expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Quem sou eu

Minha foto
Entre outros assuntos, falo da escalada ao Pico Cão Grande e das minhas aventuras em canoas – Visam defender a teoria de que antigos povos africanos, podiam ter sido os primeiros povoadores das Ilhas do Golfo da Guiné, antes dos colonizadores – Parti à meia-noite, disfarçado de pescador, ligando a ilha do Príncipe. Para me orientar, uma rudimentar bússola – A canoa era minúscula, à segunda noite adormeci: rolei na escuridão das vagas. No regresso fui distinguido com sopapos da policia salazarista, enviado para os calabouços – Cinco anos depois, numa piroga maior, fiz a ligação São Tomé-Nigéria. Partindo igualmente à noite, 13 dias depois atingia uma praia de Calabar, tendo sido detido 17 dias por suspeita de espionagem. - No mesmo ano, já com São Tomé e Príncipe independente, tentei a travessia São Tomé ao Brasil, usando os mesmos recursos. Além de pretender reforçar a minha teoria, desejava evocar a rota da escravatura e repetir a experiência de Alain Bombard. Porém, quis a ironia do destino que vivesse a difícil provação de um naufrágio de 38 longos dias, tendo aportado numa praia de Bioko (Bococo)onde fui recambiado para a famosa prisão de Black Beach

terça-feira, 26 de maio de 2020

109.º Aniversário do Instituto dos Pupilos do Exército (IPE) – Sem as tradicionais cerimónias alusivas à efeméride – Por via da Covid-19 – Recordamos-lhe o 108º aniversário, em 25 de Maio 2019, nos Jerónimos, a cujas celebrações presidiu o Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, com as imagens e os filmes que ali recolhemos de alunos. antigos alunos e alguns professores, assim como as impressões e os valores que lhe transmitiu a secular instituição – Entre as quais de alunos de São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique


JORGE TRABULO MARQUES - JORNALISTA-  E FOTO-JORNALISTA







Esta foi a mensagem, que ontem foi  divulgada pelo Instituto dos Pupilos dos Exército  “No dia 25 de maio, assinala-se o 109º Aniversário do Instituto dos Pupilos do Exército (IPE). Este ano, e atendendo à situação epidemiológica em que vivemos, não decorrem as tradicionais cerimónias alusivas à efeméride.

Apesar dos desafios da pandemia em termos de saúde e da severidade dos seus impactos económicos, sociais, políticos e culturais, é relevante atentar que desde 13 de março que alunos e professores se encontram em regime de ensino não presencial e que, apesar dos constrangimentos que tal decisão naturalmente acarreta, o Instituto manteve operacional o seu processo de ensino e aprendizagem, baseado em dois eixos fundamentais, diálogo e confiança.”


 “A todos os militares e civis que prestam ou prestaram serviço no IPE, nomeadamente professores, alunos, encarregados de educação e toda a comunidade educativa, que diariamente fazem jus ao lema “Querer é Poder”.O IPE é um Estabelecimento Militar de Ensino que continua e continuará empenhado em cumprir as diversas missões que lhe são confiadas"





CELEBRAÇÃO DO 108º ANIVERSÁRIO  - A QUE PRESIDIU O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, MARCELO REBELO DE SOUSA

"Hoje o  Presidente da República presidiu ao tradicional desfile do Batalhão Escolar do IPE nos Jerónimos, que integrou uma delegação do Colégio Militar de Porto Alegre.

Estes alunos estão de visita ao IPE, no âmbito do Protocolo de Geminação assinado e que une as duas Instituições, tendo como objetivo principal desenvolver o trabalho cooperativo entre alunos e professores, motivar os alunos para a partilha de conhecimentos e experiências, assim como fomentar o intercâmbio de informação dos respetivos sistemas educativos.

Após o desfile, os presentes tiveram a oportunidade de visitar a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos do IPE, no Museu da Marinha, sob o tema “Lisboa está na Moda".
A cerimónia comemorativa culminou na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos com a Eucaristia, celebrada pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Valério, em memória de todos os que serviram no IPE e em ação de graças pela celebração de mais um aniversário deste secular estabelecimento militar de ensino. https://www.exercito.pt/pt/informa%C3%A7%C3%A3o-p%C3%BAblica/not%C3%ADcias/995







Nenhum comentário :