expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Quem sou eu

Minha foto
Entre outros assuntos, falo da escalada ao Pico Cão Grande e das minhas aventuras em canoas – Visam defender a teoria de que antigos povos africanos, podiam ter sido os primeiros povoadores das Ilhas do Golfo da Guiné, antes dos colonizadores – Parti à meia-noite, disfarçado de pescador, ligando a ilha do Príncipe. Para me orientar, uma rudimentar bússola – A canoa era minúscula, à segunda noite adormeci: rolei na escuridão das vagas. No regresso fui distinguido com sopapos da policia salazarista, enviado para os calabouços – Cinco anos depois, numa piroga maior, fiz a ligação São Tomé-Nigéria. Partindo igualmente à noite, 13 dias depois atingia uma praia de Calabar, tendo sido detido 17 dias por suspeita de espionagem. - No mesmo ano, já com São Tomé e Príncipe independente, tentei a travessia São Tomé ao Brasil, usando os mesmos recursos. Além de pretender reforçar a minha teoria, desejava evocar a rota da escravatura e repetir a experiência de Alain Bombard. Porém, quis a ironia do destino que vivesse a difícil provação de um naufrágio de 38 longos dias, tendo aportado numa praia de Bioko (Bococo)onde fui recambiado para a famosa prisão de Black Beach

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

“A RÁDIO É UMA FERRAMENTA PODEROSA” –DIZ EM SUA MENSAGEM ANTÓNIO GUTERRES - NO DIA MUNDIAL DA RÁDIO, DECLARADO PELA UNESCO EM 13-02-2011 - NESTA 8ª EDIÇÃO, A UNESCO CELEBRA O TEMA “DIÁLOGO, TOLERÂNCIA E PAZ” “BUILDING PEAC IN THE MINDS OF MEN AND WOM

Jorge Trabulo Marques - Jornalista - Antigo Repórter da Rádio Comercial-RDP

O Secretário-Geral das Nações Unidas. Em sua mensagem, de hoje, declara que a rádio é uma ferramenta poderosa. Mesmo no mundo atual das comunicações digitais, o rádio atinge mais pessoas do que qualquer outra plataforma de mídia.

 

World Radio Day Message from UN Secretary-General, Mr António Guterres





 
A rádio é uma ferramenta poderosa.
Mesmo no mundo atual das comunicações digitais, o rádio atinge mais pessoas do que qualquer outra plataforma de mídia.
Ele transmite informações vitais e aumenta a conscientização sobre questões importantes.
E é uma plataforma pessoal e interativa onde as pessoas podem expor suas opiniões, preocupações e queixas.Rádio pode criar uma comunidade.
Para as Nações Unidas, especialmente nossas operações de manutenção da paz, o rádio é uma forma vital de informar, reunir e capacitar pessoas afetadas pela guerra.
Neste Dia Mundial do Rádio, vamos reconhecer o poder do rádio para promover o diálogo, a tolerância e a paz.
Obrigado.

Para a UNESCO,  “o dia marca um tempo em que as pessoas em todo o mundo celebram as rádios e como elas moldam nossas vidas. Rádio nos informa, transforma e nos une. Reúne pessoas e comunidades de todas as origens para promover um diálogo positivo para a mudança. Mais especificamente, o rádio é o meio perfeito para combater os apelos à violência e à disseminação de conflitos, especialmente em regiões potencialmente mais expostas a tais realidades.

Com base nisso, o Dia Mundial da Rádio 2019 celebrará o tema “Diálogo, Tolerância e Paz”.

As transmissões que fornecem uma plataforma para o diálogo e o debate democrático sobre questões, como a migração ou a violência contra as mulheres, podem ajudar aumentar a conscientização entre os ouvintes e inspirar a compreensão de novas perspetivas na preparação de ações positivas.

A programação de rádio também pode criar tolerância e superar as diferenças que separam os grupos, unindo-os sob objetivos e causas comuns, como garantir a educação para os filhos ou abordar questões de saúde locais.

Com o espírito de celebrar o Dia Mundial da Rádio 2019, um evento aberto ao público acontecerá na sede da UNESCO na quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019, das 11:00 às 16:00. Duas estações de rádio estarão transmitindo ao vivo, incluindo a Rádio Unesco, uma estação de rádio temporária dedicada ao Dia Mundial da Rádio. Além disso, um total de 10 “Workshops de Velocidade” serão oferecidos para que todos tenham experiência prática em produção de rádio. O registro é obrigatório e pode ser feito aqui .
Junte-se a nós neste Dia Mundial da Rádio 2019 para celebrar o impacto da rádio na busca de um mundo mais pacífico e tolerante. https://translate.google.com/translate?hl=pt-PT&sl=en&u=https://en.unesco.org/events/world-radio-day-2019&prev=search

Nenhum comentário :