagens naturais e o povo de São Tomé e Príncipe
 

.
Por Jorge Trabulo Marques - Jornalista - Fotos (à exceção da primeira) gentilmente cedidas por pessoa amiga da Djeissica - (texto atualizado) FINALMENTE EM LONDRES 
 
Djeissica Cassandra Barbosa, logrou contornar a falta de visto, através de pessoa amiga, em Madrid, pelo que já se encontra em Londres,  para  participar no concurso Miss Mundo que vai ter lugar, na grande metrópole inglesa,  no dia 14 de Dezembro.




É dito que foi  em dezembro de 2013, que  começou o sonho de  Djeissica Barbosa, a  convite do comité Miss STP. Desde então o que era uma justa aspiração passou a ser  o caminho ou a auspiciosa estrada  que a poderá levar  como que em voo de ave à capital da segunda língua mais falada na Terra. - Sim, se entretanto à vontade de vencer não se opuserem outros impedimentos maiores.


Djeissica Barbosa, que já devia ter-se apresentado em Londres, desde o dia 20 para participar no concurso de Miss Mundo 2014, a ter lugar no dia 14 de Dezembro, até este momento, ainda não o fez devido a algumas dificuldades, que, como é natural, inevitavelmente acabam por surgir  num  evento de tal envergadura: deslocações ao estrangeiro,  vistos que é preciso obter e que podem não surgir no momento mais oportuno, enfim, até mesmo a nível de apoios materiais que possam corresponder aos gastos, com guarda roupa  e outras despesas invitáveis para poder estar à altura de desfilar em passerelles de impacto mundial - A bem dizer,  firme vontade para ultrapassar todas as vicissitudes inerentes, é coisa que não tem faltado à Dijeissica - E, sublinhe-se, também alguns contributos, muito entusiastas e carinhosos, de amigas e amigos, que  acreditam na sua imagem e no seu bom desempenho - Embora, pessoalmente, ainda não tenha tido oportunidade de falar com ela, porém, a avaliar pelas  impressões que já pude recolher, através das suas entrevistas e junto de pessoas que lhe são próximas,   associo-me a essa onda de confiança e de optimismo, promovendo, de minha parte, as diligências que me forem possíveis no sentido de que não lhe  faltem os apoios indispensáveis  para a concretização de um dos seus mais belos sonhos.


PAI SANTOMENSE E MÃE UCRANIANA
 
Djeissica Barbosa, filha de mãe ucraniana e de pai santomense, é o que se pode dizer uma mulata linda, esbelta, formosa e  tão doce como o mel:   olhos nos quais parece ressaltar o brilho das alvas e cintilantes estepes ucranianas, na cor da pele a matiz de  um chocolate açucarado equatorial, talvez  como  o da goma  do cacau, que, aliás, por influência do clima e do bafo quente e acariciador do mar,  molda  de um perfil, de uma  tez inigualável  a  gente bonita destas formosas ilhas – Estes alguns dos atributos físicos,   entre outras qualidades que lhe granjearam o  cetro da mais bela entre as mais belas.

Porém,  Djeissica Barbosa, vai   muito além da beleza física: é culta, criativa e possuidora de qualidades excecionais de generosidade e de espírito de  solidariedade, com uma participação ativa em várias  campanhas de sensibilização da luta contra a droga e gravidez precoce, nas quais também  procedeu à distribuição de cabazes para ajudar várias famílias. Além disso, tem sido uma autêntica embaixatriz das maravilhosas ilhas Verdes do Equador, através de palestras e  campanhas humanitárias, tendo tido  oportunidade de divulgar a imagem de São Tomé e Príncipe em Angola, onde se sentiu igualmente muito feliz ao contribuir para fortalecer os laços entre Angola e São Tome e Príncipe.


Mulata

corpo de mulata
corpo de batuques e luar
corpo de serpente
a enroscar-se na árvore
corpo de mel e malícia
onde mãos buscam frementes
poemas de luz e cor
onde beijos estremece
entre seios pontiagudos
onde o sexo é uma flor
a oferecer as sementes
aos quatro cantos do mundo
corpo esguio e feiticeiro
por onde passa o amor
e fica ainda mais belo.
 
Maria Olinda Beja

APOIOS BEM-VINDOS - PARA PODER CORRESPONDER ÀS VÁRIAS SOLICITAÇÕES DE UM VASTO  PROGRAMA DE PRESENÇAS PÚBLICAS - E COM REFLEXOS PROMOCIONAIS DE ENORME ALACANCE

De facto, embora conte com alguns patrocínios, mesmo assim nunca serão de mais  para corresponder às várias solicitações de um  programa, muito preenchido e exigente de aparições públicas  -. isto porque, como atrás referi, um tal evento, requere das participantes,  o envolvimento de um apoio muito estruturado e substancial, que prevê gastos, pelo menos, em vestidos e em joias, no valor de 10 mil euros, já que a alimentação, viagens  e a estadia é por conta da organização.  Justifica-se plenamente tal apoio, dado o alcance promocional  dos valores culturais e turísticos de S. Tomé e Príncipe, com visibilidade a nível planetário.




Uma História Inspiradora:

Vou tomar a liberdade de aqui transcrever alguns excertos da interessante entrevista   que acaba de ser publicada no blogue Dicas da Paulina -   dicasdapaulinha

 “Nasceu na Ucrânia: filha de mãe Ucraniana e pai Santomense. Uma mistura improvável mas que resultou numa mulher com convicções fortes. Cedo foi viver com os seus pais para São Tomé e Príncipe e veio viver para Portugal com os seus 6 anos. Estes 3 países fazem parte da vida da Djeissica: São Tomé e Príncipe, Portugal e a Ucrânia. Mas a sua história não possui apenas um conto de fadas; também foi traçado com uma vida de dificuldades.

Quando era criança não possuía bonecas e quando as tinha eram dadas em segunda mão mas contou-me que recebeu durante a sua infância e adolescência a maior prenda que todo o ser humano deveria receber através da sua mãe: “nós nunca tivemos grandes possibilidades mas ela sempre deu o seu melhor, ou seja, as suas ideologias e valores: como tratar o outro, como encarar a vida e a valorizar aquilo que realmente importava”.

Mas tudo aquilo porque ela passou não a fez desistir de seguir os seus sonhos, muito pelo contrário aprendeu através do exemplo da sua mãe a batalhar e a nunca desistir dos seus objetivos e sonhos.

Família como pilar da sua Vida:

A sua mãe, figura muito importante na sua vida: “A minha inspiração, sem dúvida é a minha mãe, primeiro porque ela é um modelo de mulher que eu realmente vejo como exemplo. A minha mãe passou muitas dificuldades emocionais e físicas mas mesmo assim nunca desistiu, sempre batalhou e até agora continua a batalhar, mesmo com todas as dificuldades sempre deu-me o melhor, mesmo em termos de educação e bens materiais”.

Ela acompanha-te durante os teus trabalhos?
Sim, sempre. Ela acompanha-me em tudo e mais alguma coisa, dá-me força e mesmo quando eu estou mal ela diz: temos de arranjar isto e aquilo. Não, tu tens de te concentrar. Está sempre ali, é a minha melhor amiga, é a minha mãe, é tudo para mim.

Em relação ao meu pai, eu tenho uma relação muito boa com ele. É uma pessoa muito simples que sempre tentou transmitir as suas melhores ideias e valores. Ele ensinou-me a perdoar os outros e a dar uma segunda oportunidade. Admiro-o muito como pessoa.

A minha família está na base de tudo!

Levando São Tomé e Príncipe ao Mundo:
E o que mudou na tua vida desde que és Miss São Tomé e Príncipe?
Toda a gente me faz essa pergunta, o que é que mudou? Responsabilidades, sem dúvida! Agora tenho mais responsabilidades do que antes porque carrego atrás o nome de São Tomé e Príncipe, já não é apenas Djeissica Barbosa; são várias mulheres, é o povo em si.

Projetos realizados ao longo desde ano?
Eu durante o ano do meu mandato realizei algumas atividades sociais, claro que ficava um bocado mais difícil tendo em conta que eu não moro em São Tomé por isso o meu objetivo aqui em Portugal tratou-se de divulgar a imagem de São Tomé e Príncipe. Estando lá são as representações em eventos sociais.

Houve a oportunidade em Portugal de fazer um protocolo com a Universidade Católica de Braga com o estado Santomense em que a universidade facultaria a entrada dos alunos Santomenses. O protocolo consistia no seguinte: os alunos com média superior a 16 tinham um desconto na propina de 75%, tendo em conta que a Universidade Católica é uma Universidade privada, acabava por ser até mais barata a sua frequência do que uma pública. Para os alunos que não tivessem essa média, o desconto seria de 25%. Mais pormenores em: Entrevista a Djeissica Barbosa, Miss São Tomé e Príncipe

MISS MUNDO – A MAIS ANTIGA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

De acordo com as noticias, “Londres  vai ser a sede  da 64ª edição do concurso Miss Mundo em 14 de dezembro – Trata-se, com efeito, da  mais antiga competição internacional de liderança com um núcleo de caridade chamado Beauty com fins filantrópicos, no sentido de angariar  milhões de libras para as pessoas necessitadas em todo o Gobo.
 
(…) Ao longo da sua estadia, os competidores irão visitar locais históricos, participar de uma série de eventos festivos, e competir em uma variedade de sub-concursos na liderança até a grande final com a atual Miss Mundo, Megan jovem das Filipinas, coroando seu sucessor no ICC Auditório do Excel, o maior auditório flexível no Reino Unido. ExCeL London to Host Miss World Final on Sunday 14th of .

Misse São Tomé e Príncipe – 1973
Longe já vai a data da eleição da Misse São Tomé e Príncipe, ainda estas ilhas eram colónias portuguesas 

– De seu nome Idalina Odete Silva, sem dúvida, uma verdadeira beleza tropical, com os melhores atributos, simpatia, comunicabilidade e até grau cultural. Acompanhei de perto os seus passos e o evento, reportando-os para a revista Semana Ilustrada, de que era seu correspondente. E, ate, mais tarde, quando  contraiu matrimónio, com o meu colega do Emissor Regional de STP, Manuel Luis Trigueiros de Sá, a cuja cerimónia se associaram todos os seus colegas, além de familiares e várias pessoas amigas. A eleição decorreu no antigo cinema Império, perante uma plateia, na sua maioria composta pela sociedade colonial e algumas elites santomenses.

Nota - Neste site. temos ainda muitas coisas para publicar sobre a  nossa visita a S. Tomé 39 anos depois, 



São Tomé, 28 Nov (STP-Press)-Djeissica Barbosa, Miss S.Tomé e Príncipe corre sérios riscos de vir a ser afastada do concurso Miss Mundo 2014 devido a falta de apoios para assegurar a participação no certame do dia 14 de Dezembro do ano em curso em Londres, Inglaterra, revelou hoje, à STP-Press, vice-presidente do Comité Nacional Miss STP.

Maximino Carlos, afirmou que o Estado santomense concedeu- a ‘’passaporte diplomático’’, mas a falta de um acordo bilateral entre São Tomé e Príncipe e Grã-Bretanha inviabilizou a emissão em Lisboa de visto de entrada, o qual só foi possível em Madrid, facto que impediu a Djessica Barbosa de participar no ‘’casting’’ de 20 deste mês na capital inglesa, sede de organização do evento. Agência Noticiosa STP-PRESS....STP representado no concurso Miss Mundo por Djeissica .

.

Nenhum comentário :