expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Quem sou eu

Minha foto
Entre outros assuntos, falo da escalada ao Pico Cão Grande e das minhas aventuras em canoas – Visam defender a teoria de que antigos povos africanos, podiam ter sido os primeiros povoadores das Ilhas do Golfo da Guiné, antes dos colonizadores – Parti à meia-noite, disfarçado de pescador, ligando a ilha do Príncipe. Para me orientar, uma rudimentar bússola – A canoa era minúscula, à segunda noite adormeci: rolei na escuridão das vagas. No regresso fui distinguido com sopapos da policia salazarista, enviado para os calabouços – Cinco anos depois, numa piroga maior, fiz a ligação São Tomé-Nigéria. Partindo igualmente à noite, 13 dias depois atingia uma praia de Calabar, tendo sido detido 17 dias por suspeita de espionagem. - No mesmo ano, já com São Tomé e Príncipe independente, tentei a travessia São Tomé ao Brasil, usando os mesmos recursos. Além de pretender reforçar a minha teoria, desejava evocar a rota da escravatura e repetir a experiência de Alain Bombard. Porém, quis a ironia do destino que vivesse a difícil provação de um naufrágio de 38 longos dias, tendo aportado numa praia de Bioko (Bococo)onde fui recambiado para a famosa prisão de Black Beach

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

S. Tomé e Príncipe – Fora da corrida de Misse Universo 2015 ?!..- Sim, mas não o concurso de beleza Exquisite Face of the Universe, em Novembro ou Dezembro, com a participação de 50 países Lapso chegou a pôr S. Tomé e Príncipe no radar mediático do Concurso “Misse do Universo 2015 mas o evento é outro.



(atualização) - Por Jorge Trabulo Marques - Jornalista - Vai realizar-se  o Exquisite Face of the Universe e não o desfile Misse Universo 2015 – como por lapso chegou a ser anunciado  -São Tomé e Príncipe deve ser palco do Miss Universo 2015


Este foi o rosto da Misse de S. Tomé e Príncipe – 2014  - Djeissica Cassandra Barbosa– Mas estas ilhas são um verdadeiro alfobre de belezas naturais e humana – Esteja atento porque a Ilha Verde do Meio do Mundo vai ser o palco  das mais lindas beldades de 50 países em Novembro ou Dezembro 

"Em 17 de agosto, segundo informações do serviço em português da Rádio França Internacional  foram divulgadas informações de que o arquipélago lusófono de São Tomé e Príncipe poderia sediar o certame entre novembro/dezembro, de Misse Universo – 2015, porém dias depois a notícia se provou inverídica, tendo sido apenas um erro da imprensa ao noticiar o nome do concurso. Miss Universo 2015






















Afinal, é o Exquisite Face of the Universe 2015 e não o desfile Misse Universo 2015 – Na verdade, S. Tomé vai ser o anfitrião de um concurso internacional de beleza, o Miss Exquisite Face of the Universe 2015, criado no Uganda em 2008 mas não é o Miss Universo 2015: Lapso põe S. Tomé e Príncipe no radar das “misses do universo






São Tomé na ribalta da beleza feminina universal  - Vêm aí o desfile das mais lindas beldades  de 50 países 

S. Tomé – Oiça a Música da mais famosa banda musical santonense de todos os tempo e veja uma tela do que poderá vir a ser o desfile (não da Misse Universo 2015), como chegou a pensar-se mas de Miss Exquisite Face of the Universe 2015 - S. Tomé na ribalta da beleza feminina universal - Palco do concurso de Misse Miss Exquisite Face of the Universe.  






Vêm aí o desfile das mais lindas beldades de 50 países em Novembro ou Dezembro - Neste vídeo - com música dos Untués e rostos luzidios como ébano - , trazemos-lhe aqui uma leve paleta do que poderá ver a ser, ainda em 2015, o acontecimento mais mediático de sempre na capital santomense – Na mira do mesmo evento, correram rumores de que a China e a Colômbia, teriam também chamado a si a realização do referido concurso - De momento, ainda não há confirmação exata da data, o que não deixa de surpreender para um evento com tal envergadura.
 


No entanto, a Comissão Promotora do evento, foi recebida, em meados de Agosto, pelo Presidente da República, Dr.Manuel Pinto da Costa, para lhe mostrar algumas das beldades e lhe dar a conhecer os pormenores do programa, que “visa quebrar o paradigma de que a África seja somente o continente pobre onde pessoas morem de fome e de pestes.

 
“A perspetiva é que o concurso seja realizado no final do mês de novembro e inicio de dezembro. Os santomenses estão otimistas pois acreditam que o evento atrairá novos investidores á São Tomé e Príncipe bem como um aumento na economia do país.”

A FACE EXQUISITE do universo é concurso de beleza internacional único, nascido para mostrar os avanços da Eco Turismo. É um concurso excecional que não só apresenta o repertório de corpo e beleza, mas também a personalidade, talento, inteligência e maneirismo de países que representam. Tendo como objetivo promover 0 desenvolvimento e  o Eco da África, a sua Diversidade Cultural, Paz e Coexistência, entretenimento, negócios e Oportunidades de Investimento para o Mundo



O QUE É BELO É PARA SER VIVIDO EM PLENITUDE E COMPARTILHADO


A beleza humana só pode existir nos lugares belos – De outro modo, haverá sempre algo incompleto na fisionomia das  pessoas e no aspeto das coisas.

Por isso mesmo, o que é belo deve ser compartilhado. E, em S. Tomé e Príncipe, o convite  a essa partilha, surge, naturalmente, a  cada passo,  tanto a quem ali vive, como ao visitante  – Pois é  um arquipélago, onde a beleza se revela em plenitude na sua incomparável paisagem e em todos os rostos -  – Daí talvez a razão pela qual os chamados concursos de beleza,  promovidos desde algumas décadas,  têm gerado tanta adesão e  entusiasmo popular.

Hoje, trago-lhe as imagens, do primeiro concurso do beleza, denominado de Misse Equador 1972, vencido pela Idalina Odete Silva, assim como algumas fotos – um ano depois – do  dia em que trocou o ceptro de rainha de beleza pelo da total entrega ao mais apaixonado dos seus olhos – ao seu esposo, Luis de Sá - Meu  camarada no Emissor Regional de STP.

O QUE SE VIVEU COM OS PREPARATIVOS PARA O GRANDE EVENTO 

Mas comecemos pelos preparativos - Mourão de Campos, chefe de Redação da Revista Semana Ilustrada, de Luanda,  meu saudoso camarada de oficio, jornalista pelo qual fui convidado a ser correspondente deste semanário angolano,  em S. Tomé,  numa das suas deslocações que aqui fizera, referindo-se ao primeiro concurso de beleza nestas Ilhas, Misse Equador 1972, fazia a antecipação do evento, nestes termos, com fotografias de A.S. Gonçalves:

"Prosseguem os certames provinciais destinados a seleccionar as suas representantes na grande final do Casino Estoril. Desta feita o Ultramar estará representado em força. Depois do clamoroso êxito conseguido pelas moças de Angola e Moçambique na anterior edição, a deste ano promete luta ainda mais acesa. 

A encantadora província do Equador também estará presente. Procurará aliar ao encanto daquelas terras de sonho uma amostra de que o belo feminino também ali reside. A expectativa nas Ilhas Verdes em redor do seu primeiro certame de beleza aumenta de intensidade à medida que o grande dia se aproxima. A lotação do magnífico cinema Império daquela cidade apesar dos seus 1.500 lugares de há muito está esgotada. Porém a corrida aos bilhetes continua. Todos querem estar presentes. A organização e demais colaboradores vêm empreendendo os melhores esforços no sentido de ofereceram uma noite inesquecível a quantos nela participem. 

As candidatas vivem a ansiedade do momento. O tema de conversa nas Ilhas do Equador é Misses! Lá, como cá, as beldades ocupam lugar, destacado nos assuntos do quotidiano.

Nomes que· tomam maior número de fãs e portanto os mais familiares são os de Maria José Pontes, Maria Luísa Cardoso e Idalina Odete. Todas reúnem no entanto, fortes possibilidades de conquistarem o primeiro ceptro de beleza santomense. As restantes concorrentes ameaçam igualmente atacarem a posição cimeira. Vive-se com entusiasmo a antevisão da grande noite de 19 de Fevereiro.

Angola também acompanhará de perto o acontecimento. Além desta Revista, também a Emissora Oficial de Angola com o seu programa " Nós e a Noite”ali fará deslocar dois competentes e conhecidos profissionais da rádio – Francisco  Simóns e José Bértolo. O programa'' Grande Roda” de Gonçalves da Costa e José Alexandre igualmente reportará  para os seus inúmeros  auditores o espectáculo do ano em S. Tomé. Ainda sem confirmação, registam -se tentativas de fazer deslocar ~s ilhas do meio do mundo outros elementos da . Informação angolana. 

Os conceituados artistas desta terra, João Sequeira - que conta por  êxitos cada actuação - e  a presença insinuante da voz doce de Zélia Rodrigues abrilhantarão o o certame.
Os conjuntos musicais que acompanharão o espectáculo oferecem antecipada certeza de sucesso. São eles os Untués  (que Angola já conhece devido  à recente visita que nos fizeram ) e o Xufe-Xufe

Na verdade os concursos de beleza originam um movimento desusado na pacatez do dia a dia das cidades onde se realizavam. São Tomé não foge à regra. Vibra com a festa da juventude feminina. Sente-se a força enorme das mais engraçadas e desinibidas, sobretudo. Evidentemente que por toda a parte- se contam os cépticos e os detractores. Ali também existem. São opiniões que respeitemos. Uma certeza fica bem  à evidência que o público gosta e exige manifestações  deste jaez. O saldo final é positivo e cremos compensar os desgastes da preparação e particularmente as concorrentes e as populações contempladas muito beneficiam com realizações como a referida” - Excerto

 O ADEUS AO CEPTRO - EM TROCA DO ANEL DE NOIVADO


Fevereiro de 1972 - Com texto e fotos de Jorge Trabulo Marques

Eis como descrevia o dia em que, a Misse Equador 1972, se despedia do ceptro em troca do anel de noivado - "Idalina Odete Silva, Misse São Tomé e Príncipe e Manuel Luís Trigueiros de Sâ, nosso prezado camarada, operador do Emissor 'Regional e produtor do popular programa  “Música na Praia”, casaram.
Precisamente porque foi esta Revista que mais acompanhou de perto os passos de Idalina Odete Silva como Rainha de Beleza· das Ilhas do Equador, e, mais tarde no. Estoril contactámos com ela alguns dias antes do seu casamento, que aconteceu em 3 do corrente.

Muito simpática e compreensiva de pronto acedeu a deixar-se fotografar, bem como com o seu noivo, especialmente para Semana Ilustrada e dirigir algumas palavras para os nossos leitores, que com a melhor satisfação temos o prazer de registar:
" Jamais poderei olvidar a noite de Fevereiro de 1972. 

O público e o júri quiseram distinguir-me com tão honroso lugar, ao entregar a coroa, ceptro e manto de rainha de beleza das  lhas Verdes.
Horas de alegria e emoção, foram ainda  aquelas que vivi no Casino Estoril, quando participei, também, no concurso de Miss Portugal.
O sonho que todas nós acalentamos, será para mim, a partir dó dia 3 do corrente, a grande realidade. ·
Encaro o futuro com certo optimismo, esperando, ao lado do meu marido, vencer as dificuldades  que a vida sempre nos reserva.
Aproveitando o ensejo que a vossa revista me oferece, quero saudar a organização e todos aqueles que mais de perto me acompanharam, não esquecendo os s santomenses radicados  Estado de Angola,  bem corno Semana Ilustrada, programa Grande Roda e Emissor Regional -de s. Tomé.
Na hora do adeus, um abraço de amizade, com afirme certeza a de que jamais os poderei esquecer.

São Tomé palco no dia 5 de Dezembro do concurso Miss Face Exquisite



Nenhum comentário :