expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Quem sou eu

Minha foto
Entre outros assuntos, falo da escalada ao Pico Cão Grande e das minhas aventuras em canoas – Visam defender a teoria de que antigos povos africanos, podiam ter sido os primeiros povoadores das Ilhas do Golfo da Guiné, antes dos colonizadores – Parti à meia-noite, disfarçado de pescador, ligando a ilha do Príncipe. Para me orientar, uma rudimentar bússola – A canoa era minúscula, à segunda noite adormeci: rolei na escuridão das vagas. No regresso fui distinguido com sopapos da policia salazarista, enviado para os calabouços – Cinco anos depois, numa piroga maior, fiz a ligação São Tomé-Nigéria. Partindo igualmente à noite, 13 dias depois atingia uma praia de Calabar, tendo sido detido 17 dias por suspeita de espionagem. - No mesmo ano, já com São Tomé e Príncipe independente, tentei a travessia São Tomé ao Brasil, usando os mesmos recursos. Além de pretender reforçar a minha teoria, desejava evocar a rota da escravatura e repetir a experiência de Alain Bombard. Porém, quis a ironia do destino que vivesse a difícil provação de um naufrágio de 38 longos dias, tendo aportado numa praia de Bioko (Bococo)onde fui recambiado para a famosa prisão de Black Beach

segunda-feira, 20 de abril de 2015

São Tomé e Príncipe atrai dirigentes do futebol: agora é o Presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, em voo às Ilhas Maravilha – Depois de João Santarém e Pero Escobar, é a vez dos descobridores da bola: Luís Filipe Vieira, já por duas vezes e a equipa de o Belenenses, também já lá esteve – Objetivo: promover o desporto são-tomense na mira de recrutar azes da pelota.

Por Jorge Trabulo Marques - Jornalista 


Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, viaja para São Tomé, amanhã, Terça-feira – Uma visita mais de caráter promocional de que propriamente para ali gozar uns dias de férias – Esse prazer não é fácil desfrutar para um dirigente de futebol ainda com os jogos do campeonato  às voltas. 

A equipa sportinguista, que acaba de vencer os axadrezados do Boavista por 2-1, triunfo que lhe dá alguma esperança  para disputar (não o titulo do campeonato, porque este está na mira do Benfica e do Porto) mas pelo menos na pré-eliminatória da próxima Liga dos Campeões – Sendo assim, Bruno de Carvalho, pode viajar mais tranquilo e desfrutar das belezas naturais de São Tomé, com a mesma descontração  do turista. 

 
Dizem as noticias que vai para assinar um protocolo para a formação de jovens futebolistas são-tomenses – No elenco do atual Governo, o ministro dos desportos, Marcelino Lealm, foi vedeta de futebol , e, pelos vistos, quer apostar na área onde se sente como peixe na água.

Ora, é justamente ele , que, em representação do Governo, dará as boas-vindas a  Bruno de Carvalho e o acompanhará na assinatura formal do dito protocolo que visa a criação de uma academia desportiva na zona de Agua-Izé, o líder dos leões de Lisboa terá ainda audiências com vários responsáveis desportivos de São Tomé e Príncipe.

“No programa oficial de Bruno de Carvalho, estão ainda contempladas visitas a instalações desportivas, com destaque para uma deslocação à sede do Sporting de São Tomé e ainda um encontro com a família sportinguista do arquipélago”.




SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE – TAMBÉM NA MODA DESPORTIVA


O tempo dos "descobridores" das Ilhas, já lá vai - Agora, as descobertas são outras. E as ilhas Verdes do Equador, já deram provas de terem por lá  talentos de cinco estrelas. - Depois do Presidente do Benfica, Luís Filipe Viera, que já se deslocou por duas vezes a São Tomé (da última vez, em Dezembro passado para passar o Natal com a filha, a trabalhar no Príncipe, num projeto de conservação de tartarugas), sim, e já depois da equipa dos Belenenses, ali ter ido a convite da HBD para fins promocionais do desporto, nomeadamente o recrutamento de jovens talentos poderem realizar um estágio  no clube do Restelo, pois bem, agora é a vez de outro grande clube de futebol português ir dar também o seu empurrãozinho - Até porque deve haver lá muito jovem desejoso de  mostrar o que vale e à espera da sua oportunidade.

O futebol é o desporto das multidões e os jogadores, treinadores e dirigentes as suas vedetas. Para o grande público é mais fácil memorizar o nome de uma figura de futebol que um politico, para já não falar ao nível das artes e letras. Em todo o mundo, o nome de Cristiano Ronaldo, é soletrado, e quem conhece outros nomes portugueses, com  a mesma popularidade ou de um Eusébio? -  Sim, além de José Mourinho?... Enfim, esta é a realidade dos nossos dias – e quem a vai modificar?!....




Nenhum comentário :