expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Quem sou eu

Minha foto
Entre outros assuntos, falo da escalada ao Pico Cão Grande e das minhas aventuras em canoas – Visam defender a teoria de que antigos povos africanos, podiam ter sido os primeiros povoadores das Ilhas do Golfo da Guiné, antes dos colonizadores – Parti à meia-noite, disfarçado de pescador, ligando a ilha do Príncipe. Para me orientar, uma rudimentar bússola – A canoa era minúscula, à segunda noite adormeci: rolei na escuridão das vagas. No regresso fui distinguido com sopapos da policia salazarista, enviado para os calabouços – Cinco anos depois, numa piroga maior, fiz a ligação São Tomé-Nigéria. Partindo igualmente à noite, 13 dias depois atingia uma praia de Calabar, tendo sido detido 17 dias por suspeita de espionagem. - No mesmo ano, já com São Tomé e Príncipe independente, tentei a travessia São Tomé ao Brasil, usando os mesmos recursos. Além de pretender reforçar a minha teoria, desejava evocar a rota da escravatura e repetir a experiência de Alain Bombard. Porém, quis a ironia do destino que vivesse a difícil provação de um naufrágio de 38 longos dias, tendo aportado numa praia de Bioko (Bococo)onde fui recambiado para a famosa prisão de Black Beach

quinta-feira, 16 de julho de 2020

FC Porto – Campeão Nacional 19-20 – Vence o clássico com o Sporting por 2-0 e sagra-se campeão nacional. – Matriz africana fez a diferença – Com Golos marcados por Danilo e Marega

Festa 2018-19














Matriz africana consagra FC Porto, Campeão Nacional 19-20- no clássico com o Sporting 2-0 no Dragão com golos de Danilo e Marega -  Era preciso um empate, mas os três pontos deram mais sabor à vitória num estádio confinado aos adeptos - Bem longe da festa destas imagens que aqui lhe recordamos de há dois anos

TREINADOR SÉGIO 
CONCEIÇÃO – MOMENTOS DE GLÓRIA  -FUTEBOL CLUBE DO PORTO É CAMPEÃO -- 

Sem a festa no Dragão de há dois anos, onde estivemos em reportagem - A equipa liderada por Sérgio Conceição, vence o Sporting por 2-0 conquista o título nacional pela 29.ª vez.
Os golos do triunfo portista foram marcados por Danilo, aos 64 minutos, e Marega, aos 90+1. - Aqui lhe deixo o registo daqueles dias em grande liberdade e sem as contrariedades do global confinamento

ECOS DA CRITICA - O treinador do FC Porto venceu os dois jogos frente ao Benfica e ao Sporting e repetiu o feito de José Mourinho, em 2002/03, e do Benfica, em 1971/72.

O FC Porto selou esta quarta-feira o pleno de triunfos entre 'grandes' na edição 2019/20 da I Liga portuguesa de futebol, replicando o que só havia sido conseguido pelo Benfica de 1971/72 e a versão 2002/03 dos 'dragões'.

Depois dos triunfos na Luz (2-0) e em Alvalade (2-1) na primeira volta, e de uma crucial vitória na receção aos 'encarnados' (3-2) a abrir a segunda, os novos campeões nacionais bateram esta quarta-feira em casa o Sporting de Rúben Amorim por 2-0.

O Benfica, de Jimmy Hagan, tinha sido o primeiro a conseguir este feito, o FC Porto, de José Mourinho, replicou-o, 31 anos depois, e, volvidas 17 épocas, foi a vez dos comandados por Sérgio Conceição 'arrasarem' no campeonato entre 'grandes'.

Na primeira volta, o FC Porto venceu os dois jogos em Lisboa, por 2-0 na Luz, com tentos de Zé Luís (22 minutos) e Marega (86), e por 2-1 em Alvalade, com novo tento do maliano (06) e um de Soares (73), contra um de Acuña (44).

A terceira vitória aconteceu no Dragão, onde o Benfica, mesmo com um 'bis' de Vinícius (18 e 50 minutos), não evitou um desaire por 3-2, selado com tentos de Sérgio Oliveira (10), Alex Telles (38, de penálti) e Vlachodimos (44, na própria baliza).

Este encontro foi determinante nas contas do 'onze' de Sérgio Conceição, pois, perdendo, o FC Porto ficaria, então, a 10 pontos do líder Benfica e, praticamente, sem hipóteses de chegar ao segundo cetro em três anos.

Esta quarta-feira, o encontro voltou a ser decisivo, não porque a vitória na prova ainda estivesse em discussão, mas pelo facto de valer, matematicamente, o 29.º título. O empate até era suficiente, mas os 'dragões' conseguiram vencer.

https://sicnoticias.pt/especiais/fc-porto-campeao-2019-2020/2020-07-16-Sergio-Conceicao-imita-Mourinho-e-Jimmy-Hagan-e-vence-os-quatro-classicos-da-epoca

 


Nenhum comentário :