expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Quem sou eu

Minha foto
Entre outros assuntos, falo da escalada ao Pico Cão Grande e das minhas aventuras em canoas – Visam defender a teoria de que antigos povos africanos, podiam ter sido os primeiros povoadores das Ilhas do Golfo da Guiné, antes dos colonizadores – Parti à meia-noite, disfarçado de pescador, ligando a ilha do Príncipe. Para me orientar, uma rudimentar bússola – A canoa era minúscula, à segunda noite adormeci: rolei na escuridão das vagas. No regresso fui distinguido com sopapos da policia salazarista, enviado para os calabouços – Cinco anos depois, numa piroga maior, fiz a ligação São Tomé-Nigéria. Partindo igualmente à noite, 13 dias depois atingia uma praia de Calabar, tendo sido detido 17 dias por suspeita de espionagem. - No mesmo ano, já com São Tomé e Príncipe independente, tentei a travessia São Tomé ao Brasil, usando os mesmos recursos. Além de pretender reforçar a minha teoria, desejava evocar a rota da escravatura e repetir a experiência de Alain Bombard. Porém, quis a ironia do destino que vivesse a difícil provação de um naufrágio de 38 longos dias, tendo aportado numa praia de Bioko (Bococo)onde fui recambiado para a famosa prisão de Black Beach

terça-feira, 27 de março de 2018

Pais a Saque e S. Tribunal de Justiça assaltado para roubo da cápsulas de droga: enquanto isso: São Tomé acolhe exercício militar conjunto da CPLP em Setembro” - Um mês antes das eleições legislativas e autárquicas, com agenda de Maria do Carmo Trovoada, sintonizada com a do primo Patrice Trovoada, para depois dos  Jogos Desportivos da CPLP, em junho , - Mais uns milhões de António Costa prós bolsos corruptos de um PM que passa a maior parte do tempo em passeatas pelo estrangeiro, com um país endividado em 400 milhões – Enquanto, em Portugal milhares de famílias são despejadas das suas casas e nem um centavo de apoio - Supremo Tribunal de Justiça de São Tomé e Príncipe, assaltado na madrugada de ontem, com o Presidente na China; com o Presidente da Republica e o Primeiro Ministro, em Portugal e o Presidente da Assembleia, na Suíça,

Jorge Trabulo Marques - Jornalista - Informação e análise  - 



(Actualização - 28-03-2018 )  Consta-se, que, entretanto, o grupo dos ladrões já teria sido preso e identificado "A idade e identidade dos três funcionários dos tribunais indiciados no roubo de cocaína não foram revelados, mas o Mutambu Notícias apurou tratar-se de funcionários "muito bem" colocados na secretaria judicial.
Segundo soube o Mutambu Notícias, os 4 indivíduos vão ser encaminhados nas próximas horas ao ministério público"

ASSALTO NO SUPREMO TRIBUNAL DA JUSTIÇA, NO MOMENTO EM QUE, OS 4 PODERES INSTITUCIONAIS  ESTÃO AUSENTES DO PAÍS - DROGA À MÃO DE SEMEAR - O assaltantes levaram 58 cápsulas de cocaína guardado no cofre do Supremo Tribunal de Justiça em São Tomé e Príncipe.
O edifício onde funciona o Supremo Tribunal de Justiça em São Tomé foi assaltado na madrugada de segunda-feira, 26 de Março. O assaltantes levaram 58 cápsulas de cocaína guardado no cofre do Supremo Tribunal de Justiça em São Tomé e Príncipe.
De recordar que foi apreendido na semana passada no aeroporto internacional de São-Tomé, um cidadão Bissau-guineense proveniente de Fortaleza-Brasil na posse de dezenas de cápsulas de cocaína, o individuo foi conduzido a cadeia central e as cápsulas de cocaína foram depositar no cofre dos tribunais para investigação.
Jackson Pinheiro - “A criminalidade, prostituição e roubo aumentaram nas ilhas, devido a pobreza e miséria, fruto do desemprego e da maioria absoluta.

Assalto no Supremo Tribunal de Justiça, aconteceu no momento em que, o seu Presidente, Manuel Silva Gomes Cravid, encontra-se em China, Presidente da Republica Evaristo Carvalho, encontra-se em Portugal; Presidente da Assembleia José Diogo, em Suiça, Primeiro-ministro Patrice Trovoada, em Portugal, Vice primeiro ministro, Afonso Varela, encontra-se em Portugal, Ministra da Justiça, Ilza Amado Vaz, também está ausente do país e o director da policia da investigação criminal,  em Portugal. 
O edifício do Supremo Tribunal de Justiça de São Tomé e Príncipe foi assaltado na madrugada da última segunda – feira. Diversas fontes na capital São Tomé confirmaram que o cofre do Supremo Tribunal de Justiça, foi o principal alvo dos assaltantes. Assalto ao Supremo Tribunal para roubar cocaína – Téla Nón

Que exemplo edificante poderá dar um PM às  forças de segurança e ao  povo? – Senão apenas a  imagem da desordem, e anarquia, do descrédito  e da angústia, do sofrimento, da incerteza e  desconfiança. 

Um país a soldo e a saque de um caixeiro viajante, que passa a maior parte do tempo no estrangeiro, onde agora também se encontra  - Que  se serve de militares do Ruanda, do pais dos genocídios, para sua segurança pessoal- E cuja tropa interna procura controlar de forma absoluta . Patrice procura controlo absoluto sobre as Forças Armadas – 

A CULPA NÃO É DE PATRICE MAS DE QUEM LHE CONFIA OS MILHÕES

De vento em popa a propaganda ao regime mais corrupto e anti-democrático, que, a pequena e pobre nação santomense, conheceu desde a sua independência – Depois dos agendados Jogos Desportivos da CPLP., que vão ” realizar-se em São Tomé entre 17 a 22 de julho de 2018, com Portugal abrir uma vez mais os cordões â bolsa para alimentar golpismos despudorados com 328 mil euros, através da CPLP, a pretexto da remodelação do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe Portugal apoia remodelação de liceu em São Tomé para jogos … 

Claro que dinheiro não vali faltar  - A tanga do costume: "O país precisa de ajuda, e todos os países da CPLP" STP corre contra o tempo para realizar jogos da CPLP – Téla  - eis que, depois deste foguetório ao regime, se prevêem outras manobras – Desta vez, não desportivas mas militares e, para que o ramalhete fique completo, sob o pretexto da paz e ajuda humanitária – Para ver se caem mais uns milhões.

ENQUANTO ISSO - MILHARES DE FAMÍLIAS PORTUGUESAS A SEREM DESPEJADAS DAS SUAS CASAS POR NAO PODEREM COMPORTAR RENDAS EXORBITANTES  - MAS HÃ MILHÕES PARA ALIMENTAR A VAIDADE DE GOVERNOS DESACREDITADOS E CORRUPTOS  “Veja lá se consegue fazer alguma coisa por nós. Não queremos ir para a rua”, apela Conceição Viegas, que faz 90 anos em Junho próximo,Famílias de reformados da GNR em risco de serem desalojadas ....três mil famílias continuam desalojadas e à espera de casa emMais de uma centena de famílias estão a ser informadas de que os seus contratos não serão renovados. Mais de uma centena de famílias residentes em prédios da Fidelidade
PIPAS DE MASSA PARA MANOBRAS DE PROPAGANDA AO REGIME 

Referem noticias, que São Tomé e Príncipe acolhe em Setembro próximo(ou seja, um mês antes das eleições legislativas e autárquicas) o exercício militar conjunto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Felino 2018, disse hoje fonte militar na capital sãotomense.


"As intervenções de apoio a paz e ajuda humanitária são um enfoque das operações militares no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa", disse Idalécio João, comandante da Guarda Costeira.

Para planear o Felino 2018, militares dos países da CPLP estão reunidos na capital são-tomense numa conferência de quatro dias cujos trabalhos começaram hoje.
"O exercício tem como objetivo a preparação de uma força de tarefa combinada no âmbito da CPLP, para atingir, manter e otimizar a capacidade de intervenção em missão de apoio a paz e ajuda humanitária sob a égide das Nações Unidas", explicou Idalécio João..https://www.dn.pt/lusa/interior/sao-tome-acolhe-exercicio-militar-conjunto-da-cplp-em-setembro-9215463.html

AFINAL A CPLP  SEMPRE TEM ALGUM INTERESSE A PATRICE TROVOADA - DIZ O CALCULISTA  QUE A CPLP PODE «DEIXAR DE TER INTERESSE» NOS PRÓXIMOS ANOS “ –  Sim, se agenda de Maria do Carmo Silveira Trovoada, continuar a ser a mesma da do  primo: que enviou o tio Miguel Trovoada, a chefiar a missão de Observadores da CPLP,  nas eleições presidenciais que elegeram Evaristo Carvalho, do mesmo partido, num dos atos eleitorais mais controversos e fraudulentos da evolução democrática santomense – E fez o mesmo nas eleições presidenciais de Angola para dividendos políticos

EI-LO ARVORADO EM OPINADOR JUSTICEIRO   - Em vésperas de Marcelo Rebelo de Sousa se deslocar de vista oficial a STP, eis o mestre da corrupção e da aldrabice, a usar os media portugueses para  vender a sua banha da cobra: “O primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, considerou hoje que os países lusófonos não estão a «fazer um bom uso» da CPLP devido às suas agendas internas, advertindo que a organização pode «deixar de ter interesse» nos próximos anos.

Para isso é preciso que as agendas dos países deixem lugar a uma agenda da comunidade», disse o chefe do Governo são-tomense, em entrevista à agência Lusa em Lisboa.
https://www.publico.pt/2018/02/16/politica/noticia/cooperacao-deve-ser-repensada-com-alguma-criatividade-diz-primeiroministro-saotomense-1803354


SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE, "O PAÍS ESTÁ A SAQUE!,,,,ONDE ESTÁ O DINHEIRO?!." - Patrice Trovoada, acusado por deputados de “Lapidar os dinheiros públicos” em negócios chineses - “Os 30 milhões de dólares que foram contraídos, como empréstimo, por um empresário chinês, não conhecemos a cor do papel - Queremos saber onde estão 30 milhões de dólares e quem contraiu o empréstimo? Questionaram deputados da oposição “O acordo está feito numa folha de papel timbrado de S. Tomé e Príncipe; nenhum acordo é feito assim"http://www.telanon.info/politica/2016...


HÁ IMAGENS QUE VALEM POR MIL PALAVRAS-  A triste imagem de um país à deriva, naufragado, saqueado e desgovernado por um caixeiro viajante, por um traiçoeiro, irresponsável, corrupto e vaidoso, que tem passado a maior parte do tempo de costas voltadas para os problemas da Governação .


FOME  EM S. TOMÉ  E PRÍNCIPE - GOVERNO ESMAGA A POPULAÇÃO DE IMPOSTOS, PAGANDO SALÁRIOS MISERÁVEIS , O EQUIVALENTE A  MENOS 50 EUROS MENSAIS, RECEBENDO MILHÕES DE APOIOS EXTERNOS  - Novo passaporte electrónico, incomportável, quase dois salários mínimos  - Veja-se este exemplo:  –  Serviços aduaneiros exigem uma taxa de  80 EUROS, por uma encomenda,  de quase  ferro velho, enviada por via marítima, depois do transporte pago em Lisboa   – “stp está de mal a pior; nem conseguimos comer normalmente”

Em ano de eleições legislativas e autárquicas, para que a dupla manipulação seja feita de uma só cajadada, eis um Primeiro-Ministro, com promessas de energia elétrica às populações e inaugurações de fachada, onde as pessoas vivem em miseráveis cubatas e sem dinheiro para despesas básicas da sua sobrevivência

CUSTO DE VIDA CADA VEZ MAIS ELEVADO EM STP. Correm vozes na redes sociais, com esta denúncia; Nos últimos meses, em STP,  tem-se assistido a aumento de géneros alimentícios, produtos de higiene e limpeza, etc. Os aumentos, na maioria das vezes, chegaram à 40%. Num país pobre, em que a maioria da população vive na pobreza, Aonde iremos parar com isso tudo? Que futuro para STP? Que futuro terão as crianças que não sabem o que é ter uma infância feliz, um lar, uma refeição antes de ir à escola? Como sobrevivem os velhos com uma reforma de 20€? Dá que pensar! Ainda existem pessoas que dizem estarmos no " Bom caminho".

DINHEIRO NAS MÃOS DE UM GOVERNO  DESAPARECE MAIS RAPIDAMENTE QUE MEL NUM FOCINHO CANINO CENTENAS DE PASSEATAS PELO ESTRANGEIRO Patrice só cá esteve 75 dias em 2015- Viagens custaram 1 milhão e 800 mil euros – diz o MLSTPPatrice só cá esteve 75 dias em 2015- Viagens custaram 1 milhão e .A dívida pública são-tomense ultrapassa atualmente os 400 milhões de euros, 60 milhões dos quais representam a dívida do Estado com a Empresa Nacional de Combustível e Óleo (Enco), indicou fonte partidária. Economia - Dívida pública de São Tomé e Príncipe ultrapassa 400



Promiscuidade sem o menor pudor
Empréstimos portugueses ao Governo de   S. Tomé e Príncipe, é dinheiro perdido –   Um pais à mercê dos golpismos mercenários internos e externos: - não paga as dívidas aos credores -  Patrice Trovoada,  faz politica ilusionista  - Diz que “Nas relações de cooperação ninguém dá sem receber mas o astuto empresário  é caloteiro, só quer receber e fazer desaparecer 


O QUE É QUE PORTUGAL RECEBE EM TROCA? DESTE DINHEIRO DOS CONTRIBUINTES PORTUGUESES, DADO A UM GOVERNO CORRUPTO  ESBANJADOR? -  Ainda se fosse para ajudar o sacrificado povo santomense! - Mas não é isso que tem acontecido.

FEZ ORELHAS MOUCAS ÀS RECENTES PALAVRAS DO MINISTRO DA DEFESA, AZEREDO LOPES PARA EVIDENCIAR  O SEU EGOÍSMO E SOBERBA VAIDADE: Portugal e São Tomé assinam protocolo de defesa para triénio 2018-2020

O ministro da Defesa considerou  que o novo programa quadro de cooperação com São Tomé e Príncipe corresponde a “um novo patamar no relacionamento” bilateral, “com benefícios que se querem mútuos e partilhados”.

Portugal e São Tomé, disse Azeredo Lopes, abandonaram o “conceito mais restrito da cooperação técnico militar”, para aderirem a outro “mais alargado, no domínio da defesa, que envolve toda a atividade de cooperação” que ambos os ministérios desenvolvem. http://observador.pt/2018/02/08/portugal-e-sao-tome-assinam-protocolo-de-defesa-para-trienio-2018-2020/

BRANQUEANDO  CÍNICOS CORRUPTOS ENCARTADOS 

QUEM É QUE PODE DAR CREDIBILIDADE A UM INSULTUOSO MANIPULADOR  8 Dez, 2017 Há uma máfia instalada nos tribunais do país de São Tomé e Principe .diz Patrice Trovoada, que "anunciou a vinda de agentes da justiça portuguesa ao país e prometeu apoio técnico e material às instituições judiciais do arquipélago".  Sim, para completarem o saneamento da equipa anterior aos juízes que não são da  confiança politica do regime 15/05/2016  Patrice- “Juízes medíocres podem ser úteis noutros sectores” – 13/05/2016Associação dos Magistrados Judiciais denuncia intervenção política Patrice Trovoada: criação do Tribunal Constitucional é "inalterável"....... MSD/PVSTP também não reconhece Tribunal Constitucional de 15 de   .....
 Supremo Tribunal são-tomense anula promulgação pelo Presidente .

02/02/2018 Um dos principais alicerces de qualquer Estado Democrático, é a Liberdade de Imprensa, e o acesso nomeadamente pelas forças políticas da oposição aos órgãos de comunicação social. EUA alerta o poder são-tomense para garantia da liberdade de ..

PROTOCOLO ATRÁS DE PROTOCOLO – Portugal e São Tomé assinam protocolo de defesa para triénio 2018 -2020 ... De   um memorando de entendimento sobre a permanência, por um ano, do navio patrulha Zaire nas águas do arquipélago. Rubricado a bordo do navio patrulha zaire

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes considerou que o novo programa quadro de cooperação com São Tomé e Príncipe corresponde a “um novo patamar no relacionamento” bilateral, “com benefícios que se querem mútuos e partilhados 
Mas que benefícios é que Portugal vai partilhar com um Governo, que não cumpre com coisa nenhuma: nem tão pouco para salvaguardar os barcos que compra.

ENTRETANTO, DIAS DEPOIS, MAIS OUTRO  PROTOCOLO -   Agora nas pomposas instalações de um novo Tribunal - Outro protocolo de cooperação para três anos: não se especificam valores mas são mais umas massas a juntar-se a anteriores. JT: 15.02.2018 – O Tribunal de Contas de São Tomé e Príncipe, e da República de Portugal, assinaram na tarde desta quinta-feira pelas 12 horas, um acordo de cooperação de três anos em várias áreas a fins. A cerimónia de assinatura do referido protocolo, decorreu numa das salas de reuniões do novo edifício do Tribunal de Contas na Cidade de São Tomé, e foi rubricado entre as partes, através do Presidente do Tribunal de Contas de São Tomé e Príncipe . 

Em 20-12-2016, os dois principais partidos da oposição são-tomense defenderam que a.  Interpol deve investigar alegados atos de corrupção, de lavagem de dinheiro e de tráfico de droga em S, Tomé e Principe


Expresso

PORTUGAL E A INUTILIDADE DE UMA COOPERAÇÃO MILITAR COM A PIRATARIA PESQUEIRA  DO GOLFO DA GUINÉ – QUE TEM ALIADOS EM S. TOMÉ  - Três das melhores unidades  de pesca madeirenses,  despachadas a empresa fantasma – a  Geo-Pesca, a que estaria associado o irmão de Patrice Trovoada  - Mas nem sequer as pagaram:  uma  afundada, que  a Marinha Portuguesa, agora removeu; as outras, desconhece-se o paradeiro “Que andam a fazer os militares portugueses em São Tomé? – Questionava  há um ano o EXPRESSO “  -

A perder tempo inutilmente com um governo corrupto e mal agradecido, que se volta para a tropa militar Ruandesa para oprimir o povo


Escrevia o Expresso: Unidos pela vontade, mas também pelo imperativo de cooperar. É assim que vivem há quase 30 anos Portugal e São Tomé e Príncipe em matéria de Defesa. E assim hão de continuar fazendo fé nos públicos e notórios sinais de bom relacionamento entre Azeredo Lopes e o seu homólogo santomense, Arlindo Ramos, O encontro serviu, antes de mais, para a anunciar o arranque do processo negocial tendo em vista a assinatura de um novo programa-quadro de cooperação técnico-militar para o triénio 2018-2020, daqui por um ano.
O programa-quadro em vigor (2015-2017), assinado por Aguiar-Branco a 18 de março de 2015 em São Tomé, integra três projetos concretos e definidos, muito para lá das boas-intenções. O projeto 1 tem como principal objetivo assessorar o Ministério da Defesa e a estrutura superior das Forças Armadas de São Tomé e promover o Programa de Ensino Militar. http://expresso.sapo.pt/politica/2016-11-18-O-que-andam-a-fazer-os-militares-portugueses-em-Sao-Tome-



PORTUGAL CEDEU AO GOLPISMO TROVOADA, CEDENDO A  PRESIDÊNCIA À SUA AGENDA POLÍTICA - De recordar que “O ministro dos Negócios Estrangeiros português afirmou que Portugal cedeu a São Tomé e Príncipe a vez de ocupar o secretariado-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para evitar a ausência de África dos cargos da organização   São Tomé e Princípe e Portugal dividem CPLP - 

– Sim, foi forçado a isso  por arranjos Patricianos, sobretudo com Timor e Moçambique, que forçaram Portugal a ceder à agenda dos golpismos do nativo gabonês e da sua prima.

Patrice Trovoada indicou a sua prima para a presidência da CPLP a fim de a promover com vista a agenda internas partidárias: o objetivo é o de vir a  apresentar, Maria do Carmo Trovoada  (que  geralmente faz-se passar mais pelo apelido Silveira) a candidata a PM e o primo, Patrice, ao cargo da Presidência da República, eleição esta que poderá ocorrer quando ele quiser; bastará que o seu pau-mandado,  alegue incapacidade

É COM ESTE EXEMPLO QUE ELE DEFENDE O BOM USO DAS AGENDAS DOS PAÍSES NA CPLP 

Promiscuidade sem o menor pudor
CPLP – Presidida por Maria do Carmo Trovoada Pires da Silveira,  enviou o seu tio para chefiar a missão de observação eleitoral da CPLP.  – Naturalmente que para observar em causa própria e contribuir para o branqueamento das trafulhices - Só por esta promiscua decisão, a Sra. Maria do Carmo, perdia toda a autoridade para liderar o cargo, com isenção e honestidade, quer  politica como intelectual: demonstrou que não passa de mais uma marioneta,  mais uma peça na engrenagem das ambições de um despudorado e vaidoso impostor

A notícia, a que nos referimos,  não foi divulgada em S. Tomé e Príncipe, passou despercebida no arquipélago, uma vez que, Miguel Trovoada, tem residência na capital santomse    Ou seja, a sobrinha envia o seu tio para dar o avale à fraude patrocinada pelo partido fundado por Miguel Trovoada, que, depois de ter concluído a Presidência da República,  tem sido chamado pelos altos cordelinhos da corrupção africana para cargos na ONU e outras jogadas    – Salta à evidência, esta pergunta – Será que não havia, na CPLP, outra  personalidade, mais independente desta descarada 

MARIA DO CARMO TROVOADA  NA AGENDA POLITICA DA ESCOLHA DO TIO MIGUEL

O mesmo jogo voltou a  fazer para chefiar a equipa de observadores nas eleições presidenciais de Angola, se bem que agora com outra divulgação   23/08/2017Miguel Trovoada: ″Há uma grande calma″ | Mediateca – Todo o ...

As declarações de Miguel Trovoada, não foram tonadas públicas , nas Ilhas, porque também se desconhecia da existência dessa grosseira cumplicidade 




MISSÃO IDÊNTICA  PARA COM ANGOLA – DANDO MAIS UMAS LECAS A GANHAR AO TIO E BOAS OPORTUNIDADES DE INFLUÊNCIAS POLÍTICAS FUTURAS, ONDE O APELIDO TROVOADA TEM SIDO OLHADO COM DESCONFIANÇA PELO MPLA – À exceção de Manuel Vicente, com quem os jogos de corrupção, não olham a meios.

Para que, o jogador Patrice Trovoada, apoiante da UNITA, enquanto lhe interessou  - tal como fez com a China de Taiwan - ,  pudesse vir a contar com boas alavancas politicas, em Angola,  é também, a mesma Maria do Carmo Trovoada, que volta a nomear o tio  Miguel Trovoada, para vai chefiar a missão de observadores da CPLP, em Angola nas eleições de 23 de Agosto passado

Grupo liderado por Miguel Trovoada, dia 16 de Agosto, A pedido de envio de observadores  A CPLP decidiu participar nas eleições angolanas com o envio de observadores, em resposta a um pedido expresso formulado à organização pelo Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos. Igual pedido já fora endereçado à União Europeia (UE), União Africana (UA), Comunidade de Desenvolvimento dos Estados da África Austral (SADC) e à Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEAC).

Carmo Silveira adiantou: "pensamos que tudo vai correr bem". Acredita que as eleições angolanas podem "correr num clima de paz, de tranquilidade, e que os angolanos possam eleger os seus novos num clima de perfeita liberdade e tranquilidade Angola: Miguel Trovoada vai chefiar missão de observação eleitoral em Angola

ATÉ ONDE  VAI O  DESPUDOR DOS MARAJÁS DA  FAMÍLIA TROVOADA




EM MENOS DE DOIS ANOS - QUASE CEM MILHÕES DOADOS PARA GOVERNANTES FAZEREM DESAPARECER, TAL COMO FIZERAM COM EMPRÉSTIMOS SIMULADOS E A COMPRA DE BARCOS OU QUE FORAM ABANDONADOS OU LEVARAM SUMIÇO DESCONHECIDO

Em 02/09/2016 -  O novo programa estratégico de cooperação entre Portugal e São Tomé e Príncipe dedica 57,5 milhões de euros para projetos a desenvolver até 2020. Depois vieram mais uns milhões dos contribuintes portugueses sob outros pretextos, somando quase cem milhões;  dez milhões de euros para apoiar o investimento; 1,5 milhões de euros para combate; 1.4 milhões para custear o apoio da Marinha portuguesa; mais quase meio milhão para os jogos da CPLP, previstos para o período junho, pouco antes das eleições legislativas e autárquicas, entre outros. 

QUASE MEIO MILHÃO DE EUROS DE PORTUGAL PRÁ PROMOÇÃO DA CAMPANHA ELEITORAL DO REGIME, NAS LEGISLATIVAS E AUTÁRQUICAS - DEPOIS DE QUASE UMA CENTENA DE MILHÕES EM MENOS DE DOIS ANOS

18mar 2015   São Tomé e Príncipe e Portugal assinam novo programa quadro de  cooperação técnico-militar para o triénio 2015/2017 e um protocolo adicional no domínio da fiscalização conjunta de espaços marítimos sob jurisdição são-tomense.
"Uma cooperação recheada de mais-valias, de profissionalismos, de zelo, uma cooperação de afetos dada a forma singular como interagimos e nos relacionamos", explicou Carlos Stock.
S. Tomé 
A oferta das duas embarcações complementa o programa de formação do Instituto Nacional de Socorros a Náufragos à guarda costeira são-tomense. http://24.sapo.pt/noticias/internacional/artigo/sao-tome-e-principe-e-portugal-assinam-novo-programa-quadro-de-cooperacao-tecnico-militar_18991317.html?=/local/setubal
 02/09/2016Novo programa de cooperação Portugal-São Tomé envolve 57,5 .Euro até 2020 - O novo programa estratégico de cooperação entre Portugal e São Tomé e Príncipe dedica 57,5 milhões de euros para projetos a desenvolver até 2020
. O anterior programa de cooperação não tinha a designação “estratégico” e contemplava um montante de 43,5 milhões de euros para o período 2012-2015. https://www.dinheirovivo.pt/economia/novo-programa-cooperacao-portugal-sao-tome-envolve-575-meuro-ate-2020/

MAIS DE QUE NUNCA SE REFORÇA O LAMENTÁVEL FATALISMO

A relação entre corrupção e governação está ainda vinculada à frágil e instável estrutura democrática de São Tomé é Príncipe, o que leva ao nepotismo e à barganha política por apoios, disseram à Lusa vários académicos e investigadores. ".http://www.cmjornal.pt/cm-ao-minuto/detalhe/40-anossao-tome-e-principe-democracia-fragil-alimenta-a-corrupcao-o-nepotismo-e-a-barganha-politica---academicos

QUEM RESPONSABILIZA O DESVIO DE TRÊS DOS MELHORES PESQUEIROS MADEIRENSE PARA S. TOMÉ? - QUE NEM SEQUER FORAM PAGOS - Afundaram um, à entrada da Baia Ana Chaves, que a Marinha Portuguesa teve que ir reflutuar e arrastar para o largo para evitar problemas com a navegaçao


Não pagaram os barcos, serviram-se deles a seu belo prazer para depois um deles o adaptarem a transporte de carga, e, por fim, o deixarem afundado à entrada da Baía, carregado de arroz - Os outros dois, presume que terão ido para Angola ou sido afundados em águas mais profundas a - http://www.societe.com/societe/la-hacienda-dupont-trovoada-503025306.html


ZARPARAM COM OS BARCOS SEM OS PAGAREM  -Ilha da Madeira, lesada no seu património   pesqueiro



 30 ABR 2014 / .”Madeira perde três barcos de pesca para África Insolvência da ‘Sopeixe’ leva à venda dos três barcos de pesca de peixe-espada preto" DN - Madeira

"Madeira perde três barcos de pesca para África "- Diário de Notícias - da Madeira

EM S. TOMÉ
Na Madeira

"A frota de pesca da Madeira está mais pobre, com o mais que provável abandono definitivo da actividade na Região dos três barcos da ‘Sopeixe’, que presentemente se encontram em África. A empresa de Câmara de Lobos arrasta-se há ano e meio numa situação de insolvência e na semana passada os credores decidiram pela alienação do património, cujo principal activo eram precisamente os barcos de pesca de peixe-espada preto ‘Pico Alto’, ‘Pico Dourado’ e ‘Pico Douro’.
ar a venda. - Madeira perde três barcos de pesca para África - Diário de Notícias

QUEM NÃO ABRIR OS CORDÕES À BOLSA DO ÉMERY TROVOADA E AO SEU JEITO, REAGE COMO  CATAVENTO ENDEMONINHADO

-António Costa, já lhe deu mais milhões e apoios materiais, ao Governo de Patrice –  que várias dezenas de municípios recebem do Estado  Português -  Mesmo assim, manipula e chantageia  - É o que voltam a comprovar as suas afirmações em mais uma investida mediática.


Patrice Trovoada, que já virou as costas a Taiwan, quando este pais não cedeu à chantagem dos 200 milhões, trocando os seus velhos aliados de há 19 anos, da Ilha Formosa, pelo imperialismo de Pequim, com os quais já vinha estabelecendo negociatas misteriosas,  sim, que, agora, de uma assentada,  estão tirando partido das  obras e dos trabalhos deixados pelo zeloso e dedicado trabalho Taiwandense, que outra coisa não pedia que o reconhecimento diplomático, como povo livre da gula expansionista e colonialista, sim, que, desde há vários anos, vem lutando para não submeter-se a uma desumana e cruel ditadura, pugnando pelo direito à sua  emancipação e independência  






Nenhum comentário :