expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Quem sou eu

Minha foto
Entre outros assuntos, falo da escalada ao Pico Cão Grande e das minhas aventuras em canoas – Visam defender a teoria de que antigos povos africanos, podiam ter sido os primeiros povoadores das Ilhas do Golfo da Guiné, antes dos colonizadores – Parti à meia-noite, disfarçado de pescador, ligando a ilha do Príncipe. Para me orientar, uma rudimentar bússola – A canoa era minúscula, à segunda noite adormeci: rolei na escuridão das vagas. No regresso fui distinguido com sopapos da policia salazarista, enviado para os calabouços – Cinco anos depois, numa piroga maior, fiz a ligação São Tomé-Nigéria. Partindo igualmente à noite, 13 dias depois atingia uma praia de Calabar, tendo sido detido 17 dias por suspeita de espionagem. - No mesmo ano, já com São Tomé e Príncipe independente, tentei a travessia São Tomé ao Brasil, usando os mesmos recursos. Além de pretender reforçar a minha teoria, desejava evocar a rota da escravatura e repetir a experiência de Alain Bombard. Porém, quis a ironia do destino que vivesse a difícil provação de um naufrágio de 38 longos dias, tendo aportado numa praia de Bioko (Bococo)onde fui recambiado para a famosa prisão de Black Beach

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Aeroporto de S. Tomé instala vigilância contra o coronavírus - O "mundo inteiro precisa estar em alerta" para combater o coronavírus, afirmou o chefe do Programa de Emergências em Saúde da Organização Mundial da Saúde. Mais de 130 pessoas morreram na China e cerca de 6.000 foram infectadas. Não há cura ou vacina específica.

Jorge Trabulo Marques - Jornalista 



O  GOVERNO DE STP – PREVINE-SE   - Governo santomense anunciou ontem  a instalação no aeroporto de uma unidade de "vigilância" e um espaço de isolamento no principal hospital do país para "gestão de possíveis casos de coronavírus". – 

“Em comunicado lido à imprensa pelo diretor-geral do Centro Nacional de Endemias, o Ministério da Saúde está "a acompanhar minuciosamente o surto de coronavírus no mundo, seguindo diariamente a situação que vem sendo divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)".
O Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe garante que "não tem registos de casos suspeitos" no paíshttps://www.noticiasaominuto.com/mundo/1403669/sao-tome-instala-vigilancia-no-aeroporto-e-cria-espaco-de-isolament

O "mundo inteiro precisa estar em alerta" para combater o coronavírus, afirmou o chefe do Programa de Emergências em Saúde da Organização Mundial da Saúde – É noticia de última hora

Mais de 130 pessoas morreram na China e cerca de 6.000 foram infectadas.

Não há cura ou vacina específica. Entretanto, várias pessoas se recuperaram após o tratamento.

Para esta quinta-feira, está prevista uma reunião da OMS para discutir se o vírus constitui uma emergência de saúde global.
Refere  noticia da BBC, que “a cidade chinesa de Wuhan é o epicentro do surto.
Mas o vírus se espalhou pela China e para pelo menos 16 países em todo o mundo, incluindo Tailândia, França, EUA e Austrália.

, da OMS, disse que uma equipe internacional de especialistas estava sendo montada para ir à China e trabalhar com especialistas da região para aprender mais sobre como a doença é transmitida.
"Estamos em um momento importante neste evento. Acreditamos que essas cadeias de transmissão ainda podem ser interrompidas", afirmou.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que visitou a China esta semana, disse que a maioria das pessoas que contraiu o vírus estava sofrendo apenas "sintomas mais leves", mas cerca de 20% tiveram efeitos graves, como pneumonia e insuficiência respiratória.
Ele disse que a China "precisa da solidariedade e apoio do mundo" e que "o mundo está se unindo para acabar com o surto, aproveitando as lições aprendidas com os surtos passados". https://www.bbc.com/news/world-asia-china-51299195

Ministra assegura que nenhum bolseiro são-tomense na china foi contaminado


29 Jan ( STP-Press ) –  A ministra são-tomense dos Negócios  Estrangeiros, Elsa Pinto declarou terça-feira que “até agora não tivemos nota nem informações nenhuma que algum estudante são-tomense tivesse contraído a virose” o novo coronavírus detetado no final do ano na China.
A chefe da diplomacia são-tomense fez esta declaração horas depois de ter recebido uma nota informativa da embaixadora são-tomense na China, Isabel Domingos, e poucos minutos antes de um encontro com embaixador chinês, Wang Wei, em São Tomé sobre a situação dos cerca de 167 bolseiros são-tomenses na China.
“ Quero, primeiramente, tranquilizar os familiares mais próximos de que até agora não tivemos nota nem informações nenhuma que algum estudante são-tomense tivesse contraído a virose”- disse Elsa Pinto.. http://www.stp-press.st/2020/01/29/ministra-assegura-que-nenhum-bolseiro-sao-tomense-na-china-foi-contaminado/

Nenhum comentário :