expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Quem sou eu

Minha foto
Entre outros assuntos, falo da escalada ao Pico Cão Grande e das minhas aventuras em canoas – Visam defender a teoria de que antigos povos africanos, podiam ter sido os primeiros povoadores das Ilhas do Golfo da Guiné, antes dos colonizadores – Parti à meia-noite, disfarçado de pescador, ligando a ilha do Príncipe. Para me orientar, uma rudimentar bússola – A canoa era minúscula, à segunda noite adormeci: rolei na escuridão das vagas. No regresso fui distinguido com sopapos da policia salazarista, enviado para os calabouços – Cinco anos depois, numa piroga maior, fiz a ligação São Tomé-Nigéria. Partindo igualmente à noite, 13 dias depois atingia uma praia de Calabar, tendo sido detido 17 dias por suspeita de espionagem. - No mesmo ano, já com São Tomé e Príncipe independente, tentei a travessia São Tomé ao Brasil, usando os mesmos recursos. Além de pretender reforçar a minha teoria, desejava evocar a rota da escravatura e repetir a experiência de Alain Bombard. Porém, quis a ironia do destino que vivesse a difícil provação de um naufrágio de 38 longos dias, tendo aportado numa praia de Bioko (Bococo)onde fui recambiado para a famosa prisão de Black Beach

segunda-feira, 4 de março de 2019

JORGE BOM JESUS – E OS BONS EXEMPLOS DE UM BOM CRISTÃO: DE HUMILDADE E DE AMOR - “O Primeiro-ministro São-tomense volta a devolver remanescente do subsídio de viagem ao Tesouro Público

Jorge Trabulo Marques - Jornalista



Contrariamente ao perdulário e esbanjador, Patrice Trovoada,  que o antecedeu, que se deleitava em esbanjar milhões de euros , em centenas de fartos banquetes e luxuosas passeatas, nomeadamente  pelos países onde acumulou fortuna, porque, gerir os seus negócios, era mais importante e prioritário de que suprir as enormes privações do povo santomense; pois bem, Jorge Bom Jesus, segue justamente os bons exemplos bíblicos, daquele que nos legou a  demonstração  de amor e de humildade para com o próximo . Em todo Seu relacionamento com Deus e também com as outras pessoas, .







Por Manuel Dênde, jornalista da Agência de Notícias STP-Press

São Tomé, 04 Mar. 2019 (STP-Press) – O Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, voltou a devolver ao Tesouro Público do seu país o remanescente do subsídio de representação a que teve direito aquando da sua recente deslocação a República de Angola.


Na última semana de Fevereiro último, em Angola, Bom Jesus efectuou a sua primeira visita a um país estrangeiro na qualidade de Primeiro-ministro e Chefe do Governo de São Tomé e Príncipe, após o triplo escrutínio de sete de Outubro transacto.

De acordo com documentos a que a STP-Press teve acesso, dos dois mil e quinhentos dólares que recebeu para cobrir eventuais despesas de representação, Jorge Bom Jesus, devolveu ao cofre público o valor de 1. 400 Dólares norte-americanos.


Este subsídio é atribuído, a luz da Lei, aos titulares dos Órgãos de Soberania quando saem em missões oficiais de Estado para estrangeiro, para cobrir eventuais despesas adicionais, das quais de representação que poderão surgir na viagem.


É a segunda vez em pouco menos de 30 dias que o Chefe do Governo São-tomense devolve ao Tesouro Público remanescentes do subsídio após a deslocação ao estrangeiro, sendo a primeira, respeitante a sua deslocação à Addis Abeba (na Etiópia), para a 32ª Conferência dos 55 Chefes de Estado e do Governo de África
.

Observadores consideram o gesto do Chefe do Governo de uma atitude grata, no âmbito de luta contra a corrupção a que este elegeu como bandeira de sua campanha eleitoral assim como o gesto inscreve-se numa campanha de contenção de despesas, a luz da crise económica e financeira que afecta São Tomé e Príncipe.

No âmbito dessa campanha de contenção de despesa, Bom Jesus ordenou todos seus ministros para optarem pela viagem em classe económica e limitou deslocações de funcionários públicos ao exterior, apenas para casos excepcionais.  http://www.stp-press.st/2019/03/04/primeiro-ministro-sao-tomense-volta-a-devolver-remanescente-do-subsidio-de-viagem-ao-tesouro-publico/?fbclid=IwAR2Gm7ooo--33o41Ytr6wDiolP1dscezKFlb2vChsO-tD0aVdcwMOcjU4vA


Nenhum comentário :