expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Quem sou eu

Minha foto
Entre outros assuntos, falo da escalada ao Pico Cão Grande e das minhas aventuras em canoas – Visam defender a teoria de que antigos povos africanos, podiam ter sido os primeiros povoadores das Ilhas do Golfo da Guiné, antes dos colonizadores – Parti à meia-noite, disfarçado de pescador, ligando a ilha do Príncipe. Para me orientar, uma rudimentar bússola – A canoa era minúscula, à segunda noite adormeci: rolei na escuridão das vagas. No regresso fui distinguido com sopapos da policia salazarista, enviado para os calabouços – Cinco anos depois, numa piroga maior, fiz a ligação São Tomé-Nigéria. Partindo igualmente à noite, 13 dias depois atingia uma praia de Calabar, tendo sido detido 17 dias por suspeita de espionagem. - No mesmo ano, já com São Tomé e Príncipe independente, tentei a travessia São Tomé ao Brasil, usando os mesmos recursos. Além de pretender reforçar a minha teoria, desejava evocar a rota da escravatura e repetir a experiência de Alain Bombard. Porém, quis a ironia do destino que vivesse a difícil provação de um naufrágio de 38 longos dias, tendo aportado numa praia de Bioko (Bococo)onde fui recambiado para a famosa prisão de Black Beach

domingo, 26 de agosto de 2018

“Eu conhezo a dous dos espanhois e sei que foron de securanza privada dun politico, xa estiveran con él en marzo ou abril - DESMONTAGEM DE UM GOLPE FABRICADO _Eu estava com um dales ao telefone no momento em que foram presos. - Fui eu que comprei os bilhetes de avião para regressarem a Espanha - Declarou-nos o amigo de Marco Martinez Mendez – Os três espanhóis (mercenários) presos em S. Tomé foram enganados e usados numa armadilha pelo regime de Patrice Trovoada – Os advogados pediram um balúrdio para os defenderem - Mas o seu trabalho também tem sido muito condicionado - Familiares estão desesperados com as diligências das autoridades espanholas - A versão que tem sido divulgada pelas autoridades santomenses é falsa, não coincide com as informações que nos foram prestadas por um dos amigos que nos contatou por email e que lhes comprara os bilhetes de avião de regresso a Espanha e também pela informação que foi divulgada há escassas horas por um jornal espanhol

Jorge Trabulo Marques - Jornalista - Informação e análise


ACTUALIZAÇÃO EM  - “ESPANHÓIS DETIDOS EM SÃO TOME- TODA A VERDADE DA ALEGADA AÇÃO TERRORISTA –“Marco estava há alguns meses em STP pelo mesmo motivo, foi uma semana e voltou para a Espanha, eu mesmo fui buscar Marco no aeroporto http://www.odisseiasnosmares.com/2018/08/espanhois-detidos-em-sao-tome-toda.html

(atualização)29-08-2018


 “NÃO SOMOS MERCENÁRIOS – SOMOS BOINAS VERDES” – Entretanto, tomámos conhecimento que está a circular no facebbok uma petição e várias mensagem pedindo a libertação dos três espanhois presos em Espanha - MENSAGEM URGENTE PARA OS USUÁRIOS DE ESPANHOL DO FACEBOOK

Como muitos de vocês sabem último dia 4 foram detidos e presos injustamente três ex-militares espanhóis em uma república Africano São Tomé e Príncipe um país de apenas 200.000. Eles foram presos com acusações muito sérias que tanto as famílias quanto seus irmãos de armas, sabemos que são mentiras.
Eles estão violando todos os seus direitos, são amontoados em celas sem janelas e sem ventilação, sem mencionar o calor inumano que estão sofrendo.
Apelo à solidariedade espanhola, o que foi demonstrado em outros casos.
Talvez alguém possa pensar que isso é uma farsa ou um filme
Bem, não, é a pura e dura realidade.
Será que alguma coisa  vai ser feita  para uma aprofundada  reflexão da verdade?   - Não se viu nada na TV.  -  Isto será verdade? Eu não vi nada na TV.
Efetivamente não é um caso mediático, apenas alguns meios de Comunicação Digitais fizeram eco da notícia mas da versão oficial do governo de são Tomé (q assim se chama a ilha) por isso só têm derramado sobre eles e suas famílias (.) E me perdoar pela expressão) mais merda do q já têm.

Cavalheiros espanhóis, que têm participado na vida militar como na vida civil, são  cidadãos deste país, que  têm sido convocados  em missões no exterior e têm protegido os navios de pesca espanhóis nas águas da Somália contra os piratas.
 Faça uma reflexão:  ... Será que vamos deixá-los apodrecer em uma prisão infra-hunana ou ser condenados a algo pior?
Apelo à solidariedade espanhola de sobra demonstrada em outros casos.
Talvez alguém possa pensar q isso é uma farsa ou um filme
Pois não, é a pura e dura realidade.
Ontem, dia 25, quando regressava a Lisboa, depois de passar alguns dias na minha aldeia, no alto Douro, fui surpreendido por um mail enviado por um amigo de Marco, - Enquanto aguardo por mais pormenores, que lhe solicitei, aproveito para lhe transcrever as informações que me prestou, bem como as mais recentes declarações de familiares a um jornal regional espanhol



"Eu conhezo a dous dos espanhois e sei que foron de securanza privada dun politico, xa estiveran con él en marzo ou abril.> Eu mesmo falaba cun deles cando os aprenden... Tiñan o voo o domingo á noite porque viron movementos raros de Albertino e quedaron no hotel agardando a volta a España.>> Un saúdo e desculpas pola linguaxe>>
Saudações da Galiza, Espanha.>"

Conheço dois dos espanhóis e sei que eles estavam na segurança privada de um político, eles estiveram com ele em março ou abril. Eu até falei com um deles quando os prenderam ... Eles tinham  o vôo na noite de domingo porque viram os movimentos incomuns de Albertino e ficaram no hotel esperando pelo retorno à Espanha. >> Saudações e desculpas pelo idioma >>
Patrice e Evaristo - Que tal vai isto?

Boa tarde amigo:

Estou viajando de trem de volta a Lisboa, depois de passar alguns dias na minha cidade
Boas informações amigo, que muito lhe agradeço. Também já havia tido conhecimento através de um santomense, que me disse tê-los visto no Bar Passante do Hotel Miramar - E que foram contratados por ele ex-ministro mas com Dinheiro do PM Patrice Trovoada


Eu gostaria de saber o nome do advogado que os defende - mas meramente por motivos pessoais.
 

Veja se consegue enviar-me fotos deles em São Tomé, antes de ser preso.
Como  compreenderá, como jornalista, eu não revelo minhas fontes.

Marco enviou algumas fotos com os três  na praia em traje de banho. Eu não posso enviá-los, eles são privados e eles não contribuem com nada para o seu problema.
Não sabemos deles a partir do 4 de agosto e me disse que tinha falado com o Ministério das Relações Exteriores se eu falava as horas de almoço e que tinha dito que havia 3 espanhóis a que enganaram com um trabalho de escolta e foram metidos em um golpe de estado ... O que Eles marcharam o mais rápido possível de volta para a Espanha e pegaram uma passagem de avião para o domingo e eu comprei a passagem para Lisboa-Corunha para a manhã de segunda-feira.

Ele me disse que eles iam proteger um político da oposição porque o presidente traiu nas últimas votações. Se o seu político vencesse eles teriam um bom trabalho em STP. Marco, na Espanha, não trabalhava e precisava de dinheiro para seus três filhos que viviam com a ex-mulher. Dissemos a eles que, se vencessem, em outubro, seria meio ano em STP e outro meio ano na Espanha.

Eu não sei o nome do novo advogado, sei que os três advogados que pegaram em STP pediram 20000 € mas as famílias em Espanha pediram ajuda e alguém recomendou outro advogado mais barato e que exerce em STP mas tem escritório em Portugal e muito mais experiência como advogado

No começo, pensei que o governo atacou o político que os protegeu e os impediu por isso. Marco já teve que entrar em ação em outros países, protegendo altos cargos políticos espanhóis (a imprensa falou de ministros, mas ele não me disse isso) e o risco era parte do trabalho.



Lendo seu blog, outras notícias na imprensa e os comentários nas notícias da web acha que tem razão e que foi uma armadilha, que trovoadas não quer que haja votações e precisava que a população tiver medo, a fim de anular a votação e ficar no poder para sempre Eu acho que isso pode estar relacionado ao próximo acordo para a exploração do petróleo ... muitos milhões para o governo que faz negócios com a British Petroleum (agora não tenho certeza do que é essa empresa).

Estamos todos muito preocupados com ele, mas acho que o Trovoada não vai liberá-los até que as urnas passem (se no final acontecerem)

 MENSAGEM EM GALEGO



Marco enviou unhas fotos xogando os tres na praia en bañador. Non as podo mandar, son privadas e non aportan nada ao seu problema.
Non soubemos deles desde o 4 de agosto e dixome que falara co Ministerio de Exteriores se non me falaba ás horas de xantar e que lles dixera que había 3 espanhois aos que enganaron cun traballo de escolta e vironse metidos nun golpe de estado... Que marchaban o antes posible de volta a Espanha e colleron billete de avión para o domingo e eu merqueille billete Lisboa-Coruña para o luns á mañá.
Él dixonos que ían a protexer a un político da oposición porque o presidente fixo trampa nas últimas votacións. Se o seu político ganhaba as próximas votacións, eles terían un bon traballo en STP. Marco en España non tinha traballo e precisaba cartos para os seus tres fillos que viven coa sua ex-muller. Contounos que, se ganhaban a votación, a de outubro, estaría medio ano en STP e outro medio ano en Espanha.
Non sei o nome do novo avogado, sei que os tres avogados que colleron en STP pedironlles 20000€ pero as familias en España pediron axuda e alguén lles recomendou outro avogado máis barato e que exerce en STP pero ten despacho en Portugal e moita máis experiencia como avogado.
Ao principio pensei que o governo atentou contra o político que protexían eles e os detiveron por iso. Marco xa tivo que entrar en acción noutros países protexendo a altos cargos políticos espanhois (a prensa fala de ministros pero él a mi non me dixo iso) e o risco era parte do traballo.
Lendo o teu blogue, outras novas na prensa e os comentarios nas novas da web pensó que tes razón e que foi unha trampa, que Trevoada non quere que haxa votacións e precisaba que a poboación tivera medo para poder anular a votación e quedar no poder para sempre. Penso que pode ter relación co proximo acordo para a explotación de petróleo... moitos millóns para o goberno que faga os negocios coa British Petroleum (agora non estou certo de que sexa esa empresa).
Estamos todos moi preocupados por él pero penso que Trevoada non os soltará ata que pasen as votacións (se ao final se producen)

 Biografia  - Marco Martinez Mendez Diretor de segurança, Instrutor TCCC Ferrol, Galicia, Espanha Segurança e investigações – Atualmente presta serviço no prehospital emergencie care Espanha – Anteriormente,  trabalhou na seguriberica; no  atendimento pré-hospitalar emergencie Espanha; Instituto de Estudos em Ciências da Saúde de Castela e Leão,Educação 1. Universidade Nacional de Educação a Distância - U.N.E.D.

 EXORCISTA DE DEMÓNIOS - O EX-MINISTRO DA JUVENTUDE E DESPORTOS, ALBERTINO FFRANCISCO - Demitido pelo anterior governo por declarações desastradas e excentricidades -

NÃO PASSA DE UM PELINTRA, FANFARRÃO,  VAIDOSO E AMBICIOSO -  DONDE ELE FOI BUSCAR A MASSAROCA PARA PARA CONTRATAR OS ALEGADOS MERCENÁRIOS?  - Naturalmente que  só através de patrocínio de Patrice Trovoada para amar cilada aos espanhóis - Fazendo-se valer de ter sido ministro e mentindo-lhes que precisava deles para sua segurança privada durante as próximas eleições. 


Mas quem é que  conseguiria estabelecer-se, em STP,  senão com o aval do  Governo?  - Ele apenas serviu como testa de ferro  aos secretos desígnios de   Patrice Trovoada: - criticado por ter usado a tropa ruandesa, terá pensado noutra alternativa: de os usar como guarda da sua segurança. Só que,   à última hora - como a cabeça de Trovoada  - como o próprio nome diz, é estilo trovoada, agravada de rodopio catavento -  à última hora forja a encenada golpaça com armas dos paióis da Presidência do seu pai-mandado, Evaristo Carvalho



EX-MINISTRO, ALBERTINO DA BOA MORTE FRANCISCO, UM FIGURANTE FALACIOSO, EXORCISTA E MEGALÓMANO, SEM CREDIBILIDADE – O EX-MINISTRO DO PCD, QUANDO ESTEVE NO GOVERNO FEZ PROMESSAS GRAÚDAS MAS ACABOU POR SER AFASTADO NO MESMO ANO – PERFIL EQUIPARADO A PATRICE TROVOADA PARA COM ELE PARTILHAR GOSTOS E ESTRATÉGIAS

Patrice Trovoada no seu estilo Rambo
07/03/2013- O jovem ministro da Juventude e desporto, antigo jornalista da TVS, disse: «Vamos criar mais de 1000 postos de trabalho directos para os jovens até 2014. Albertino Francisco, fez formação superior no estrangeiro, e conheceu também as técnicas para exorcizar demónios. Participou na elaboração de um livro, que se referia ao exorcismo de demónios na política são-tomense. 07/03/2013Ministro da Juventude e Desporto faz promessas de grande ...;… 26/08/2013

Sob proposta do Primeiro-ministro, Gabriel Costa, o Presidente da República, Manuel Pinto Costa, exonerou Albertino da Boa Morte Francisco do cargo de Ministro da Juventude e Desportos, tendo nomeado em sua substituição o sociólogo Danilson Alcântara Cotú. Danilson Cotú é o novo ministro da Juventude e Desportos – Téla Nón 25-03-2013…Ministro da Juventude e Desportos, Albertino Francisco, foi exonerado ......

 

Intentona : “Autoridades espanholas prontas para ajudar na clarificação – Refere o Jornal Téla Nóm – Mas não traduz  a opinião expressa pelos familiares dos detidos  - Na edição de ontem, o jornal santomense, Téla Nõ, refere que “As autoridades espanholas manifestaram disponibilidade em colaborar na clarificação do suposto envolvimento de três cidadãos espanhóis na alegada intentona para subverter a ordem constitucional, apurou a nossa reportagem.

O adido do Ministério do Interior, junto das embaixadas de Espanha para os países da África Central, visitou São Tomé e Príncipe, durante uma semana, com este objetivo, garantiram fontes bens informadas.

Patrice Trovoada no seu estilo Rambo
Durante a estadia, José Antonio Alonso teve encontros com os ministros da Defesa e da Justiça, Arlindo Ramos e Ilza Amado Vaz, respetivamente, responsáveis da Polícia Judiciária e de outras instituições de segurança para saber que tipo de colaboração concreta o país pretende para o esclarecimento do caso.

Nessas questões, há procedimentos próprios. Por exemplo, se o juiz de instrução necessitar de informações sobre os detidos, a diligência deverá ser feita através de uma carta rogatória, dirigida às autoridades judiciais espanholas.


O diplomata teve oportunidade de visitar Orlando Pérez López, José Manuel López Jiménez e Marco Martínez Méndez. A cônsul honorária de Espanha assim como o cônsul de Portugal, encarregues da assistência consular, estiveram igualmente em várias ocasiões na Cadeia Central para ver os detidos. Estas visitas têm acontecido com toda a normalidade.

Os familiares, assim como os governos locais de onde são oriundos estão preocupados, tendo contactado com o Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol para obter informações que possam tranquilizar as famílias.

Fontes próximas dos familiares desmentiram algumas das informações publicadas recentemente pelo jornal El Mundo, tais como o envolvimento de Orlando em grupos militares especiais.

O UCP Group, empresa inglesa de segurança privada e instrução, também negou que ele tenha feito parte do seu quadro de pessoal. 

Uma das irmãs do ex-militar asturiano, Marco Méndez, considera que a acusação feita pelo governo santomense é “um despropósito”.

Pelas informações disponíveis, nomeadamente na imprensa espanhola, nenhum dos três tem antecedentes criminais.

Alegadamente, o principal objetivo da viagem a São Tomé e Príncipe, através do contacto feito por Albertino Francisco, presidente da Ordem Liberal Democrata (OLD), um partido pouco conhecido, para colaborar na constituição de uma empresa de segurança. Com a mesma intenção teria sido recrutado o ex-Búfalo, Armando Bonfim.

As investigações, entretanto, continuam. Alguns santomenses foram chamados a prestar declarações no Ministério Público.

A data do julgamento do caso ainda não é conhecida.
https://www.telanon.info/sociedade/2018/08/25/27651/intentona-autoridades-espanholas-prontas-para-ajudar-na-clarificacao/

PATRICE TROVOADA DELIRA A IMAGINAR MAS DEPOIS PRA CONSUMAR O QUE PRETENDE SIMULAR, ACABA POR  SÓ  DAR TIROS NOS PÉS

A TVS - SOB CONTROLO DO REGIME - NÃO FEZ NENHUM REGISTO  DAS DETENÇÕES QUE FORAM DIVULGADAS - Patrice encenou o GOLPE  COM PISTOLAS E METRALHADORAS SACADAS DOS SEUS PAIÓIS DO REGIME

Referia o Jornal santomense, Tla Nón,´que  o Major do Exército Leopoldo Fernandes, que em Julho do ano 2012 assumiu o comando da unidade da Guarda Presidencial, uma força autónoma de defesa e segurança do Presidente da República e que combina militares e para-militares, foi afastado das suas funções.

  "Tudo, porque, segundo a fonte, as armas AK -47 que foram apreendidas na posse dos alegados mercenários espanhóis, e também de dois cidadãos nacionais detidos,  alegadamente pertencem às forças de segurança do país, tendo em conta as suas respectivas referências ou códigos. .Caso Intentona – Comandante da Guarda Presidencial caiu – Téla Nón

DESCARADA  ENCENAÇÃO DO  GOLPE -  "O PIC (PJ)ou Polícia de Investigação Criminal,  convida a TVS para fazerem a reportagem  de supostas armas apreendidas: o certo é que depois dos jornalistas Maximino Carlos ter estado no local para fazerem trabalhos de gravação surgem orientações superiores para serem escorraçados do local, segundo o próprio Maximino Carlos e chamar o diretor da TVS com uma PENDRAIVE para receber imagens já gravadas que se encontravam num computador da PJ para a cópia a ser preparada pelo telejornal

O certo é que, mais tarde, antes do telejornal o chefe da segurança do Estado e da Procuradoria dirigiram-se à TVS e juntos fechados no gabinete de João Ramos na TVS davam tratamento a estas imagens - Diz santomense

TELEVISÃO E RÁDIO DO REGIME PROPALAM UMA  VERSÃO, QUE NÃO CONDIZ COM A VEICULADA PELA  AGÊNCIA  NOTICIOSA  DO REGIME  

Esta refere que, um comunicado do Conselho de Ministros do qual STP-Press teve acesso, o governo revela que no dia 3 de Agosto “as forças e serviços em coordenação com Procuradoria-Geral da República e a Polícia Judiciária impediram uma operação terrorista que visava, segundo dados recolhidos, o sequestro do Presidente da República, Presidente do Parlamento e a eliminação física do Primeiro-Ministro”. Governo solicita investigação para a descoberta da ... - STP-PRESS




 OUÇA  O REGISTO DO TELEJORNAL DE TVS - DIA 07-08-2018 -  O QUE DIZ É QUE: os tais mercenários entraram no País no dia 29 de Julho deste ano e pretendiam sequestrar Evaristo Carvalho, Diogo Baluba e assassinar Patrice Trovoada no dia 1 e 2 de Agosto.
 
IMPRENSA REGIONAL ESPANHOLA NÃO DESISTE DE APURAR OS FACTOS  - ENQUANTO A MEDIA PORTUGUESA SE LIMITA A REPETIR A PROPAGANDA MANIPULADORA DO REGIME E DO GOVERNO PORTUGUÊS - Das centenas de  milhões de euros extorquidos aos contribuintes portugueses, esbanjados para destinos de mais que  duvidosa aplicação ou credibilidade


-PELOS VISTOS, HÁ ALTOS INTERESSES PRIVADOS EM JOGO - estilo Galp - QUE  SE SOBREPÕEM AO BEM COLETIVO  -  MESMO QUE ASSINADOS POR UM GOVERNO, CALOTEIRO, QUE DÁ O DITO POR NÃO DITO ENQUANTO O DIABO ESFREGA UM OLHO  - 

Dar ouvivos a um governo que não respeita os demais órgãos de soberania, nem qualquer dos compromisso que assume; faz controlo absoluto na informação estatal, invade o Parlamento com tropa ruandesa para humilhar e intimidar os deputados da oposição, afasta juízes dos Tribunais superiores, eleitos democraticamente pelos respetivos órgaos competentes,  para lá encaixar os da sua confiança politica  - Não consegue ao menos preservar  os milhões da compra de navios: deixa-os encalhados nas praias, afundar ou desaparecer 






O SOM DESTE VIDEO FEZ PARTE DE UMA REPORTAGEM PASSADA NA TVS MAS AGORA NEM SOM NEM IMAGENS - REGIME DE PATRICE TROVOADA RETIROU-O DO ARQUIVO 

Milhões encalhados ou afundados
Foi no dia 21 de Dezembro de 2016, quase sobre as vésperas do Natal - O desembarque das enormes esferas de aço, de um navio da empresa Sonagas da Guiné Equatorial, para a produção e transporte de gás para uso doméstico, teve foros de acontecimento na população da pequena cidade piscatória de Neves, que terá observado o inusitado espetáculo num misto de surpresa e agrado, visto poder alimentar as tão desejadas espectativas de emprego e desenvolvimento para urbe, que sucessivamente têm sido frustradas através de projetos, anunciados como promissores mas que depressa são abandonados e passam ao esquecimento:

Milhões de euros ao abandno
04/08/2017  No final do encontro, em declarações aos jornalistas, o  ministro da Integração da Guiné Equatorial, Baltasar Edjo, disse, muito objetivamente: "a falta de uma definição clara" pode dificultar o desenvolvimento da cooperação em diversas áreas com São Tomé e Príncipe.Economia - Guiné Equatorial considera haver "falta de definiçã . Obiang escribe también el presidente de Sao Tomé y Príncipe .



CONTRADIÇÕES QUE ATESTAM O FORJADO GOLPE "Apesar da natureza espetacular das imagens exibidas na televisão, a lista de objetos apreendidos pelo governo dizia que os três espanhóis só foram apreendidos com granadas, binóculos, óculos de visão noturna e uniformes." Diz o El Mundo

DIÁRIO DA CÁDIZ ENTREVISTOU  FAMILIARES, QUE  SE DIZEM  COMPLETAMENTE DESESPERADAS

De seguida  a tradução  (pela Google) da noticia divulgada há escassas horas:


José Manuel López, um ilhéu de 49 anos, está preso desde 4 de agosto em uma prisão na República de São Tomé e Príncipe, acusado de ter participado de uma tentativa de golpe neste país africano. Dois outros companheiros espanhóis, Marco e Orlando, são presos. Os três são ex-militares e negam qualquer participação numa tentativa de golpe neste arquipélago localizado no Golfo da Guiné.

As famílias dos detidos dizem que estão "completamente desesperadas e desamparadas". Certifique-se que eles mal tiveram comunicação com eles, eles contrataram em conjunto um advogado que também têm dificuldade em falar e sua única ligação mais ou menos estável, com o país Africano é o cônsul honorário Maria Teresa Mendizabal. É por isso que eles pedem ajuda do governo espanhol.

    "Eles estão trancados em quatro paredes, eles não viram o sol em três semanas"

José Manuel, também conhecido como 'a Legía' - apelido com o qual ele foi batizado após sua passagem pela Legião - foi para as ilhas africanas em busca de trabalho. "Ele foi contratado como acompanhante particular do ex-ministro do Esporte e Cultura de São Tomé Albertino Francisco, agora na oposição", explica Ana López, irmã do ilhéu.

"No dia em que foi preso estava com seus companheiros no hotel. Eu não estava fazendo nada. Na verdade, esta manhã, falei com ele e disse-nos que estava tudo bem", disse Ana. Mas agora ele é acusado de uma tentativa de golpe com o uso de armas ", o que é impossível, porque ninguém pode entrar em um avião e atravessar um controle aduaneiro ou mesmo com uma faca, ele só usava um colete à prova de balas", diz a irmã.

A família de Manolín, como o chamam carinhosamente em San Fernando, é clara: "Foi uma armadilha política, eles puseram as armas nos três e os colocaram na prisão injustamente".

"Precisamos acabar com essa situação absolutamente incrível", reclamam as famílias. Portanto, peça ajuda imediata do governo da Espanha, especificamente do Ministério de Relações Exteriores e Cooperação, para mediar com as autoridades da república africana a fim de libertar as suas.

"Começamos a recolher assinaturas através da plataforma change.org, a fim de iniciar o ministro das Relações Exteriores um compromisso imediato para a cooperação e assistência para aqueles afetados por esta prisão todas as luzes imerecida", a irmã do ex-legionário . "Chegaremos aonde for necessário, e se tivermos que nos apresentar em Madri para que o ministro responda aos nossos pedidos, nós o faremos".

Os sentimentos de angústia e inquietação por parte das pessoas mais próximas dos detidos são mais do que compreensíveis. "Nós não estamos falando de Prisão Europeu de Santo Tomé, o único lá, é condições de superlotação há terrível: a comida é pobre e precária; os presos estão amontoados; diga-nos existem pragas de mosquitos .... . meu irmão dormia em um colchão até quarta-feira última. Antes eu não sei onde dormir. Isso tudo terrível. eles estão-se isolado entre quatro paredes, de 4 não ter ido em nenhum momento no exterior de agosto de não ter visto a luz do sol nas quase três semanas que foram realizadas ".

Durante todo esse tempo, Ana López só conseguiu falar com o irmão uma vez. Foi quinta-feira passada. "Ele tentou transmitir calma para nós: Ele nos disse: não se preocupe, eu sou forte, eu te amo".

Ontem, Ana esperava ter notícias de José Manuel via telefone, mas não foi assim. A ligação nunca chegou. Nem o advogado nem o cônsul entraram em contato com ela. O motivo? Ele ignora isso. Ele se agarra pacientemente a uma esperança, a um breve e-mail recebido da embaixada em que é notificado de que a Cônsul María Teresa Mendizábal visitou os prisioneiros espanhóis na cadeia africana. "Talvez amanhã me mande uma mensagem para me informar sobre como meu irmão está". E suspira.

Os parentes dos três aprisionados "somos unhas e carne", dizem eles. "Estamos unidos e faremos todo o possível para libertar o nosso povo de São Tomé o mais rapidamente possível." Assim, por exemplo, eles enviaram 350 euros através da embaixada de Libreville no Gabão, de modo que os três ex-soldados têm suprimentos básicos. Eles também contrataram os serviços de um advogado comum, "o que supomos um importante desembolso econômico, somos famílias humildes".

Ana López destaca a "carreira impecável" de seu irmão: "Ele estava na Legião, então trabalhou por mais de dez anos como escolta no País Basco, e também embarcou em vários atuneiros dentro do setor de segurança privada". Ana conta que os amigos de seu irmão ficaram "muito surpresos"
"Lo han engañado" - Diario de Cádiz

«Nos engañaron», asegura el exmilitar asturiano encarcelado en Santo Tomé  - Manchte do Jornal O COMÉRCIO - que traduzimos -  

Informações que, neste jornal, também não revelam ainda que os mercenários, estavam há já alguns meses em S.Tomé e  foram presos (num esquema montado pelo Governo de Patrice Trovoada), com a encenação de armas dos paióis da Guarda Militar do Presidente da República, Evaristo Carvalho  - Na véspera de deixarem a Ilha, ao contrário do que tem vindo a ser veiculado


" Eu estou bem, eu suporto muito mais do que isso ". Estas foram algumas das primeiras palavras que Marco Martinez Mendez, o exmilitar espanhol preso em Santo Tomé acusado de tentar um golpe junto com outros dois ex-soldados espanhóis, poderia dizer a sua família desde que foi preso em agosto passado no 4º dia 3, de acordo com a versão oficial do governo do país, no arquipélago africano. Por meio de um telefonema que durou apenas "dez minutos", Martinez transmitiu a seus familiares "uma mensagem de tranquilidade". Ele também aproveitou a oportunidade para dizer o que seu pai já suspeitava: "Eles nos enganaram".


Martinez viajou ao arquipélago Africano, localizado no Golfo da Guiné, em 29 de julho, juntamente com dois outros exmilitares espanhol, Orlando Pérez (La Rioja) e José Manuel López (Cádiz), para fornecer um serviço de escolta para o ex-ministro do país, Albertino Francisco, que também foi preso. No entanto, "eles suspeitaram desde o início que algo não estava indo bem, porque depois de vários dias eles não conseguiram se encontrar com quem os contratou", diz o pai do espanhol. E eles nunca o fizeram, porque foram parados em seu hotel antes mesmo de se encontrarem com o ex-ministro pessoalmente. "Eles decidiram voltar para casa, mas não lhes deram tempo", lamenta o pai de Martínez.
Seu filho tentou acalmar os espíritos da família, assegurando-lhes que "fisicamente ele está bem e mentalmente, ele é forte". Os três ex-membros permanecem encarcerados em celas individuais e são visitados pelo Cônsul Honorário Maria Teresa Mendizabal, que "comprar o que eles pedem"-los com dinheiro enviado por famílias. "Não queremos que nada falte, fazemos tudo o que podemos para torná-lo o melhor possível", disse a irmãzinha do ex-militar a este jornal na segunda-feira.

"A ligação foi muito emocional e importante para nós", confessou o pai de Martinez, que espera que o contato se repita nos próximos dias. "Eles nos disseram que talvez no sábado ele poderia nos ligar novamente", disse ele. O pai do exmilitar asturiano está convencido de que "ele vai deixar isso, porque ele passou por coisas piores" e assim seu filho também o moveu. "Eu suporto muito mais do que isso", disse ele. "Ele esteve em missões muito complicadas com a Armada Espanhola e em boinas verdes", acrescentou o pai. Embora para Martínez "suportar isto não é um problema", ele reconheceu seus parentes que "ele está injustamente preso".


De acordo com a versão oficial do Governo do Santo Tomé, na sua prisão várias armas de guerra, como fuzis de assalto AK-47, granadas, baionetas e facões ... todo um arsenal que não é explicado como eles poderiam transportar no avião foram encontrados TAP, companhia aérea portuguesa, sem ser detectada no próprio aeroporto à chegada. "Eles não sabem nada sobre todas essas armas. Eles foram colocados ", afirmou o pai de Martinez.
Encontro com Exteriores
"Nós dissemos o subsecretário de Relações Exteriores foi falar com o cônsul honorário e espera se reunir com as autoridades" do país Africano, também disse que o pai da exmilitar asturiana. Eles não sabem, no entanto, quando essa reunião é planejada ou se ocorrerá fisicamente ou por meio de uma ligação telefônica.
Tudo é incerto para os três presos e suas famílias, que ainda aguardam uma confirmação oficial da data do julgamento, porque foram informados de que aconteceria em quinze dias. "Não sabemos como o processo está indo ou quanto tempo mais teremos que esperar para tirá-lo de lá", lamentou o pai do asturiano. irmã de Martinez já denunciou nesta segunda-feira que a informação chega até eles "gota a gota" e pediu ao governo de Pedro Sanchez agilizase procedimentos para os três para ser liberado. "Não é normal tê-los por tanto tempo presos sem uma acusação firme", disse a irmã dos ex-militares asturianos. - Extraido de





EL MUNDO - A inventona um golpe imaginário DAVID R. VIDAL

"Às vezes, a necessidade económica constrói pontes para a imprudência.Os três espanhóis presos ficaram muito felizes em procurar um emprego bem remunerado em São Tomé: escoltar um ex-ministro (Albertino) antes das eleições de Outubro. E ele não confiava em um cabelo de seus compatriotas.

Esses três mercenários chegaram com um visto de turista por uma estadia de dias, sem tempo para não iniciar qualquer tarefa, mas não tiveram sequer a opção de trocar seus chinelos por mais roupas marciais antes de serem presos. Conhecer as verdadeiras motivações do governo em relação a essas tentativas de golpe - ou inventários, dependendo de como você as olha - não é difícil. Santo Tomé tem uma longa tradição.Apenas um mês antes, houve outra suposta tentativa em que um ex-ministro - Gaudêncio - e alguns soldados também eram protagonistas.Isto é, uma operação de três pessoas. O evento envolveu um consultor francês que nunca soube. Talvez o governo tenha visualizado o déjà vu e exagerado ao ver que a oposição contratou os militares. Desta vez o grupo de golpes já tinha cinco anos: sucesso assegurado ..
A Espanha deve exercer pressão diplomática adequada para proteger seus cidadãos. Albertino e seu acólito, confinados na mesma operação, sempre poderão negociar sua liberdade em troca de algo, mas os brancos não terão tanta sorte.
David Vidal trabalhou para a CNI por uma década, tecendo uma rede de informantes em 16 países da África"o


NOTICIA FABRICADA PARA QUE PATRICE INVENTASSE MAIS UMA ENCENAÇÃO NA TV - O anterior filme  tinha saído atabalhoado, pelo que voltaram à carga com novo cenário:  - Desta vez, para lhe dar maior credibilidade, o regime contou com a cumplicidade da diplomacia portuguesa, até porque, está mais de que visto de que a diplomacia liderada pelo Ministro, Augusto Santos Silva, quer defender os interesses neocolonialistas  da GALP; assinados com Patrice e está-se nas tintas para com a perversão de um regime, altamente corrupto, autoritário e aldrabão. 07/11/2016 Galp reforça em São Tomé e Príncipe com participação em três blocos,...Consórcio Galp-Total concorre a exploração de blocos em São Tomé ...13/12/2017; Portugal vai assinar parceria económica global com S. Tomé e ... - RTP.. 20/02/2018  Governo são-tomense e consócio assinam contratos para exploração ... 09/03/2018 -

.ESTA NOTÍCIA SÓ PASSOU EM S. TOMÉ E PRÍNCIPE

União Europeia condena a tentativa de destabilização das instituições democráticas em São Tomé e Príncipe

.
União Europeia condena a tentativa de destabilização das instituições democráticas em São Tomé e Príncipe
São-Tomé, 16 Ags ( STP-Press) – A União Europeia, EU, decidiu condenar  a “tentativa de destabilização das instituições democráticas” de 3 de Agosto em São-Tomé e Príncipe e diz esperar que as “investigações em curso possibilitem esclarecer cabalmente o sucedido”- soube hoje a STP-Press de fonte diplomática.
A condenação europeia vem expressa num comunicado emitido hoje pela Embaixada de Portugal em São Tomé, na qualidade de representante local da União Europeia (UE) e em coordenação com a delegação acreditada no Gabão, na Guiné-Equatorial, em São Tomé e Príncipe e na CEEAC.
De acordo com o comunicado enviado a STP-Press «foi com preocupação que a União Europeia, UE teve conhecimento do Comunicado do Conselho de Ministros, de 7 de agosto de 2018, dando conta de uma tentativa de destabilização das instituições democráticas do país, a 3 de agosto de 2018.».União Europeia condena a tentativa de destabilização .

A REDACÇÃO DO EL PAIS - INQUIRIDA POR NÓS - - DISSE-NOS QUE  É UMA NOTICIA FABRICADA  - A POSIÇÃO DO GOVERNO PORTUGUÊS  NAO  APARECEU EM OUTRO JORNAL  - SENÃO NA RÁDIO, TELEVISÃO E IMPRENSA, SOB CONTROLO DO REGIME DE PATRICE TROVOADA

De: jorge trabulo Marques  (…)
Enviado el: viernes, 17 de agosto de 2018 12:36
Para: ELPAIS. RedaccionDigital <RedaccionDigital@elpais.es>
Asunto: Solicitud de información - ¿Es usted de su conocimiento esta noticia? La Unión Europea condena el intento de desestabilización de las instituciones democráticas en Santo Tomé y Príncipe
 
COM AS ELEIÇÕES À VISTA, E CADA VEZ MAIS DESACREDITADO DENTRO E FORA DO SEU PAIS, ERA SUPOSTO QUE PATRICE TROVOADA IA ENTRAR EM DELÍRIO PARANÓICO- "Operação terrorista para subverter a Ordem Constitucional em STP foi desmantelada” – Este era o rótulo da fabricada noticia do passado dia 8 Governo são-tomense diz ter impedido “acção terrorista”- Mas, avaliar por posterior comunicado do Conselho de Ministros, a encenação também abrangia o sequestro do Presidente da Assembleia  

E, pelo que se depreende, uma vez mais, visando no mesmo embrulho,  queimar vários políticos  Fê-lo com os juízes do Supremo Tribunal,  que demitiu, arbitrariedade já condenada por associações de advogados e magistrados, dentro e fora do país  e até por instituições internacionais.

Fê-lo  no passado dia 23 de Julho:Plano para matar primeiro-ministro gravado em áudio  Ex-ministro da Agricultura e sargento das Forças Armadas são suspeitos de planear assassinato do primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, mas juiz mandou-os em liberdade porque a prova existente se limita a um registo áudio onde, alegadamente, falam do golpe

A decisão judicial justifica-se com falta de indícios para a prisão preventiva. A principal prova recolhida pelo Ministério Público e mostrada em tribunal é "um registo áudio de 10 minutos" onde, supostamente, se ouve a voz de Gaudêncio Costa, a explicar para Ajax Managem e para um terceiro militar (não identificado nem constituído arguido) como seria feito o golpe", contou ao Plataforma o diretor do jornal online Téla Nón e jornalista da RTP África, Abel Veiga. Essa gravação foi publicada no Facebook e tem sido partilhada por inúmeros são-tomenses. "No registo audio percebe-se que o tiro devia atingir a Águia [o primeiro-ministro) na cabeça". https://www.dn.pt/mundo/interior/plano-para-matar-primeiro-ministro-gravado-em-audio-9503854.html

Nenhum comentário :