expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Quem sou eu

Minha foto
Entre outros assuntos, falo da escalada ao Pico Cão Grande e das minhas aventuras em canoas – Visam defender a teoria de que antigos povos africanos, podiam ter sido os primeiros povoadores das Ilhas do Golfo da Guiné, antes dos colonizadores – Parti à meia-noite, disfarçado de pescador, ligando a ilha do Príncipe. Para me orientar, uma rudimentar bússola – A canoa era minúscula, à segunda noite adormeci: rolei na escuridão das vagas. No regresso fui distinguido com sopapos da policia salazarista, enviado para os calabouços – Cinco anos depois, numa piroga maior, fiz a ligação São Tomé-Nigéria. Partindo igualmente à noite, 13 dias depois atingia uma praia de Calabar, tendo sido detido 17 dias por suspeita de espionagem. - No mesmo ano, já com São Tomé e Príncipe independente, tentei a travessia São Tomé ao Brasil, usando os mesmos recursos. Além de pretender reforçar a minha teoria, desejava evocar a rota da escravatura e repetir a experiência de Alain Bombard. Porém, quis a ironia do destino que vivesse a difícil provação de um naufrágio de 38 longos dias, tendo aportado numa praia de Bioko (Bococo)onde fui recambiado para a famosa prisão de Black Beach

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Dia Mundial da Criança em S. Tomé e Príncipe - Discursata e floreado para nada: - "70% das crianças são afetadas pela pobreza e falta de proteção socia"l – Conclui relatório da UNICEF, que frisa que mais de 70% das crianças são-tomenses são pobres. O estudo, não é recente, mas a situação tem-se agravado a par da instabilidade política, económica e social, em face de um profundo mal-estar provocado por um governo autoritário e altamente corrupto – Num pequeno país onde o ordenado mínimo é de 40 euros mensais.


Jorge Trabulo Marques - Jornalista - Informação  e análise - O DIA MUNDIAL DA CRIANÇA, EM S. TOMÉ E PRÍNCIPE,  serviu para o regime ditatorial e criminoso de Patrice Trovoada, coadjuvado pelo seu pau-mandado Evaristo Carvalho,  antigo chefe de secretaria no fascismo, atual  Presidente da República, eleito  através de mega-fraude eleitoral,  sim, botar figura do lobo bom, com  hipócritas discursatas e floreados, junto da inocência infantil, numa escola escolhida a dedo


Cerca de 1,4 milhões de crianças estão em risco de morte por desnutrição na Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iémen, alertou o Fundo das Nações Unidas para a Infância. – A natureza, em S. Tomé e Príncipe, é fértil e generosa, e  salva as crianças desse flagelo, mas, certamente que maioria seria o índice de  mortalidade infantil, caso não fosse o apoio prestado por várias associações humanitárias, que chama a si o cuidado, o esforço e  carinho de fornecerem alimentos, cuidados de saúde, educação e a mais variada assistência, a elevado número  das crianças santomenses. 

Crianças usadas na exploração gratuita de mão-de-obra
No entanto, dada a inoperância e a insensibilidade governativa,  a absoluta falta de rigor e de transparência nas gestão dos fundos públicos, dos milhões que são recebidos de ajudas externas, cuja aplicação não é explicada,  tal  não impede, que, uma grande parte da população infantil e juvenil, não  passe as maiores dificuldades e privações, ao ponto de haver relatos de uma mãe, que, em situação de angústia e desespero,  ter-se suicidado por não ter com que matar a fome aos seus filhos - Embora não falte banana no mato, assim como a jaca e a fruta-pão, alimentos básicos na dieta alimentar,  mas  tem que se comprar e onde estão as dobras para ir buscar ao mercado ou a outras locais de venda? 

Os brinquedos x que imaginação vai recorrer
A exploração do trabalho adulto é praticamente comparável à dos piores tempos da escravatura. E,  pelo que depreendo, até bastante inferior à remuneração salarial dada  na última década  pelo regime colonial: quer na função pública, quer no sector privado, uma vez que o ordenado mínimo equivale a 40 euros mensais - E para quem os recebe, já que a grande parte da população, nem sequer pode contar com essa miserável esmola.
 
E a maioria das  crianças, se querem brinquedos, têm que os fazer ou então brincar com a lâmina de um machim, que é a catana,  usada como instrumento de trabalho e fazer do mesmo o seu passa-tempo, tal como pude comprovar numa antiga senzala da Roça Uba-Budo, são usadas como animais de carga: - carregam grandes  gamelas ou grandes pesos à cabeça e executam as mais diversas tarefas, sem dó nem piedade.


Um relatório do Fundo das Nações  Unidas para a Infância, referiu, que,  mais de 70% das crianças são-tomenses são pobres.  O estudo relata que num país onde mais de 66% da população vive abaixo da linha da pobreza, a incidência da pobreza é ainda mais elevada nas crianças, que “apresentam maior vulnerabilidade relativamente à situação da proteção social” do que os adultos “ – 



Posteriormente, ainda não foi divulgado outro estudo mas a verdade é que, a dura realidade, está bem patente no dia a dia em milhares de lares destas duas pequenas Ilhas, que, atendendo ao espírito pacifico das suas populações e às excelentes condições da fertilidade dos solos, bem podiam ser um verdadeiro paraíso, mas não é para onde caminham, bem pelo contrário, enquanto assim continuarem a ser roubadas e o seu povo a ser tão mal tratado e sacrificado.

Tropa Ruandesa - Téla Nón - Para oprimir o Povo

UM PRESIDENTE QUE SE PORTA COMO MORDOMO OU MOLEQUE DE UM PRIMEIRO-MINISTRO – QUE OS JUÍZES JÁ  CLASSIFICARAM  como Ditador,  dado o inadmissível  domínio como que tem procurado subverter as leis e controlar todos os órgãos de soberania.

Face a este despudor, e outros anteriores comportamentos, pergunta-se:  que credibilidade  poderá merecer, um Presidente da República, que, em vez de pugnar por uma justiça independente, isenta e justa, capaz de condenar os criminosos e promover a justiça social, se destaca por ser um dos principais esteios de  corrupção do regime?,

De recordar que, o atual Presidente da república, Evaristo Carvalho, que chegou a ser promovido a chefe de Secretaria da Brigada de Fomento Agropecuário, onde pessoalmente o conheci, continua a pautar-se com o mesmo servilismo ao regime autoritário vigente, daí o  ser apontado como o pau-mandado de Patrice Trovoada, o criado às  ordens de um descarado corrupto, parido  e educando no Gabão, junto dos luxos e das extravagância dos Bongos, passando a maior parte do tempo da sua desgovernação,  ausente pelo estrangeiro, onde é titular de várias empresas, esbanjando milhões em centenas de voos e em hospedagens de  luxuosos hotéis, possivelmente para dar mais atenção aos seus misteriosos negócios no  Gabão, em Portugal, em França, em vários países, onde é  titular de várias empresas, mercê das negociatas de que pôde beneficiar, em detrimento do Estado Santomense,  quando se supunha que a  zona  económica da plataforma marítima das Ilhas, estava repleta de jazidas do ouro negro – Se existem, pelos vistos, estão demasiado fundas para ser tentadoramente rentável a sua exploração: - Pois, já lá vão, quase duas décadas, sobre a febre de que se aproveitaram os franco-atiradores e oportunistas e nem um dedal de óleo jorrou á superfície, senão nas milionárias contas bancárias dos mercenários e ladrões.  


CRISE FINANCEIRA NA BANCA? - NADA DE ESPANTAR - O POVO PEQUENO. HÁ MUITO A SOFRE COM 40 EUROS MENSAIS - E quem os tem - E ASSIM VAI O PARAÍSO CRIADO À IMAGEM E À SEMELHANÇA DO ESTRANGEIRADO QUE PROMETEU FAZER DAS ILHAS VERDES DO EQUADOR O DUBAY DA SUA RAPINA - 

Crise financeira em São Tomé e Príncipe - Os bancos estão a falir em São Tomé e Príncipe, transformando o Estado no maior cliente dos bancos que sobrevivem para salvar o sistema financeiro.

Os bancos presentes na praça financeira de São Tomé e Príncipe lutam pela sobrevivência. Dos oito bancos existentes, a maioria foi atraída pela tão anunciada exploração conjunta de petróleo entre a Nigéria e o arquipélago, em 2006. http://www.dw.com/pt-002/crise-financeira-em-s%C3%A3o-tom%C3%A9-e-pr%C3%ADncipe/a-43982065


QUEM É QUE PODE DAR CREDIBILIDADE A UM INSULTUOSO MANIPULADOR  8 Dez, 2017 Há uma máfia instalada nos tribunais do país de São Tomé e Principe .diz Patrice Trovoada, que "anunciou a vinda de agentes da justiça portuguesa ao país e prometeu apoio técnico e material às instituições judiciais do arquipélago".  Sim, para completarem o saneamento da equipa anterior aos juízes que não são da  confiança politica do regime 15/05/2016  Patrice- “Juízes medíocres podem ser úteis noutros sectores” – 13/05/2016Associação dos Magistrados Judiciais denuncia intervenção política Patrice Trovoada: criação do Tribunal Constitucional é "inalterável"....... MSD/PVSTP também não reconhece Tribunal Constitucional de 15 de   .....
 Supremo Tribunal são-tomense anula promulgação pelo Presidente .

RELATÓRIO DOS DIREITOS HUMANOS, DENUNCIA AINDA A CORRUPÇÃO  NO GOVERNO E NA JUSTIÇA - BEM COMO A VIOLÊNCIA DOMESTICA

Corrupção no governo   - Relacionado a condições precárias de prisão são os problemas atuais da nação com a corrupção. O maior bolso de corrupção potencial parece ser o judiciário.

Mesmo que os juízes ganhem salários substanciais, os relatórios indicam que estão aceitando subornos. Além disso, o Departamento de Estado dos EUA informa que "o sistema judicial estava sujeito a influência ou manipulação política". Enquanto o governo investiga potenciais corrupções e abusos de poder, os funcionários geralmente recebem impunidade.

A constituição de São Tomé e Príncipe oferece as liberdades de expressão e de imprensa. O governo não limita o acesso à internet ou parece censurar diretamente o conteúdo da mídia. No entanto, o Departamento de Estado menciona a possibilidade de que "a mídia de propriedade do governo interrompeu intencionalmente a transmissão de discursos críticos por deputados da oposição".

MARIA DO CARMO TROVOADA  NA AGENDA POLITICA DA ESCOLHA DO TIO MIGUEL
O mesmo jogo voltou a  fazer para chefiar a equipa de observadores nas eleições presidenciais de Angola, se bem que agora com outra divulgação   23/08/2017Miguel Trovoada: ″Há uma grande calma″ | Mediateca – Todo o ...

As declarações de Miguel Trovoada, não foram tonadas públicas , nas Ilhas, porque também se desconhecia da existência dessa grosseira cumplicidade

É COM ESTE EXEMPLO QUE ELE DEFENDE O BOM USO DAS AGENDAS DOS PAÍSES NA CPLP 

Promiscuidade sem o menor pudor
CPLP – Presidida por Maria do Carmo Trovoada Pires da Silveira,  enviou o seu tio para chefiar a missão de observação eleitoral da CPLP.  – Naturalmente que para observar em causa própria e contribuir para o branqueamento das trafulhices - Só por esta promiscua decisão, a Sra. Maria do Carmo, perdia toda a autoridade para liderar o cargo, com isenção e honestidade, quer  politica como intelectual: demonstrou que não passa de mais uma marioneta,  mais uma peça na engrenagem das ambições de um despudorado e vaidoso impostor





A notícia, a que nos referimos,  não foi divulgada em S. Tomé e Príncipe, passou despercebida no arquipélago, uma vez que, Miguel Trovoada, tem residência na capital santomse    Ou seja, a sobrinha envia o seu tio para dar o avale à fraude patrocinada pelo partido fundado por Miguel Trovoada, que, depois de ter concluído a Presidência da República,  tem sido chamado pelos altos cordelinhos da corrupção africana para cargos na ONU e outras jogadas    – Salta à evidência, esta pergunta – Será que não havia, na CPLP, outra  personalidade, mais independente desta descarada
 
MISSÃO IDÊNTICA  PARA COM ANGOLA – DANDO MAIS UMAS LECAS A GANHAR AO TIO E BOAS OPORTUNIDADES DE INFLUÊNCIAS POLÍTICAS FUTURAS, ONDE O APELIDO TROVOADA TEM SIDO OLHADO COM DESCONFIANÇA PELO MPLA – À exceção de Manuel Vicente, com quem os jogos de corrupção, não olham a meios.

Para que, o jogador Patrice Trovoada, apoiante da UNITA, enquanto lhe interessou  - tal como fez com a China de Taiwan - ,  pudesse vir a contar com boas alavancas politicas, em Angola,  é também, a mesma Maria do Carmo Trovoada, que volta a nomear o tio  Miguel Trovoada, para vai chefiar a missão de observadores da CPLP, em Angola nas eleições de 23 de Agosto passado


Mas quem  é que pode confiar num Governo, liderado por um empresário, golpista e malabarista, conotado como Empresário misterioso, cujo nome  e da mulher, continuam associados as várias empresas no Texas, em Portugal, Marrocos, França, Gabão,  com cumplicidades, não se sabe com quem, cujos milhões de empréstimos externos,   se desconhece se destinam  a servir os interesses coletivos ou os seus próprios negócios, sabendo-se das acusações que lhe foram feitas das chorudas negociatas arrecadadas com os leilões dos blocos de petróleo, tendo por esse facto sido  afastado do cargo de conselheiro para os assuntos petrolíferos do actual Presidente, Fradique Menezes, em 2005, sob suspeita de usar a sua posição em benefício próprio.  Além disso, ele mesmo diz  que “comprar votos faz parte do jogo” – pois saberá, com  certeza,  que, num dos países mais pobres de África, assim é fácil ganhar eleições, corrompendo as  consciências; distribuindo dinheiro, que, depois de instalado no poder, poderá facilmente retirar dos cofres públicos, sabendo que ele coloca no Banco Nacional, gente da sua família ou outros de credibilidade duvidosa 


GOVERNO DESACREDITADO – MINADO PELA CORRUPÇÃO E JOGADAS  DO MAIS DESPUDORADO OPORTUNISMO - Que tem como esteio parlamentar um partido fundado por Miguel Trovoada - De quem se diz: Guiné-Bissau. MIGUEL TROVOADA, UM PROSTITUTO EM BISSAU

A pobreza conduz à degradação das condições de vida e propicia o aumento das doenças – E é justamente para onde apontam as estatísticas, em relação aos casos de tuberculose, que têm vindo a recrudescer, desde 2014


São Tomé e Príncipe registou em 2015 mais casos de tuberculose do que em 2014 – segundo então foi anunciado por fonte  sanitária, por ocasião da celebração do Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose.

DOSSIER PETRÓLEO – O SAQUE A UMA  PEQUENA NAÇÃO AFRICANA  E A MÁ-LÍNGUA DE UM ALTO CORRUPTO – 

«Patrice se virou para mim e falou sobre Fradique. "O homem é muito estranho. Ele não tem esposa" - sua mulher morreu há dez anos - "sem crianças, sem pais, sem amigos, e ele é como um touro selvagem. Ele cobra para a frente. Uma coisa é certa: ele não gosta dos nigerianos, e isso pode ser muito perigoso para São Tomé e Príncipe. Os Estados Unidos não estão levando em conta o tipo de homem que eles têm como um parceiro aqui. Os próximos meses são particularmente cruciais, e Fradique vai dececionar muita gente. Ele é um orador doce, mas não tem metodologia. E eu sou responsável por isso "-Patrice riu.-  “ Fui eu que escolhi este homem!» - Revelações de Jon Lee Anderson, jornalista, correspondente de guerra e escritor norte-americano colaborador The New Yorker. Num artigo ali publicado e posteriormente num dos seus livros


UM EXEMPLO  ÚNICO EM ÁFRICA- ENTRETANTO DESFEITO PELA PÉSSIMA DESGOVERNAÇÃO DE PATRICE TROVOADA 

2002 - "STP sempre foi terra pacífica e, nesta perspectiva,    um modelo altamente positivo para o continente.  Ao contrário de outros petro-estados africanos emergentes ou existentes,    STP não tem experiência de conflitos internos violentos como o Sudão ou o Chade, não teve um história de    assassinato em massa e não fez   testemunhar conflitos étnicos ou religiosos como a Nigéria.  Mesmo o golpe militar em 1995 foi rapidamente resolvido    de forma pacífica, terminando   com a restauração de    regra civil.  
  É improvável que o boom do petróleo desencadeie conflitos violentos como em outros países da África.Por outro lado , pode gerar mais corrupção e pode introduzir mais distorções.
A elite política de Santomnese mostrou-se extraordinariamente apta a reforçar a fortuna do que acabou por ser um estado inviável

Em 4 de Fevereiro de 2002, Patrice Tr ov oada, filho de Miguel e STP's F   Ministro,    foi até forçado a renunciar, após acusações de Menezes, de que a   Família Trovoada   estavam tratando o país como seu público privado.  96 Embora as questões ideológicas fossem geralmente do    pouca importância, acesso ao dinheiro da ajuda estrangeira e outros fundos públicos causou ou exacerbou muitos mais, conflitos intra-elites".Business and politics in Sao Tome e Principe: From cocoa .

"Ao contrário da maioria das dependências coloniais da Europa na África, São Tomé tornou-se uma república sem derramamento de sangue, após a ascensão em Lisboa de uma junta militar de esquerda e o fim da ditadura estabelecida por António Salazar.
Em 1991, houve uma transição pacífica de uma regra de uma pessoa para a democracia. Muito parecido com a independência de Portugal, o derramamento oficial do marxismo por São Tomé foi gerido sem perturbações The New Yorker 7 de outubro de 2002 "
"Em entrevista, o ex-presidente Miguel Trovoada declarou que, embora as pesquisas fossem muito pacíficas, os resultados das eleições eram fraudulentos pela intervenção do dinheiro. - Isso pode ser um exagero até certo ponto, mas provavelmente é correto que o partido Trovoada tenha sido superado em gastos na campanha eleitoral de 2002   Cooperación en la Explotación de Petróleo y Gas en el Mar


.Patrice Trovoada, concordou em lidar com DiamondWorks.   A  DiamondWorks teve ligações passadas com  a África do Sul a  empresas mercenárias, algumas das quais estavam ligadas ao golpe de julho de 2003 contra de MenezesTrês outros ministros, incluindo o Ministro dos Negócios Estrangeiros, que também renunciou ao escândalo http://scholarship.law.berkeley.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1098&context=bjalp

A EVOLUÇÃO DEMOCRÁTICA INSTÁVEL MAS PACIFICA - FEUDO ARROGANTE DE PATRICE TROVOADA VEIO PROVOCAR  ENORMES FISSURAS NA SOCIEDADE SANTOMENSE

Em Dezembro de 1989, o Cometê Central do MLSTP finalmente aprovou o movimento   e adotar a democracia liberal na nova Constituição,  embora o MLSTP ainda esperasse continuar a governar em uma mudança de política mas o processo de democratização desenvolveu o seu próprio dinâmico, culminando nas primeiras eleições democráticas em 1990, antes do colapso da União Soviética, tornando-se uma das primeiras democracias em África.

 Desde, então, foram realizadas varias eleições, com partidos dirigidos por antigos políticos ou funcionários vindos do MLSTP – Ou seja, provenientes do  Movimento de libertação de S.T.P. antes de passar a Partido  - ironicamente lhe acrescentar a sigla de PSD : ou seja, passando de partido marxista a social-democrata, que o mesmo é dizer a partido liberal - Actualmente sob a liderança do empresário Aurélio Martins,     sócio-maioritário do Grupo Gibela - O que se espera?

Pese a instabilidade de nenhum partido ter conquistado a maioria parlamentar, até Outubro de 2014, lá se ia promovendo pacificamente o diálogo interpartidário e reforçando  o processo de aprendizagem e evolução  democrática e multipartidária:  - Porém, desde  que, naquela data, a ADI, liderada por Patrice Trovoada,  logrou conquistar a maioria absoluta, graças à compra de votos, junto de uma população que  vivia e continua a viver  abaixo da linha de pobreza, o regime instaurado passou assumir a arrogância e o absolutismo de uma  corrupta e prepotente ditadura, ao ponto do seu primeiro-ministro e chefe de Estado, apoiados pelo mesmo partido, terem que recorrer à guarda-pretoriana, formada por tropa ruandesa, oriunda de um dos países mais belicistas e conflituosos de África, que usa nas suas fileiras crianças- soldados -  Rwanda Demobilizes Some Child Soldiers - VOA News

"PAÍS A SAQUE" - Diz a oposição -  JÁ NEM SEQUER HÁ DINHEIRO PARA SUPORTAR ALIMENTAÇÃO DOS PRESOS -


SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE – O  SEGUNDO PAÍS LUSÓFONO COM MAIOR CONSUMO DE ÁLCOOL


Mais de seis em cada dez jovens com mais de 19 em São Tomé e Príncipe consomem bebidas alcoólicas, revelam estudos que concluem que o consumo entre os estudantes está a crescer a um ritmo “assustador”, disseram investigadoras. 
epartamento de Estado dos EUA informa que "o sistema judicial estava sujeito a influência ou manipulação política". Enquanto o governo investiga potenciais corrupções e abusos de poder, os funcionários geralmente recebem impunidade.


A constituição de São Tomé e Príncipe oferece as liberdades de expressão e de imprensa. O governo não limita o acesso à internet ou parece censurar diretamente o conteúdo da mídia. No entanto, o Departamento de Estado menciona a possibilidade de que "a mídia de propriedade do governo interrompeu intencionalmente a transmissão de discursos críticos por deputados da oposição".


Mas quem  é que pode confiar num Governo, liderado por um empresário, golpista e malabarista, conotado como Empresário misterioso, cujo nome  e da mulher, continuam associados as várias empresas no Texas, em Portugal, Marrocos, França, Gabão,  com cumplicidades, não se sabe com quem, cujos milhões de empréstimos externos,   se desconhece se destinam  a servir os interesses coletivos ou os seus próprios negócios, sabendo-se das acusações que lhe foram feitas das chorudas negociatas arrecadadas com os leilões dos blocos de petróleo, tendo por esse facto sido  afastado do cargo de conselheiro para os assuntos petrolíferos do actual Presidente, Fradique Menezes, em 2005, sob suspeita de usar a sua posição em benefício próprio.  Além disso, ele mesmo diz  que “comprar votos faz parte do jogo” – pois saberá, com  certeza,  que, num dos países mais pobres de África, assim é fácil ganhar eleições, corrompendo as  consciências; distribuindo dinheiro, que, depois de instalado no poder, poderá facilmente retirar dos cofres públicos, sabendo que ele coloca no Banco Nacional, gente da sua família ou outros de credibilidade duvidosa 

GOVERNO DESACREDITADO – MINADO PELA CORRUPÇÃO E JOGADAS  DO MAIS DESPUDORADO OPORTUNISMO - Que tem como esteio parlamentar um partido fundado por Miguel Trovoada - De quem se diz: Guiné-Bissau. MIGUEL TROVOADA, UM PROSTITUTO EM BISSAU

Nenhum comentário :