expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Quem sou eu

Minha foto
Entre outros assuntos, falo da escalada ao Pico Cão Grande e das minhas aventuras em canoas – Visam defender a teoria de que antigos povos africanos, podiam ter sido os primeiros povoadores das Ilhas do Golfo da Guiné, antes dos colonizadores – Parti à meia-noite, disfarçado de pescador, ligando a ilha do Príncipe. Para me orientar, uma rudimentar bússola – A canoa era minúscula, à segunda noite adormeci: rolei na escuridão das vagas. No regresso fui distinguido com sopapos da policia salazarista, enviado para os calabouços – Cinco anos depois, numa piroga maior, fiz a ligação São Tomé-Nigéria. Partindo igualmente à noite, 13 dias depois atingia uma praia de Calabar, tendo sido detido 17 dias por suspeita de espionagem. - No mesmo ano, já com São Tomé e Príncipe independente, tentei a travessia São Tomé ao Brasil, usando os mesmos recursos. Além de pretender reforçar a minha teoria, desejava evocar a rota da escravatura e repetir a experiência de Alain Bombard. Porém, quis a ironia do destino que vivesse a difícil provação de um naufrágio de 38 longos dias, tendo aportado numa praia de Bioko (Bococo)onde fui recambiado para a famosa prisão de Black Beach

sábado, 15 de junho de 2019

Marcelo coroado 'rei amor' na Costa do Marfim – Num país onde a realidade é bem mais negra que a cor dos governantes: corrupção vasa 250 bilhões de FCFA por ano - A Mota-Egil vai ali de vento em popa e faz bons negócios, até com a recolha do lixo, atividade que mereceu rasgados elogios do Presidente Português



O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, continua a ser o rei da empatia e da  simpatia por onde quer que acene ou sorria, seja em Portugal ou no estrageiro e  agora, até foi  nomeado "Apôh", Rei do Amor, na sua recente visita à Costa do Marfim,  onde recebeu  as vestes e a coroa de um chefe tradicional, o que, Presidente Português, considerou   uma honra.
Refere a imprensa que a cerimónia decorreu na sede do Distrito Autónomo de Abidjan, onde Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de se declarar "muito contente de ser Presidente da República e não rei" .Mas ao mesmo tempo de afirmar que "Seria muito pesado para um republicano ser rei. Muito, muito pesado", acrescentou.

Robert Beugre Mambe considerou que se ajusta ao percurso e à personalidade de Marcelo Rebelo de Sousa, "um homem de direito, um homem de comunicação, um homem de Estado, com amor profundo pelo seu país", que "sabe falar com todos" dentro e fora de Portugal, "um homem de paz".
O Presidente da República gostou do nome. "Em Portugal dizem que eu sou o Presidente dos sentimentos, das emoções, dos afetos, da proximidade das pessoas", referiu, num discurso de agradecimento, em francês.

Antes de regressar a Lisboa, o Presidente da República visita ainda o Centro de Tratamento de Resíduos de Abidjan, operado pela Mota-Engil, e terá encontros com representantes da comunidade portuguesa na Costa do Marfim, estimada em cerca de 200 pessoas, e com alunos de língua portuguesa. https://www.dn.pt/mundo/interior/prcosta-do-marfim-marcelo-apoh-coroado-chefe-tradicional-diz-que-seria-muito-pesado-ser-rei-11010309.html

MOTA- ENGIL FATURA MILHÕES NA COSTA DO MARFIM – SOMA E SEGUE DE VENTO EM POPA 

A Mota-Engil assegurou contratos de 320 milhões na área dos resíduos da Costa do Marfim. Com esta confirmação, sobre uma operação revelada pelo Negócios no início de Agosto, a construtora alarga para oito o número de países em que está presente na área de recolha e tratamento do lixo. – Presidente Marcelo, nesta sua visita oficial, aproveitou para tecer rasgados elogios, que apontou como "uma infraestrutura essencial" e "um exemplo de confiança" entre portugueses e costa-marfinenses. https://www.dn.pt/lusa/interior/prcosta-do-marfim-marcelo-elogia-centro-de-transferencia-de-lixo-da-mota-engil-em-visita-a-chuva--11011896.html

MAS A REALIDADE NA COSTA DO MARFIM  É BEM MAIS DIFERENTE QUE A COR DO CEPTRO COLOCADO NA CABEÇA DE MARCELO 


Segundo o Banco Mundial, a Costa do Marfim perde em média 250 bilhões de FCFA por ano, devido à corrupção em sua administração. Você sabe o que isso representa? Com apenas 100 bilhões, podemos realizar muitos projetos, mas infelizmente. A Alta Autoridade para a Boa Governação é também dirigida por um funcionário público reformado. Tudo isso não é convencional. Enquanto não houver ações fortes por parte de nossas autoridades, a Costa do Marfim será sempre um país corrupto. O governo deve dar passos concretos nesse sentido ", insiste o professor-pesquisador em Economia.

De acordo com o relatório cuja versão original segue (ver imagem) "em 2016, o índice de corrupção da Transparency International classificou a Costa do Marfim como o 108º entre 176 países.
Os servidores públicos frequentemente se envolvem em práticas corruptas com impunidade. Os concursos públicos não são publicados regularmente. Os termos do contrato não são transparentes e os subornos são regularmente solicitados "como indicado no ponto 5 do documento. 



A Alta Autoridade para a Boa Governança, que criou desmembramentos, não divulga seus relatórios sobre os atos de corrupção e suas consequências sobre a economia marfinense. Organizou um seminário em Yamoussoukro, a capital política da Costa do Marfim, de 1 a 3 de junho de 2016, para refletir sobre as medidas a serem implementadas, com vistas a combater efetivamente a corrupção. Nesta reunião, foi decidido "estabelecer planos setoriais para combater a corrupção e crimes relacionados nos ministérios e instituições da República, que são os mais afetados pelo fenômeno". E naquele momento, o país ficou em 107º lugar em 176. Uma regressão que indica a extensão do fenômeno no país.




Nenhum comentário :