expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Quem sou eu

Minha foto
Entre outros assuntos, falo da escalada ao Pico Cão Grande e das minhas aventuras em canoas – Visam defender a teoria de que antigos povos africanos, podiam ter sido os primeiros povoadores das Ilhas do Golfo da Guiné, antes dos colonizadores – Parti à meia-noite, disfarçado de pescador, ligando a ilha do Príncipe. Para me orientar, uma rudimentar bússola – A canoa era minúscula, à segunda noite adormeci: rolei na escuridão das vagas. No regresso fui distinguido com sopapos da policia salazarista, enviado para os calabouços – Cinco anos depois, numa piroga maior, fiz a ligação São Tomé-Nigéria. Partindo igualmente à noite, 13 dias depois atingia uma praia de Calabar, tendo sido detido 17 dias por suspeita de espionagem. - No mesmo ano, já com São Tomé e Príncipe independente, tentei a travessia São Tomé ao Brasil, usando os mesmos recursos. Além de pretender reforçar a minha teoria, desejava evocar a rota da escravatura e repetir a experiência de Alain Bombard. Porém, quis a ironia do destino que vivesse a difícil provação de um naufrágio de 38 longos dias, tendo aportado numa praia de Bioko (Bococo)onde fui recambiado para a famosa prisão de Black Beach

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Ano do Rato Chinês – Saudado, em Lisboa, dias 17 e 18 – Depois da prosperidade do ano do Porco, em Fevereiro de 2019, de novo a festa anual com os tradicionais balões vermelhos e dourados ao longo da avenida Almirante Reis e áleas da Alameda D. Afonso Henriques, que servirá do grande palco às danças e ao colorido e alegre desfile dos milhares de cidadãos da comunidade chinesa, que, certamente, para ali convergirão, atraídos com a espetacular atração popular do fim-de-semana da cidade. onde não faltará uma curiosa e festiva babel cosmopolita


Jorge Trabulo Marques  Jornalista 

O habitual desfile volta a decorrer ao longo da Avenida Almirante Reis, com alegres e coloridos motivos de  música, dança, com as  já conhecidas alegorias de  dragões e lanternas vermelhas, que terminará antes da hora de almoço no vasto relvado  da Alameda D. Afonso  Henriques animado também por um enorme palco erguido junto  à Fonte Luminosa - Desejável era que, no futuro, uma das artérias e praças de Pequim, a capital de tão vasto país, pudessem acolher igualmente uma alegre parada portuguesa. 


Pormenores dio ano passado














O Ano Novo Chinês, também conhecido como a festa da primavera, é considerada a data mais importante na cultura chinesa, assumindo  especial relevância à medida que o Império da grande muralha  quebra barreiras e  expande o seu comércio, a sua influência económica e sabedoria milenar pelo mundo inteiro.

O ano passado, a celebração alusiva ao Ano do Porco, símbolo da prosperidade” , teve inicio no dia 5 de Fevereiro mas os momentos altos foram os dias 7 e 8, do fim-de-semana. – Segundo a tradição chinesa, o Porco representa o final do ciclo de rotação dos doze signos do calendário lunar entrando-se, assim, num momento de reflexão e análise sobre o passado, com muitas lições de amor e paciência.



Fev - 2019 
Embora no Ocidente o Rato seja tratado como pouco mais do que um portador de doenças, este animal é visto de forma muito diferente no Oriente.
No Oriente, o Rato é reverenciado por seu raciocínio rápido e sua capacidade de acumular e manter objetos de valor. Ratos são considerados um símbolo de boa sorte e riqueza na China e Japão.



Fev - 2019 
Inteligente e perspicaz, o Rato do zodíaco chinês é totalmente desarmado. Possuidor de bom gosto, este signo ostenta o seu estilo em cada momento. O seu encanto natural e fino, e seu comportamento engraçado o torna um amigo atraente para quase todo mundo. O Rato gosta de saber quem está do seu lado, e vai tratar os seus amigos mais leais com uma medida extra de proteção e generosidade. https://www.horoscopochines.net/horoscopo-chines-rato/

Nenhum comentário :