expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Quem sou eu

Minha foto
Entre outros assuntos, falo da escalada ao Pico Cão Grande e das minhas aventuras em canoas – Visam defender a teoria de que antigos povos africanos, podiam ter sido os primeiros povoadores das Ilhas do Golfo da Guiné, antes dos colonizadores – Parti à meia-noite, disfarçado de pescador, ligando a ilha do Príncipe. Para me orientar, uma rudimentar bússola – A canoa era minúscula, à segunda noite adormeci: rolei na escuridão das vagas. No regresso fui distinguido com sopapos da policia salazarista, enviado para os calabouços – Cinco anos depois, numa piroga maior, fiz a ligação São Tomé-Nigéria. Partindo igualmente à noite, 13 dias depois atingia uma praia de Calabar, tendo sido detido 17 dias por suspeita de espionagem. - No mesmo ano, já com São Tomé e Príncipe independente, tentei a travessia São Tomé ao Brasil, usando os mesmos recursos. Além de pretender reforçar a minha teoria, desejava evocar a rota da escravatura e repetir a experiência de Alain Bombard. Porém, quis a ironia do destino que vivesse a difícil provação de um naufrágio de 38 longos dias, tendo aportado numa praia de Bioko (Bococo)onde fui recambiado para a famosa prisão de Black Beach

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

SÃO TOMÉ - TELEVISÃO PÚBLICA E PRIVADA - SOB CONTROLO ABSOLUTO DE PATRICE TROVOADA - Vai dar alvará a canal do irmão de um ministro do seu Governo - ANDIM LIVE TV em casa dos Satomenses , em sinal aberto a partir de Fevereiro de 2018 para reforçar o monopólio da cobertura das eleições para recondução do atual Primeiro-Ministro - Pedido deu entrada sem concurso público no CSI

Jorge Trabulo Marques - Jornalista - Informação e análise



ANDIM LIVE TV ESTARÁ EM CASA DOS SANTOMENSES – Em Sinal aberto a partir de Fevereiro 2018 – A Sociedade desta televisão, da qual  o principal acionista é o irmão do atual Ministro da Educação, Olinto Daio, cujas emissões, tem vindo a funcionar através de canal na Internet, soubemos de fonte credível, que acaba de  entregar ao Conselho Superior de Imprensa, o pedido para poder distribuir o sinal aberto com as mesmas facilidades do  sistema das  antenas da TVS: em emissões analógicas ou  televisão digital terrestre


Aí temos, sem concurso publico a outros interessados mais uma descarada forma de controlo monopolista, por uma empresa privada ao serviço da propaganda do Governo de Patrice Trovoada, de modo a que, as próximas eleições, previstas para Outubro do próximo ano, ainda sejam mais facilmente manipuladas:  não apenas pela TVS e Rádio Nacional, de costas voltadas para a oposição, servindo praticamente a exclusividade do monopólio do regime, pese o facto dos deputados da ADI terem aprovado a taxa audiovisual , através das tarifas da EME - paga por todos os contribuintes, clientes desta empresa.


Soubemos, ainda, que no documento solicitado, figuram também nomes de empresários portugueses, obviamente para promoverem as  negociatas com a elite corrupta do regime e do padrinho-mor - Não é por acaso que, em S. Tomé e Príncipe, há cerca de 200 ONG - E com que finalidades? - Servir esquemas privados.


ENTRETANTO, A FOME APERTA O CINTO DO "POVO PIQUENO" - Só uma das centenas de passeatas de Patrice, matariam a fome a alguns milhares de santomenses, que nem sequer têm uma dobra para ir à farmácia para atenuar os seus padecimentos.  Patrice só cá esteve 75 dias em 2015- Viagens custaram 1 milhão e oitocentos mil euroS


Eis o grito desesperado que nos chega da Ilha do Príncipe Olá Senhor Trabulo:
Como esta?... Nós aqui no Príncipe estamos mesmo com grande problema: não há dnheiro! Pessoa n tem dinheiro nem para comprimido

Isto anda complicado - Que tristeza!


Agora estou sem receber da empresa - a UNIEL  - para onde trabalhava - Como posso ver e matar a fome aos meus filhos?"


POVO A ESPIGAS DE MILHO E A VIVER EM MISERÁVEIS CUBATAS A  MEIAS COM -POCILGAS E OS GOVERNANTES EM GRANDES  ALMOÇARADAS  AO VELHO ESTILO COLONIAL, DESBARATANDO MILHÕES DE AJUDAS FINANCEIRAS 
“São Tomé e Príncipe tem 70% das crianças afetadas pela pobreza e falta de proteção social”

08/06/2016 Um relatório do Fundo das nações Unidas para Infância (Unicef) relata que mais de 70% das crianças são-tomenses são pobres. 



estudo relata que num país onde mais de 66% da população vive abaixo da linha da pobreza, a incidência da pobreza é ainda mais elevada nas crianças, que “apresentam maior vulnerabilidade relativamente à situação da protecção social” do que os adultos. abandono e trabalho infantil), o saneamento e a área da nutrição. Pobreza e falta de proteção social afeta 70% das crianças de São Tomé.


ANDIM DA MARALHA DE TROVOADA -DE VENTO EM POPA - TELEVISÃO DO IRMÃO DE MINISTRO DA EDUCAÇÃO  - "Inicialmente tivemos alguns constrangimentos  no alcance do público alvo por conotação a um certo partido mas agora as coisas estão  no bom caminho"Sim, como nem podia deixar de ser  sob a cobertura  do regime de Patrice Trovoada



Balanço feito pela porta-voz dos da empresa  TV Andim Media, que, além de divulgado por esta televisão privada, ficou também registado em vídeo no Youtub 
CONVERSA DA TRETA:   "Houve, infelizmente, essa conotação da empresa a um partido politico, isso gerou um conjunto de situações e gerou alguma repulsa do nosso público alvo.

 Infelizmente essas influências afetam muito a  nossa sociedade. Inicialmente, tivemos alguns constrangimentos no alcance do nosso publico alvo: tivemos que redobrar as nossas estratégias


Apesar dos constrangimentos nos primeiros meses, aquando da sua abertura, houve uma conotação a um partido politico isso claro, que teve os seus impactos e era uma grande preocupação dos sócios saber, até que ponto, influenciou, de alguma forma, no bom desempenho e no bom andamento da empresa: independentemente  disso, as coisas tiveram de caminhar e consideramos que as coisas estão no bom caminho.




LIBERDADE DE IMPRENSA EM STP  "Liberdade de imprensa é uma componente de Democracia e sem ela não há democracia; ou há-a de forma coxa, atípica ou autentico simulacro, porque diz-se facilmente que STP é um país democrático, sobretudo quem está no poder, mas não há liberdade de expressão. Esta não pode ser entendida apenas como a faculdade de se poder exprimir nas redes sociais que angustia o poder e que ele não pode extinguir ou impedir a sua existência.

Nem se pode dizer que há Democracia porque, aí sim, os cidadãos podem falar, criticar e dizer o que pensam. Isso só não basta!

Democracia funcional e a única digna deste nome, é aquela em que há instituições que põem o Estado a funcionar e existir no quadro da normalidade legal e constitucional; por outras palavras, é quando todos os órgãos do Estado cumprem e respeitam os desígnios do Estado de Direito Democrático. Ex.: Governo deve deixar TVS e RACIONAL funcionar com liberdade e não comanda-las para fazer o que lhe agrada. - Magda Silva
lise  - Desde há 46 anos




S. TOMÉ – (1) VIOLAÇÃO DA LEI ELEITORAL – A DESMONTAGEM DE GIGANTESCA FRAUDE NO DIA DO ESCRUTÍNIO – PATROCINADA PELO PODER GOVERNAMENTAL (video alargado, além de dois mais à frente - Um deles abreviado)



      Artigo 133.º Deveres dos Profissionais de Comunicação Social) Os profissionais de comunicação social que, no exercício das suas funções, se desloquem às assembleias de voto não podem: Colher imagens e aproximar-se das câmaras de voto de forma que possam comprometer o segredo de voto; Obter outros elementos de reportagem no interior da assembleia de voto ou no seu exterior até à distância de 500 metros que igualmente possam comprometer o segredo do voto; De qualquer outro modo perturbar o acto eleitoral.


Artigo 198.º
(Corrupção Eleitoral)
1.      Aquele que persuadir alguém a votar ou a deixar de votar em determinada lista, oferecer, promover ou conceder emprego público ou privado ou outra coisa ou vantagem a um ou mais eleitores ou, por acordo com estes, a uma terceira pessoa, mesmo quando a coisa ou vantagem prometida ou conseguida, for dissimulada a título de indemnização pecuniária dada ao eleitor para despesas de viagem ou de estada ou pagamento de alimentos ou bebidas ou a pretexto de despesas com a campanha eleitoral, será punido com prisão até dois anos e multa de Dbs 1.500.000,00 (um milhão e quinhentas mil dobras) a Dbs 7.500.000,00 (sete milhões e quinhentas mil dobras).



2.      A mesma pena será aplicada ao eleitor que aceitar qualquer dos benefícios previstos no número anterior, ou votar ou tentar votar mais de uma vez, em lugar de outrem.


RÁDIO E A TELEVISÃO, SERVINDO MAIS O GOVERNO DE QUE OS CIDADÃOS 

Artigo 95.º
(Estações de Rádio e de Televisão)
1.      Todas as estações de rádio e de televisão, públicas e privadas, são obrigadas a dar tratamento equitativo às diversas candidaturas, sendo proibida a promoção de quaisquer candidaturas em detrimento das outras.  
2.      Os partidos políticos e coligações têm direito de acesso, para propaganda eleitoral, às estações de rádio e de televisão públicas e privadas.
Os referidos órgãos de comunicação social são obrigados igualmente, a promover debates alusivos a matéria eleitoral entre as candidaturas e forças concorrentes


CENSURA AO VELHO ESTILO COLONIAL RESSUSCITADA POR PATRICE TROVOADA 

Quarta-feira, dia 27 de Julho de 2015,  o Presidente da República em Exercício reuniu-se com o corpo diplomático acreditado em São Tomé e Príncipe, para explicar as razões da sua decisão em não participar na segunda volta das eleições presidenciais –  «Como puderam observar, durante toda a fase de campanha eleitoral a actuação do Governo, particularmente a do senhor Primeiro Ministro enquanto líder da formação política que apoia uma das candidaturas às referidas eleições, foi centrada em ataques sistemáticos, intrigas de pequena política, insultos e desrespeito, no ódio ao candidato Manuel Pinto da Costa, para além de outros comportamentos pouco dignificantes da vida política em democracia», declarou Manuel Pinto da Costa na recepção ao corpo diplomático no Palácio do Povo


O discurso foi gravado pela reportagem da TVS, a televisão sob controlo governamental, só que, na hora do telejornal,  mal a peça jornalística, começara a  ser difundida, um inesperado apagão, não permitiu a sua audiência –  E o mais afrontoso é que, a dita emissão, foi excomungada dos arquivos da TVS


OS PASSOS QUE ANTECEDERAM O DESPOLETAR DA GRANDE BRONCA:  A SUSPENSÃO DA CONTAGEM PARA SER RETOMADA COM A VITÓRIA DO CANDIDATO GOVERNAMENTAL  

Procedia-se à divulgação dos votos na Sede da Comissão Nacional Eleitoral, através da rádio e da televisão; crescia uma enorme expectativa à medida que a contagem parecia remeter para a  realização do escrutínio de uma 2ª volta: e era realmente o que teria acontecido, se não tivesse havido, tão descarada interferência  - Mas alguém entra em paranóia e invade a sede da  CEN

Vejam-se os passos

Segundo as nossas fontes, na madrugada de 17 para 18, depois da TVS anunciar a interrupção da emissão que transmitia a contagem dos votos em directo, o Primeiro Ministro esteve pessoalmente na sede da CEN. Estavam todos concentrados na sede da ADI, que é vizinha da CEN (80m). Primeiramente foram enviados para CEN, o Ministro da Defesa e o Ministro das Finanças que prontamente foram impedidos de entrar, pelos militares de serviço no local, mas de seguida o PT decidiu ir pessoalmente e entrou para dentro do edifício. Depois disso, a TVS retomou a emissão com a comunicação do Presidenta da CEN, afirmando que Evaristo de Carvalho vencera logo na 1ª volta com 50,1%



MOMENTOS ANTES DA CONTAGEM SER INTERROMPIDA

- "Como vêm pelo nosso gráfico, o candidato, Evaristo Carvalho, está muito em cima dos outros dois candidatos: Evaristo Carvalho, com 31.903 votos; enquanto, que, em 2º lugar está Pinto da Costa, com 16.095; em terceiro lugar está Maria das Neves, com 15771

- Deixa-me só conformar que, se com este quadro, alguém possa passar à primeira volta, creio que não
Evaristo Carvalho, tem 31 903 votos e teria que ter 33 147 votos para passar na 1ª volta - Quer dizer, com estes sinais, vamos ter uma segunda volta, entre Pinto da Costa e Evaristo Carvalho
Ok: são os resultados provisórios

- Temos resultados provisórios, que entregamos, esta noite, tudo indica que haverá uma segunda volta.

Neste momento, a contagem é abruptamente interrompida – Porém, instantes antes, fica-nos a impressão, que, justamente no momento, em que o locutor-moderador, compõe o auricular, sorrindo  terá recebido indicações da rege para a cena que se iria seguir. 

MEIA HORA DEPOIS - CEN DIVULGA NOVOS DADOS E VEM PROCLAMAR A VITÓRIA DO CANDIDATO APOIADO PELO PARTIDO DO GOVERNO, AÇÃO DEMOCRÁTICA INDEPENDENTE  - A NOTICIA CORRE MUNDO



Evaristo Carvalho eleito Presidente de São Tomé e Príncipe

PÚBLICO - Os eleitores de São Tomé e Príncipe elegeram no domingo, à primeira volta, o candidato do partido no poder à Presidência da República. Evaristo Carvalho, candidato apoiado pelo partido do primeiro-ministro, Patrice Trovoada, obteve 50,1% dos votos (34.629) contra 24,8% (17.121) obtidos pelo Presidente incumbente, Manuel Pinto da Costa.

Segundo estes resultados, não haverá segunda volta, acrescentou. Presidente de São Tomé falha segundo mandato. Evaristo Carvalho

PATRÍCIO (AUTORITÁRIO) MANDA COMUNICADO À RTP-ÁFRICA - Talvez a pensar que está a dirigir-se à RDP-África onde conta com fiéis emissários 

 Patrice Trovoada, tem o seus emissários políticos na RDP-África, em Lisboa, que trabalham simultaneamente para a TVS e aquela estação portuguesa, porém, até agora tem-lhe escapado  o controlo da RTP-África. Vejam-se algumas passagens do teor do comunicado, que lhe mandou à redação:

"Na verdade, contrariamente às informações publicamente divulgadas pela Comissão Eleitoral Nacional e pelo Comando Geral da Polícia Nacional, a RTP África divulgou nos seus blocos informativos o seguinte: I – Que o novo Presidente da República, Evaristo Carvalho, fora eleito apenas por 46% de votos, o que constitui uma mera apreciação parcial e subjectiva da estação, na medida em que fora provisoriamente tornado público pela Comissão Eleitoral Nacional que o referido candidato foi eleito por 82% dos votos expressos”

24/04/2013 -  “A INTOXICAÇÃO PARTIDÁRIA DA RDP-ÁFRICA (…) Em 2010, a RDP África comete, talvez, um erro colossal (…)ao conceber que o seu correspondente desde São Tomé e Príncipe, Óscar Medeiros, pudesse desempenhar em simultâneo o serviço de informador da estação e o de director da televisão pública, ao serviço dos Governos, a RDP África assinava com o acto a certidão de divórcio do seu servir, não porque a competência do jornalista caísse degraus, mas tão e somente, foi-lhe submetido ao incómodo de ser jogador e juiz em causa própria. (…) A juntar a política do Governo que o jornalista em questão enquanto director de televisão pública tinha de publicitar e passar imagem de fidelidade na sua outra missão de informar com rigor na RDP África, os ouvintes da rádio ficaram também servos de outros espaços radiofónicos claramente solidários com a agenda governativa das ilhas, ao contrário, do já longo caminho da considerada imparcialidade A intoxicação partidária da RDP África (artigo de opinião de José Cardoso) ...

20/11/2014 José Ribeiro e Castro participa no programa Debate Africano [na imagem, da esquerda para a direita: Jorge Gonçalves, Eduardo Fernandes (Guiné-Bissau), José Ribeiro e Castro, Adolfo Maria (Angola), Abílio Neto (São Tomé e Príncipe) e José Luís Hopffer de Almada (Cabo Verde) e, a partir de Braga, intervém Sheila Khan (Moçambique)] - RDP África (16nov14) RDP África - José Ribeiro e Castro (completo) - 17.10.14 - YouTube

JORNALISMO É UMA PROFISSÃO DE ALTO RISCO – Em 2016 foram mortos 115 jornalistas – Brasil lidera ranking de jornalistas mortos -  Nas ditaduras não se contabilizam os jornalistas que são mortos, porque não há imprensa livre e quem não for da cor dos regime não faz jornalismo – O que acontece é que, os servidores desses regimes, estão habilitados a silenciar, em qualquer parte do mundo, as vozes mais incómodas, sejam jornalistas ou vozes da oposição. 

.EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE NINGUÉM É MORTO POR EXPRESSAR A SUA OPINIÃO – É UMA TERRA MARAVILHOSA E PACIFICA MAS:  "FALAR NAO PODE"
Declarou, por altura do Dia Mundial da Imprensa,numa conferência de imprensa, o presidente da Associação dos jornalistas São-tomenses (AJS), Juvenal Rodrigues,  para elucidar o estádio actual da Liberdade de Expressão e de Imprensa no país, servindo-se da expressão popular: "Falar Não Pode! - De cujo contexto recordamos a seguinte passagem: 

“A descarada censura que chega ao ponto de descaracterizar completamente certas matérias produzidas por jornalistas, a ponto dos autores não reconhecerem o trabalho que deixaram feito; a autocensura, a ausência de debates e do contraditório e a exclusão acentuaram-se consideravelmente desde outubro de 2014», prosseguiu o Presidente da Associação de Jornalistas de São Tomé e Príncipe. 

Uma situação complicada, perigosa, atentatória a liberdade, e que é reforçada por outros actos anti-democráticos. «Parece que o país vive num estado de exceção disfarçado, porque há comissários políticos e agentes que gravam conversas, mesmo em ambiente de convívio. Existe a perceção de que os telefones estão sob escuta. Há um clima de desconfiança generalizada, porque o amigo pode ser informante, na lógica de dividir para reinar», Excerto Téla Nón - STP -  “Falar não Pode”

A OBSESSÃO DE PATRICE TROVOADA ESTÁ ENRAIZADA NA CORRUPÇÃO DESENFREADA E DESPUDORADA 



GOVERNO DESACREDITADO – MINADO PELA CORRUPÇÃO E JOGADAS  DO MAIS DESPUDORADO OPORTUNISMO - Que tem como esteio parlamentar um partido fundado por Miguel Trovoada - Muito mal rotulado pelos guineenses da Guiné Bissau, nos anos em que ali esteve como representante especial do Secretário-Geral da ONU 


30/04/2016 Miguel Trovoada foi um desastre na gestão da crise política (ou será de ego?!) que assola a Guiné-Bissau desde agosto do ano passado. Esteve claramente - ele e o Ovídeo Pequeno, da UA - do lado de um PR acossado e assustado. Numa palavra: estiveram contra o POVO DA GUINÉ-BISSAU. http://paginaglobal.blogspot.pt/2016/04/guine-bissau-miguel-trovoada-um.html ERAM  SILEN

AQUELES DIAS EM QUE PATRICE ERA NOTICIA MAS ESTAS ERAM SILENCIADAS


15 de maio de 2005 Breaking News: Não há notícias hoje da Nigéria - Por que as mudanças incríveis em São Tomé e Príncipe sobre o processo do petróleo do país foram ignoradas na imprensa nigeriana?

"O presidente de São Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes, acabou de se retirar da presidência do Conselho Nacional do Petróleo para evitar um conflito de interesses que seus críticos dizem ter existido há muito tempo; O assessor especial do presidente sobre o petróleo, Patrice Trovoada, ele mesmo, filho do imediato presidente Miguel Trovoada, foi demitido pelo presidente de Menezes por ter realizado ações em uma empresa petrolífera que ofereceu sem sucesso os blocos de petróleo no desenvolvimento conjunto Nigéria-São Tomé e Príncipe Zona; e o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e secretário de Estado, agora membro do gabinete do presidente, foi obrigado a demitir-se do Conselho Ministerial Conjunto da Nigéria-DRSTP que decidiu os prêmios porque ele era acionista e ex-executivo de outra companhia de petróleo. licitante aprovado, buscando prêmios em bloco.

(…) Em São Tomé, o Jornal da São Tomé, de língua portuguesa, é tão ruim, e enquanto Tela Non e Vitrina, as principais lojas de imprensa diárias do país (e também em português), tiveram várias histórias ultimamente, passaram semanas sem em todos os eventos que provavelmente moldarão o futuro de sua nação nos séculos vindouros.

Enquanto a imprensa da Nigéria é conhecida por sua ultra corruptibilidade, alguém pode ter comprado 15 jornais diferentes, além da Agência de Notícias oficial da Nigéria (NAN)?

Quando falamos recentemente com o ex-embaixador dos EUA na Nigéria, Howard Jeter, ele mesmo agora membro do Conselho de Administração da ERHC Energy, um dos licitantes vencedores que aguarda um anúncio oficial de prêmios, Jeter disse que os jornais deveriam ser levados com um grão de sal.

"Eu não acho que você possa confiar nos jornais" na Nigéria, ele disse, para mantê-lo informado. Na verdade, às vezes é o contrário: você pode confiar neles para desinformar você.

A única fonte real de notícias sobre as poderosas colisões de interesses nacionais e privados que estão cobrando tal impacto na liderança de São Tomé é a agência de imprensa global de língua portuguesa, a Lusa. Revistas da indústria do petróleo, como o UpstreamOnline, de repente retiraram seus repórteres da história, e o Dow Jones News Service e a Reuters também forneceram apenas uma cobertura fraca do debate furioso. ~


Você pode esquecer o New York Times, Los Angeles Times, Chicago Tribune, Houston Chronicle e Washington Post, ou CNN, MSNBC, FoxNews, e seja o que for que costumava ser o canal de notícias financeiras em cabo; eles aparentemente desejam nunca ter ouvido falar de São Tomé e Príncipe, que será o sangue vital do seu abastecimento de petróleo dentro de alguns anos, fornecendo cerca de 25% do petróleo desse país até 2020.

(...) Aqui está a minha tradução do parágrafo anterior, que parece augurar atrasos: 

Demonstrou-se que há um vício em uma forma, porque existem representantes do estado de São Tomé, que são acionistas da empresa. Este fato sozinho levanta um clima de suspeita. O processo não é claro. Por conseguinte, estas negociações em devido tempo devem ser revistas. http://erhc.blogspot.pt/2005/05/erhc-won-block-4-but-radio-report.html

Em São Tomé – Restrições ao Facebook na mira do ataque à liberdade de expressão, através de recentes acordos  da StarTimes, que dispõe de meios poderosos  de expansão e filtragem   –  Procurador-geral promete “caçar” criminosos cibernéticos  - Diz  Frederique Samba – O Procurador que decidiu instaurar  processo a Peter Lopes e  processar criminalmente o autor do livro “Batota do Juiz” -  Este é apenas um pretexto  do que está para vir: "O perigo para a mídia em novidade é que os governos repressivos olham para a China, particularmente quando tentam entender a melhor forma de limitar o alcance das mídias online

Procuradoria sintonizada com as preocupações do Governo de Patrice Trovoada:  TVS e Rádio nacional, sob controlo absoluto Estatal  - Rádio da igreja católica, alvo de censura e de injúrias ao Bispo  - "A riqueza e o expansionismo do estado chinês, combinados com o conhecimento generalizado de como a Internet da China é restrita e censurada, fizeram da China um modelo para regimes que desejam manter a discussão gratuita sob controle"

DEPOIS DAS TROPAS DO RUANDA – É PROVÁVEL QUE VENHA A CENSURA ÀS NOVAS TECNOLOGIAS ATRAVÉS DO CHAMADOS ACORDOS DE COOPERAÇÃO DE OUTROS PAÍSES CAMPEÕES DA REPRESSÃO –
ACORDOS QUE TRAZEM ÁGUA NO BICO  - São-Tomé, 7 Set ( STP-Press) - O governo de São-Tomé e Príncipe e a  empresa StarTimes da República Popular da China  assinaram um acordo de cooperação visando a modernização e digitalização da Televisão, TVS e Rádio Nacional bem como a introdução de “grandes melhorias” nas redes de telecomunicações no País, - soube-se hoje de fonte oficial.

A Censura da Internet na China é extrema devido a uma grande variedade de leis e regulamentos.[1] O aparato do controle de internet chinês é considerado mais extensivo e avançado que qualquer outro país do mundo. As autoridades do governo não apenas bloqueiam o acesso ao conteúdo dos websites mas também monitoram o acesso de internet dos indivíduos; essas medidas renderam o apelido infame de "O Grande Firewall da Chinaje de fonte oficial. Censura na China  - Mais à frente outros pormenores 

NÃO TARDA A CENSURA A SER INSTALADA EM ON LINE

Como é sabido, o Facebook não é acessível em todos os países; sofre severas restrições nos regimes ditatoriais ou mesmo naqueles, em que, sob     a capa de democratas, são governados por regimes avessos à liberdade de expressão.

Pelos vistos, é para onde tende o desejo de uma das figuras politicas santomenses, mais controversas e impopulares: ou seja, a mesma pessoa quer à força impor o seu credo religioso, perseguindo as religiões seculares, já existentes a mesma pessoa,  que, frequentemente, condiciona, calunia ou move perseguições a quem não afinar pelo trombone da sua propaganda – e sem que a Justiça levante o dedo: desde o confundir jornalistas como perigosos agentes armados, às mais diversas formas de intimidação, de censura  e controlo: quer usando e abusando dos órgãos de comunicação estatal a seu belo prazer, quer pressionando-se os órgãos judiciais a instaurar  processos de intimidação
É  o que poderá depreender-se do comunicado insaturado pelo Procurador-geral da República, anunciando   que a criminalidade praticada com recurso as tecnologias de informação e as redes sociais, continua a aumentar no país. – Claro, num país onde os índices de pobreza se agudizam, nem é de estranhar que haja quem  se insurja contra às injustiças sociais de que é alvo e a sua voz desagrade a um  poder corrupto e de maioria parlamentar absoluta  – Mas disso, a PR não diz uma palavra 


NESTE VIDEO - ACUSAÇÕES DE PETER LOPES A PATRICIE TROVOAD



PETER DESAFIA A JUSTIÇA SANTOMENSE A GARANTIR-LHE A SEGURANÇA E AS CONDIÇÕES PREVISTAS NA LEI PARA APRESENTAR O SEU TESTEMUNHO
Peter Lopes 


Depois do recente inquérito instaurado  Ministério Público   ao ex-operacional Peter Lopes, pela sua denúncia que fez num vídeo, acusando Patrice Trovoada de ter financiado o golpe de  Estado de 16 de Julho de 2003, aí está de novo, 
Frederique Samba, a defender a honra de quem tem dada bastas provas de perigosa desgovernação – Sim, através do mesmo Procurador que tentou  Abafar o Livro “BATOTA DO JUÍZ” |

 Diz o expedito  magistrado, que “Quase que diariamente são postadas sobretudo no facebook novidades relacionadas com membros do governo, deputados, juízes e procuradores, incluindo o procurador-geral da república. Novidades sobre os políticos da oposição e de cidadãos que estão fora da vida política activa, são também postadas periodicamente no facebook.. Procurador-geral promete “caçar” criminosos cibernéticos | Téla Nón



PATRICE TROVOADA, INCOMODADO, NÃO PERMITIU QUE PETER LOPES. JUSTIFICASSE AS ACUSAÇÕES QUE PUBLICAMENTE LHE FEZ 



“Trata-se de pura simples e maldosa difamação” – Disse à Rádio e à Televisão e à artilharia da media estrangeira que o replicou. Mas agora, se forem garantidas. A Peter Lopes,  as mesmas oportunidades,  que não teve para se defender. Ver-se-á quem tem razão: se um Primeiro-Ministro, useiro e vezeiro na imposição da lei da rolha, que  faz censura nos órgãos de comunicação social  do Estado e até privados, tal foi o caso da estação da igreja católica, quando Peter Lopes, ali foi impedido de se pronunciar ou quem teve a coragem de lhe fazer cair a máscara.  - De recordar que o Primeiro-Ministro não deixa Peter Lopes pôr a boca no Trombon tendo chamado de urgência ao seu gabinete   o Bispo da Diocese de STP



PRESSIONOU A JUSTIÇA AGIR COM RAPIDEZ – FAZENDO AO MESMO TEMPO ECO NOS MEDIA: -  Movendo acusações e defendendo-se  - PRIVILÉGIO QUE NÃO CONTEMPLOU QUEM O DENUNCIOU .  – E, afinal, quem, no Povo Pequeno, goza dessa rapidez e privilégio – Veja-se o que se passa com a mediatização de certos casos políticos em Portugal – Quem tem pressa que se faça justiça?  

 EM PORTUGAL OS ORIENTAIS  JÁ CONTROLAM JORNAIS, RÁDIOS,  BANCOS, EDP – E POR AÍ ADIANTE.

A empresa de Macau KNJ Investment Limited vai passar a controlar 30% da Global Media através de uma injeção de capital de 17,5 milhões de euros, tornando-se o maior acionista do grupo, disse hoje o mediador das negociações. DN, JN e TSF nas mãos de chineses - Cm ao Minuto - Correio da Manhã ..  .. Chineses formalizam entrada no capital da dona do “DN” e “JN”

 EM ÁFRICA JÁ  SÃO OS GRANDES SENHORES DA INTERNET - COM PODERES ARBITRÁRIOS PODEROSOS AO SEU  DISPOR 

"Depois da StarTimes, uma empresa de mídia chinesa, ganhou a única licença de transmissão de TV digital do Quênia em 2011, um editorial da Daily Nationdesafiou o acordo, perguntando: "Os sites na China foram encerrados em reação às revoluções que varreram o norte de África e o meio Leste. Este é o país que queremos procurar em questões de liberdade de expressão e expressão? "
O perigo para a mídia em novidade é que os governos repressivos olham para a China, particularmente quando tentam entender a melhor forma de limitar o alcance das mídias online. A China não só bloqueou o Facebook, Twitter e outros sites internacionais de redes sociais, usou sua ausência para incentivar versões domésticas, como Sina Weibo (semelhante ao Twitter) e RenRen, um aspecto semelhante ao Facebook, que é fortemente auto-suficiente - censura. O governo chinês não respondeu ao pedido escrito do CPJ, enviado pela Embaixada da China em Washington, DC, para comentar para este relatório.

A receita para o modelo da China de controle na Internet não é difícil de entender. O país tem filtros fortes em todo o tráfego que atravessa suas fronteiras, através da tecnologia do seu Great Firewall. Os sites fora da China podem ser bloqueados inteiramente ou páginas individuais podem ser bloqueadas pela presença de uma palavra-chave. A totalidade do Facebook é inacessível para os cidadãos chineses"  - Excerto De Challenged in China - Committee to Protect JournalistsTraduzir esta páginaStar Times lidera salto digital em África - Angola News


CONTROLO DOS MEDIA À ESCALA GLOBAL - É DESÍGNIO PORFIADO DA ELITE MAFIOSA LIBERAL 


Ex-jurista do Banco Mundial revela como a elite domina o mundo
Karen Hudes, demitida do Banco Mundial  por denunciar os esquemas maquiavélicos   - Ex-jurista do Banco Mundial, Karen Hudes, demitida do Banco Mundial por ter revelado informações sobre a corrupção na instituição, explicou com detalhes os mecanismos bancários para dominar o nosso planeta. Artigo da Russia Today, publicado no Diário Liberdade
Karen Hudes, graduada pela escola de Direito de Yale, trabalhou no departamento jurídico do Banco Mundial durante 20 anos. Na qualidade de 'assessora jurídica superior', teve suficiente informação para obter uma visão global de como a elite domina o mundo. Desse modo, o que conta não é uma 'teoria da conspiração' a mais.

De acordo com a especialista, citada pelo portal Exposing The Realities, a elite usa um núcleo hermético de instituições financeiras e de gigantes corporações para dominar o planeta. Executiva demitida do Banco Mundial


ASSIM VAI O CONTROLO DOS MEDIA – À ESCALA PLANETÁRIA

Obstáculos à liberdade de informação Governos usam leis de direitos autorais e robôs do Twitter para restringir críticas nas mídias sociais. Prejudicando o Debate

Governos e atores não estatais encontram formas inovadoras de reprimir a mídia

"No tempo em que a notícia era impressa em papel, a censura era uma prática grosseira envolvendo funcionários do governo com canetas pretas, apreensão de prensas e ataques às redações. A complexidade e a centralização da radiodifusão tornaram o rádio e a televisão vulneráveis à censura, mesmo quando os governos não exerciam o controle direto sobre as frequências de transmissão. https://cpj.org/pt/2017/04/introducao-a-nova-face-da-censura.php 


Importação chinesa Rússia tenta imitar 
o modelo de controle de informações de Pequim -Tanto a Rússia como a China deixaram claro que desejam regulamentar a internet como bem entenderem. O presidente chinês, Xi Jinping, enfatizou a importância da soberania na internet, o que basicamente significa que cada país deve ter o direito de escolher seu próprio modelo de governança eletrônica. https://cpj.org/pt/2017/04/importacao-chinesa.php



ESTA A RAZÃO PELA QUAL O LIBERALISMO DISFARÇADO DE DEMOCRATA SE EMPOE À ESCALA GLOBAL - Veja-se o exemplo do Ruanda

Após o genocídio, a presença da comunidade internacional foi enorme - proporcionando ao governo metade do seu orçamento anual. O capital em rápido desenvolvimento está cheio de embaixadas brilhantes e agências de desenvolvimento estrangeiras, cujos SUVs brancos estão onipresentes em suas estradas. Com toda essa atenção, como Kagame conseguiu estabelecer sua ditadura?

"O governo ruandês é muito sofisticado em sua propaganda", explica Sundaram. "Eu penso nele como um exemplo de como a ditadura está evoluindo no século XXI. Com algumas exceções, passamos das ditaduras da Coreia do Norte na era da Guerra Fria ".

A ditadura moderna é brilhante e nova, você tem eleições multipartidárias", continua. "Mesmo que a imprensa seja esmagada, você tem uma dúzia de novos jornais se abrindo - todos pró-governo, é claro. Assim, eles apresentam uma fachada que se parece muito com os países democráticos, que pode ser bastante difícil de perfurar. "

Sem o apoio de uma mídia local eficaz, as operações estrangeiras sobrecarregadas das mídias internacionais raramente revelam abusos do governo. Em vez disso, eles freqüentemente relatam apenas as boas notícias sobre o ressurgimento cultural, tecnológico e econômico de Ruanda. "Esse mundo certamente existe em Ruanda", explica Sundaram. "A pergunta que me pergunto é se todos os talentos e empreendimentos permanecerão para durar se o país vê nova violência novamente. Quanto desse progresso permanecerá? "
A fonte original deste artigo é Huck -Texto de Alex King  - Excertos de  How Rwanda's genocide liberator became an absolute dictator

CONCENTRAÇÃO DO POLVO EM PORTUGAL É UMA AMEAÇA AO PLURALISMO E À LIBERDADE DE EXPRESSÃO

BILIONÁRIOS DA DITADURA CHINESA – MANDAM NOS JORNAIS PORTUGUESES – Agora ´quem é que pode criticar as suas máfias? - Luís Montez repartiu fatia com Chinês - Que maravilha - Negócios da China!



Como é possível, que os bilionários da maior e mais cruel ditadura do planeta, possam controlar os órgãos de comunicação social nas chamadas democracias, quando eles a amordaçam no seu pais? – Simplesmente, porque, quem detém o poder a nível global, é a doutrina dos profetas da globalização selvagem - Não foi por acaso que apoiaram Cavaco e se apoderaram da EDP - Chineses em Portugal apoiam Cavaco Silva -

Segundo apurou o Expresso, a operação deverá ser formalizada nos próximos meses, provavelmente já em 2017, e será concretizada através de um aumento de capital e da compra de pequenas parcelas (2,5%) das participações de 15% atualmente detidas no grupo pelo BCP e pelo Novo Banco. Expresso | Chineses formalizam entrada no capital da dona do “DN”   Expresso | Chineses vão ficar a mandar na dona do “DN


O MAIOR INIMIGO DA HUMANIDADE NÃO É O FACEBOOK MAS A IMPRENSA LIBERAL






Não há dia algum em que os media, sob controlo do grande capital selvagem liberal, não deferiam ferozes ataques ao Facebook, sim, que não virtam o seu ódio figadal, exigindo silenciar a liberdade de expressão, culpabilizando a redes sociais  de todo o tipo de males, quando, afinal, o maior cancro de atualidade, está justamente no seio dessa mesma imprensa, que avança inexoravelmente pelo mundo inteiro, com o seu poderoso açaime de tentáculos à escala global, difundindo unicamente o que mais convém à ganância do liberalismo selvagem, manipulando as consciências para os desígnios da sua doutrina golpista e monopolista



Diz o Jornal de Notícias, sob o controlo chinês, da tribo Cavaco Silva e seus amigos "Mosquitos" de que “O sentimento de impunidade parece pautar o comportamento dos utilizadores das redes sociais, sendo o Facebook o expoente máximo. O que acontece no Facebook...não fica no Facebook - Jornal de Notícias


IMAGINEM O QUE SERIA O FACEBOOK SEM A MANIPULAÇÃO DOS MEDIA LIBERAIS? - Como se a Internet não oferecesse muitas mais possibilidades de comunicação, até para a divulgação dos conteúdos dos próprios jornais, obrigando o leitor a ter que gramar com os seus prévios anúncios.

No entanto, Balsemão,  consegue sacar 4,7 Milhões de euros do Estado, no caso da falência do BPP – Banco Privado Português –, passando à frente dos outros credores e dos interesses do próprio Estado, junta-se  ao mesmo coro dos difusores da propaganda do grande capital - Vá lá que  outro da mesma bitola o ousou afrontarhttps://eco.pt/2017/03/23/qsp-summit-balsemao-ataca-google-e-facebook/

MANIPULAÇÃO DOS MEDIA PELO LIBERALISMO SELVAGEM

DN - Fernando Lima, antes de cair em desgraça com Cavaco Silva, era um dos seus mais empenhados defensores, afirmou que  "uma informação não domesticada constitui uma ameaça com a qual nem sempre se sabe lidar" e reconhece que a mediatização afecta o trabalho dos governantes - Logo há que a açaimar Uma informação não domesticada constitui uma ameaça ..... 
Ordenados da EDP não têm implicação na fatura da eletricidade ..

GENRO DE CAVACO SILVA COMPROU O PAVILHÃO ATLÂNTICO E  O DN, JN E A TSF, AO GRUPO CONTROLINVEST, DE JOAQUIM OLIVEIRA ATRAVÉS DE EMPRÉSTIMOS DO BES – ESTE FOI À FALÊNCIA – QUEM PAGA ESSA DÍVIDA?  O BOLSO DOS CONTRIBUINTES


Depois de, inexplicavelmente, terem perdoado uma grossa divida a Joaquim Oliveira, de 300 milhões para 70 milhões, para entregarem de mão-beijada os jornais ao genro de Cavaco Silva Diário de Notícias’, o ‘Jornal de Notícias’, o desportivo ‘O Jogo’ e a rádio TSF, entre outros, revela o ‘Jornal de Negócios’.: http://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/100-milhoes-de-perdao-a-oliveira Eis que, uns meses depois, em  EM 26/11/13  surge a NOTICIA DE QUE “ Luis Montez e António Mosquito concluíram "com sucesso um acordo" com o atual dono da Controlinveste, Joaquim Oliveira, e os bancos BCP e BES para reestruturar o Grupo Controlinveste Media, que até agora era integralmente detido pela Controlinvest Visão | António Mosquito e Luís Montez entram no capital do grupo

negócio de venda do Pavilhão Atlântico do Parque das Nações, em Lisboa, tornado público em 26-7-2012suscitou perplexidade pelos montantes envolvidos e pelos compradores. A decisão do Conselho de Ministros, de autorizar a Parque Expo a vender o pavilhão, foi comunicada pela ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas. O Público, de 26-7-2012, acrescenta http://doportugalprofundo.blogspot.pt/2012/08/o-preco-do-pavilhao-atlantico.html

PAVILHÃO ATLÂNTICO  – UM PATRIMÓNIO ONDE O ESTADO INVESTIU  80 MILHÕES, VENDIDO POR 21, 2 – ATRAVÉS DO BES  - O QUE SIGNIFICA QUE O EMPRÉSTIMO LHES SAIU DE BORLA





26/07/2012 -O consórcio Arena Atlântico, constituído por Luís Montez, dono da Música no Coração, Álvaro Ramos, da Ritmos&Blues, e a actual equipa de gestão do Pavilhão Atlântico ganhou o concurso de compra daquele pavilhão, por 21,2 milhões de euros. Consórcio de Luís Montez compra Pavilhão Atlântico por 21,2 milhões

BES FOI À FALÊNCIA – DEPOIS DE CAVACO TER GARANTIDO QUE ESTE BANCO ESTAVA DE BOA SAÚDE – QUEM SE RESPONSABILIZA PELO CALOTE DO EMPRÉSTIMO AO GENRO?


Referia media que “A queda do grupo pôs em causa a saúde financeira do BES e de múltiplas empresas em Portugal” – Mas não daqueles que tinham contraído empréstimos – Estes safaram-se … Falência do BES custaria até 28 mil milhões de euros … BES já estava tecnicamente falido no final de 2013 - PÚBLICO


GENRO DE CAVACO - ACUSADO DE PERSEGUIR E SANEAR JORNALISTAS POR MOTIVOS POLÍTICOS NAS REDACÇÕES DAS SUAS RÁDIOS: - NÃO PÁRA DE ESTENDER A SUA REDE! - ESTE SENHOR, PELOS VISTOS, GOZA DE PRIVILÉGIOS ESPECIAIS! - E NINGUÉM SE INTERROGA - VEJA EM !.Fumaças - "Never, never, never give up.": CASO MARCELO À MODA DO PORTO..

Nenhum comentário :