expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Quem sou eu

Minha foto
Entre outros assuntos, falo da escalada ao Pico Cão Grande e das minhas aventuras em canoas – Visam defender a teoria de que antigos povos africanos, podiam ter sido os primeiros povoadores das Ilhas do Golfo da Guiné, antes dos colonizadores – Parti à meia-noite, disfarçado de pescador, ligando a ilha do Príncipe. Para me orientar, uma rudimentar bússola – A canoa era minúscula, à segunda noite adormeci: rolei na escuridão das vagas. No regresso fui distinguido com sopapos da policia salazarista, enviado para os calabouços – Cinco anos depois, numa piroga maior, fiz a ligação São Tomé-Nigéria. Partindo igualmente à noite, 13 dias depois atingia uma praia de Calabar, tendo sido detido 17 dias por suspeita de espionagem. - No mesmo ano, já com São Tomé e Príncipe independente, tentei a travessia São Tomé ao Brasil, usando os mesmos recursos. Além de pretender reforçar a minha teoria, desejava evocar a rota da escravatura e repetir a experiência de Alain Bombard. Porém, quis a ironia do destino que vivesse a difícil provação de um naufrágio de 38 longos dias, tendo aportado numa praia de Bioko (Bococo)onde fui recambiado para a famosa prisão de Black Beach

sexta-feira, 31 de março de 2017

São Tomé – Disparos no centro da capital entre polícias civis e militares gera enorme confusão popular “Isso é uma pouca-vergonha num país tão lindo que está a ser um inferno. Deus tende piedade de nós numa terra tão pequena” –– Começou a queda do reino do Messias Patrice Trovoada, com os chineses a principiarem a colonização nos terrenos mais férteis da Ilha, depois de esmagarem o pequeno comércio com um enorme centro comercial - Jacto de Tony Blayr bloqueado na pista por ave atraída por reator - Não deverá voltar tão cedo.





Por Jorge Trabulo Marques - Jornalista - Informação e análise 






Depois uma enorme cheia que inundou a cidade, a  confusão nunca  vista  em S. Tomé - ocorreu por volta das quatro da tarde desta última quinta-feira, em pleno coração da cidade, na praça junto ao mercado municipal.  Meu Deus, isto não é o meu S.Tomé onde nasci, cresci, trabalhei e tive os meus filhos com exceção de duas, mas nunca pensei ver uma coisa dessa. Lá tem governo e presidente da República mesmo? É de lamentar...Tristezaaaaa”

O nosso Dubai quase em Guerra eminente. Polícia atua contra o militar a Civil sem capacete, leva-o até a esquadra. Os colegas militares ouvindo o relato da situação, uma dúzia de militares à procura do Polícia para o caçar . ouçam o som dos tiros”.


Uma cidade, habitualmente tranquila e pacata, onde a vida decorre mais ou menos moli e moli, mas colorida e alegre, eis que, de um momento para outro, há pessoas correndo apavoradas pelo tiroteio, por força de vários disparos entre agentes da polícia civil e militar” – A Televisão não passou as imagens mas vários vídeos amadores, donde fomos buscar estas, já circulam nas redes sociais do Facebook, com manifestações de espanto e de incredulidade.


 “Isso é uma pouca-vergonha num país tão lindo que está a ser um inferno. Deus te de piedade de nós numa terra tão pequena” – “Um exemplo claro de que com a mentira, fraudes, rancor, atos divisionistas, incompetência, desonestidade, originam frustração, desordem, desanimo, descrédito e rutura total. Vislumbram-se momentos muito preocupantes”.


Num pais desgovernado, minado pela corrupção e a soldo do mercenarismo mais despudorado, tanto interno, como estrangeiro, sim, com a população a debater-se com elevados índices de pobreza, e agora ainda para mais angustiada por uma estranha e dolorosa doença, cujos enfermos hospitalizados, as autoridades impedem e reprimem, com brutal violência, as visitas de familiares e amigos, claro que, pouco a pouco, vão-se acumulando tensões sociais, que inevitavelmente acabam por explodir – Por agora, foi entre policias, mas, certamente, que, por este andar, face à descrença e desconfiança governativa, outro tipo de confusões poderão vir a surgir.

TÉLA NÓN - Uma das raras vozes independentes - Dá conta de alguns pormenores do tumulto  - Com uma imagem de ferimento
Fonte - Téla - Nón
(atualizaçao) Em noticia, entretanto, publicada pelo Téla Nón, diz o jornalista, Abel Veiga, que as "escaramuças entre militares e o exército, já são uma rotina em São Tomé e Príncipe. Actualmente os militares e os polícias, estão sob a mesma tutela ministerial. O ministério da defesa e administração interna, de Arlindo Ramos.
Referindo que os relatos de testemunhas dizem que o cabo que estava a civil, foi detido pelo agente da polícia. Um sargento que se encontrava perto do local, foi conversar com o agente da polícia, na perspectiva de soltar o seu companheiro de armas.
 O certo é que a conversa acabou numa grande confusão. A contenda agravou-se com a intervenção de populares que agiram em solidariedade para com o militar. De repente um carro patrulha do corpo de intervenção da polícia chegou ao centro da cidade.

Testemunhas dão conta que com a chegada do corpo de intervenção, os populares começaram a arremessar pedras e outros objectos que tinham nas mãos, contra o corpo de intervenção da polícia. Testemunhas contam que a polícia respondeu com gás lacrimogéneo, e pelo menos um cidadão ficou ligeiramente ferido.(veja a foto).  No meio do tumulto disparos também ecoaram na cidade capital.

Tumulto: Militares e Polícias exibiram força nas ruas da capital | Téla ..

GREVE OS FUNCIONÁRIOS JUDICIAIS – PARALISA TRIBUNAIS E O FUNCIONAMENTO DA JUSTIÇA  - Num país em que um juiz manda em todos os tribunais e cúmplice com as manobras governamentais 

São Tomé, 21 mar (Lusa) – Os advogados são-tomenses dizem-se “completamente bloqueados” com a greve dos funcionários judiciais e do Ministério Público e denunciam casos em que são aplicados o termo de identidade e residência a detidos por impossibilidade de entregá-los a juízes.
“Nós, neste momento como advogados estamos completamente bloqueados porque o tribunal não está a funcionar e isso afeta a justiça de forma muito grave”, disse à Lusa a bastonária da Ordem dos Advogados de São Tomé e Príncipe Célia Pósser.
“Eu estava num processo, num dos comandos distritais onde a polícia tinha que aplicar o termo de identidade e residência a um detido, o que é ilegal, porque ultrapassou o tempo de detenção para ser presente ao juiz para aplicar uma medida de coação”, explicou.
A paralisação dos funcionários judiciais e do Ministério Publico completa duas semanas na quarta-feira e as partes em “litígio” estão longe de chegar a entendimento. http://www.impala.pt/noticias/politica/advogados-sao-tomenses-dizem-se-bloqueados-devido-a-greve-nos-tribunais/

JACTO PARTICULAR DE BLAYR BLOQUEADO NA PISTA DEVIDO A UMA AVE NO REATOR


Desconhecem-se os pormenores do episódio, quando o jacto levantava voo, senão a imagem do mecânico debruçado a retirar ave atraída pelo reator: - Não é caso inédito mas é demasiado sério para aviação, pelo que, depois desse susto ou contratempo , certamente que não será tão cedo, que. o ex-PM inglês, pensará voltar a S. Tome – Gente desta também não faz falta – Nem vê-la à distância quanto mais ao perto

Depois de ter transformado o Iraque num vasto campo de desolação e ruínas, veio a S. Tomé para colaborar com o Primeiro-ministro e o seu Governo, na implementação da agenda de transformação do país. Disse que no quadro da sua fundação, criada para promover o desenvolvimento em África, já colaborou com vários governos africanos na implementação das agendas de transformação. «Obviamente que não temos problema de ajudar na prestação de assistência neste sentido», afirmou.

ESTA GENTE NO QUE PENSA É EM ESQUEMAS PARA ENRIQUECER

PM - Patrice Trovoada -


"Os e-mails obtidos pelo The Telegraph sugerem que Tony Blair estava tentando trazer clientes ricos para o Sudão do Sul, onde também era um conselheiro  - Tony Blair estava envolvido na tentativa de garantir negócios para clientes ricos em um país africano que ele também aconselhou, de acordo com e-mails obtidos pelo The Telegraph.

Os e-mails enviados por uma das instituições de caridade de Blair - a Africa Governance Initiative (AGI) - eo governo dos EUA sugerem que o ex-primeiro-ministro estava ansioso para usar suas conexões com fundos soberanos para garantir negócios no sul do Sudão, reservas de petróleo.Questions over Tony Blair's 'opaque' deals in Africa - Telegraph

EVARISTO JÁ NÃO VÊ DISTO
Refere Octávio bandeira, na sua página Informar do FB que Evaristo de Carvalho inicia Presidência aberta em Neves, capital do Distrito de Lembà acompanhado de Bulaue chão chão . As coisas não correram bem ao Presidente da República de STP. Para iludir quem não esteve presente, o jornalista da STP Press colocou a imagem da Campanha Presidencial última como consta nesta imagem.  -  Imagem em http://www.stp-press.st/aa55.htm

São Tomé – Cooperação chinesa experimenta terrenos mais férteis e planos e herança Taiwan



Não falam uma palavrinha de português mas já estão muito ativos - Diz a TVS – televisão pública, sob controlo absoluto do Governo, que, S. Tomé e Príncipe, já começou  a colher fruto da cooperação da república da China Popular, depois dos dois países terem restabelecido as relações diplomáticas, uma missão chinesa está a produzir milho modificado para introduzir na ração animal  - Ou seja, nas importantes cooperativas da criação porcos, deixadas por Taiwan

Na região mesquita a missão chinesa já começou a intervir com milho geneticamente modificado, o conhecido milho híbrido, a pretexto de estarem a prestar conhecimentos técnicos aos alunos de Agronomia.

COLONIZAÇÃO EM MARCHA  - DEPOIS DA INAUGURAÇÃO DE UM MONSTRUOSO CENTRO COMERCIAL  - COMEÇARAM  APODERAR-SE DOS TERRENOS MAIS FÉRTEIS E DAS INFRA-ESTRUTURAS DEIXADAS POR , TAIWAN   

Um tal edifício poderia éter perfeito cabimento, numa grande capital, sem passado histórico, daqueles altaneiros monstros que se erguem por entre a floresta de betão armado, mas  não foi o caso da construção do maior Centro Comercial Chinês, envidraçado, com estruturas agressivas, erguido junto a uma antiga igreja, destoando e descaracterizado a toponímia  colonial  - Mas, nestas coisas, não conta o gosto, nem o respeito pela arquitetura existente, senão unicamente a sua funcionalidade: e, de facto, é o que vai acontecer, não tardando a absorver  e destruir o pequeno comércio, que, naquela área, tem procurado formas de sobrevivência para várias centenas de santomenses.

Com a China
Com Taiwan
Como formiguinhas que são, eles vão ser os novos colonizadores de S. Tomé e Principe, tal como já o são em Angola e em toda a África: a China é o pais mais populoso do mundo e precisa das riquezas dos países africanos e

 se expandir. – Além disso, a ganancia dos bilionários capitalistas do expansionismo chinês, não encontra limites e há que estender os seus tentáculos, seja de que forma for: seja nas mais ferozes ditaduras ou governos mais corruptos, o que lhes interessa, é promover o seu negócio e a exploração dos recursos naturais: desde os minerais, pescas e outras fontes de rendimento

Lograram corromper o líder do atual Governo, com avultadas verbas, a pretexto de empréstimos,  que, segundo a oposição, nunca chegaram a  ser depositadas nos cofres públicos nacionais,  tendo acabado por romper com as relações diplomáticas, que S. Tomé e Príncipe mantinha, desde há 20 anos, paradoxalmente estabelecidas, num Governo de Miguel Trovoada, pai do atual Primeiro-Ministro, Patrice Trovoada

O Governo chinês agradeceu a decisão de cortar relações diplomáticas com Taiwan e reconhecer a República Popular da China, aceitando Pequim como o único Governo legítimo de toda a China – E, pouco tempo depois, aí  estão eles, de olhos em bico, a aproveitarem-se dos terrenos mais férteis da Ilha, nomeadamente, as áreas mais planas, que eram destinadas a hortas, com a introdução de milho geneticamente modicado. 

Passeiam-se, com os melhores bombas, pela cidade, não falam português mas nem precisam de se esforçar, porque não lhe faltam tradutores, visto, Taiwan, ter preparado muitos  quadros nas suas universidades.

PORTUGAL ANDOU A CONCEDER MILHÕES DE APOIOS A FUNDO PERDIDO E A PERDOAR DÍVIDAS. VAI VER S. TOMÉ POR  UM CANUDO

APERTO DE MÃO DA TRIAÇAO
 Referem observadores que, a “A China afastou com êxito os britânicos, franceses e os portugueses dos países africanos -É bem conhecida a  implantação chinesa, em  Angola, nos vários domínios,  usando mão-obra importada da China, em detrimento da local e os problemas sociais gravíssimos que tem criado no seio da população – Pois referem notícias que, “com as milionárias linhas de crédito da China, não foi só dinheiro que chegou a Angola. Chegaram gangues de chineses que apostaram num tipo de crime que ganha cada vez mais dimensão: os raptos para pedido de resgate. A situação agravou-se de tal forma que a China enviou agentes dos serviços de informação para ajudar as autoridades angolanas http://expresso.sapo.pt/internacional/2016-05-11-Sequestros-homicidios-extorsao-mafia-chinesa-ataca-em-Angola



Nenhum comentário :